Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

BRINQUEDO TERAPÊUTICO: APLICAÇÃO EM CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Palavra-chaves: BRINQUEDO TERAPÊUTICO, PEDIATRIA, ONCOLOGIA, ENFERMAGEM, Resumo ET 01 - Eixo ensino
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79055
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 362
    "titulo" => """
      BRINQUEDO TERAPÊUTICO: \r\n
      APLICAÇÃO EM CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      INTRODUÇÃO: A INFÂNCIA É O ESTÁGIO DA VIDA ONDE SE TEM COMO PRINCIPAL AFAZER BRINCAR, SONHAR E CRIAR EM SUA IMAGINAÇÃO AS MAIS EMOCIONANTES AVENTURAS, ISSO É ESSENCIAL PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DAS CRIANÇAS. QUANDO A CRIANÇA PRATICA A ARTE DO BRINCAR ELA ESTÁ ESTIMULANDO SEU DESENVOLVIMENTO, TANTO MOTOR QUANTO SENSORIAL, INTELECTUAL E EMOCIONAL, ISSO PROPORCIONA A INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE EM QUE SE VIVE PARA QUE ELA POSSA CONSTRUIR SEUS IDEAIS. TUDO ISSO POSSIBILITA QUE A CRIANÇA EXPRESSE COM MAIS FACILIDADE SEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, JÁ QUE EM VÁRIOS MOMENTOS ELA USA O BRINQUEDO PARA DEMONSTRAR O QUE ESTÁ SENTINDO E PENSANDO. QUANDO A CRIANÇA ADOECE E LOGO EM SEGUIDA VEM À HOSPITALIZAÇÃO HÁ UMA QUEBRA NO VÍNCULO CRIADO ENTRE O BRINCAR E A CRIANÇA, ISSO PREJUDICA O SEU DESENVOLVIMENTO SADIO JÁ QUE O ADOECIMENTO COBRA UM AMADURECIMENTO PRECOCE. A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA EXIGE DO PROFISSIONAL CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TÉCNICO, ATRAVÉS DESTE DOMÍNIO PODERÁ TRATAR SEU PACIENTE CONFORME A PATOLOGIA E NECESSIDADE, CRIANDO VÍNCULO E A COMPREENDENDO. UMA MANEIRA DE MANTER ESSE VÍNCULO É ATRAVÉS DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO (BT), QUE ESTIMULA A INTEGRAÇÃO, A IMAGINAÇÃO E ATÉ MESMO A RECUPERAÇÃO DAS CRIANÇAS. A HOSPITALIZAÇÃO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS É UMA ETAPA DEFINIDA POR MUDANÇAS FÍSICAS E PRINCIPALMENTE EMOCIONAIS, TANTO PARA A CRIANÇA QUANTO PELA FAMÍLIA QUE SE DEPARA COM UM CENÁRIO RESUMIDO EM EXAMES E PROCEDIMENTOS. ISSO SE TORNA MAIS DOLOROSO AINDA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS ONCOLÓGICOS. OBJETIVO: DESENVOLVER UM BRINQUEDO TERAPÊUTICO PARA A ÁREA DE ONCOLOGIA, PARA SER APLICADO PELA ENFERMAGEM, COM A FINALIDADE DE ALIVIAR ESTRESSE, MEDO E A CRIANÇA COMPREENDA O TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA. METODOLOGIA: A PROPOSTA DESTE BRINQUEDO TERAPÊUTICO É AJUDAR AS CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA A PASSAR PELOS PROCEDIMENTOS DE UMA MANEIRA COM MENOS TENSÃO, ESTRESSE E MEDO. O NOSSO BT É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUE FOI DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE COMPUTADOR PIXTON, ATRAVÉS DESTE FOI CRIADO O HQ E O DESENHO QUE CONTÉM OS PROCEDIMENTOS PARA A CRIANÇA COLORIR. RESULTADOS: ALMEJAMOS QUE ESTE BRINQUEDO TERAPÊUTICO CRIE UM VÍNCULO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E A CRIANÇA. SALIENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE A ENFERMEIRA PREPARAR SUA EQUIPE E ORIENTAR SOBRE O BT, POIS ATRAVÉS DESTE TEREMOS UM VÍNCULO COM A CRIANÇA, ASSIM PODENDO OFERECER UM CUIDADO MELHOR E AJUDÁ-LA A PASSAR POR ESTE MOMENTO DIFÍCIL DE UMA MANEIRA MAIS TRANQUILA. CONCLUSÃO: O BRINQUEDO TERAPÊUTICO PROPORCIONA QUE A CRIANÇA ALIVIE O ESTRESSE E ANSIEDADE CAUSADOS PELA HOSPITALIZAÇÃO, PERMITINDO QUE O ENFERMEIRO COMPREENDA O QUE ESSA CRIANÇA PRECISA, AUXILIANDO NA ORGANIZAÇÃO DE SUAS EMOÇÕES E BEM-ESTAR. O BRINQUEDO TAMBÉM POSSIBILITA QUE A CRIANÇA SE SINTA O MAIS PERTO POSSÍVEL DE SUA INFÂNCIA AO MESMO TEMPO EM QUE A AUXILIA A LIDAR COM A REALIDADE DA DOENÇA, PARA QUE ELA POSSA ENTENDER O SEU ESTADO E TENHA CONTROLE SOBRE ELE.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "BRINQUEDO TERAPÊUTICO, PEDIATRIA, ONCOLOGIA, ENFERMAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID362_27102021220256.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE SOUZA ALVES "
    "autor_nome_curto" => "BIA "
    "autor_email" => "anabeatrizsouzaalves15@gm"
    "autor_ies" => "UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79055
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 362
    "titulo" => """
      BRINQUEDO TERAPÊUTICO: \r\n
      APLICAÇÃO EM CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      INTRODUÇÃO: A INFÂNCIA É O ESTÁGIO DA VIDA ONDE SE TEM COMO PRINCIPAL AFAZER BRINCAR, SONHAR E CRIAR EM SUA IMAGINAÇÃO AS MAIS EMOCIONANTES AVENTURAS, ISSO É ESSENCIAL PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DAS CRIANÇAS. QUANDO A CRIANÇA PRATICA A ARTE DO BRINCAR ELA ESTÁ ESTIMULANDO SEU DESENVOLVIMENTO, TANTO MOTOR QUANTO SENSORIAL, INTELECTUAL E EMOCIONAL, ISSO PROPORCIONA A INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE EM QUE SE VIVE PARA QUE ELA POSSA CONSTRUIR SEUS IDEAIS. TUDO ISSO POSSIBILITA QUE A CRIANÇA EXPRESSE COM MAIS FACILIDADE SEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, JÁ QUE EM VÁRIOS MOMENTOS ELA USA O BRINQUEDO PARA DEMONSTRAR O QUE ESTÁ SENTINDO E PENSANDO. QUANDO A CRIANÇA ADOECE E LOGO EM SEGUIDA VEM À HOSPITALIZAÇÃO HÁ UMA QUEBRA NO VÍNCULO CRIADO ENTRE O BRINCAR E A CRIANÇA, ISSO PREJUDICA O SEU DESENVOLVIMENTO SADIO JÁ QUE O ADOECIMENTO COBRA UM AMADURECIMENTO PRECOCE. A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA EXIGE DO PROFISSIONAL CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TÉCNICO, ATRAVÉS DESTE DOMÍNIO PODERÁ TRATAR SEU PACIENTE CONFORME A PATOLOGIA E NECESSIDADE, CRIANDO VÍNCULO E A COMPREENDENDO. UMA MANEIRA DE MANTER ESSE VÍNCULO É ATRAVÉS DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO (BT), QUE ESTIMULA A INTEGRAÇÃO, A IMAGINAÇÃO E ATÉ MESMO A RECUPERAÇÃO DAS CRIANÇAS. A HOSPITALIZAÇÃO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS É UMA ETAPA DEFINIDA POR MUDANÇAS FÍSICAS E PRINCIPALMENTE EMOCIONAIS, TANTO PARA A CRIANÇA QUANTO PELA FAMÍLIA QUE SE DEPARA COM UM CENÁRIO RESUMIDO EM EXAMES E PROCEDIMENTOS. ISSO SE TORNA MAIS DOLOROSO AINDA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS ONCOLÓGICOS. OBJETIVO: DESENVOLVER UM BRINQUEDO TERAPÊUTICO PARA A ÁREA DE ONCOLOGIA, PARA SER APLICADO PELA ENFERMAGEM, COM A FINALIDADE DE ALIVIAR ESTRESSE, MEDO E A CRIANÇA COMPREENDA O TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA. METODOLOGIA: A PROPOSTA DESTE BRINQUEDO TERAPÊUTICO É AJUDAR AS CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA A PASSAR PELOS PROCEDIMENTOS DE UMA MANEIRA COM MENOS TENSÃO, ESTRESSE E MEDO. O NOSSO BT É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUE FOI DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE COMPUTADOR PIXTON, ATRAVÉS DESTE FOI CRIADO O HQ E O DESENHO QUE CONTÉM OS PROCEDIMENTOS PARA A CRIANÇA COLORIR. RESULTADOS: ALMEJAMOS QUE ESTE BRINQUEDO TERAPÊUTICO CRIE UM VÍNCULO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E A CRIANÇA. SALIENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE A ENFERMEIRA PREPARAR SUA EQUIPE E ORIENTAR SOBRE O BT, POIS ATRAVÉS DESTE TEREMOS UM VÍNCULO COM A CRIANÇA, ASSIM PODENDO OFERECER UM CUIDADO MELHOR E AJUDÁ-LA A PASSAR POR ESTE MOMENTO DIFÍCIL DE UMA MANEIRA MAIS TRANQUILA. CONCLUSÃO: O BRINQUEDO TERAPÊUTICO PROPORCIONA QUE A CRIANÇA ALIVIE O ESTRESSE E ANSIEDADE CAUSADOS PELA HOSPITALIZAÇÃO, PERMITINDO QUE O ENFERMEIRO COMPREENDA O QUE ESSA CRIANÇA PRECISA, AUXILIANDO NA ORGANIZAÇÃO DE SUAS EMOÇÕES E BEM-ESTAR. O BRINQUEDO TAMBÉM POSSIBILITA QUE A CRIANÇA SE SINTA O MAIS PERTO POSSÍVEL DE SUA INFÂNCIA AO MESMO TEMPO EM QUE A AUXILIA A LIDAR COM A REALIDADE DA DOENÇA, PARA QUE ELA POSSA ENTENDER O SEU ESTADO E TENHA CONTROLE SOBRE ELE.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "BRINQUEDO TERAPÊUTICO, PEDIATRIA, ONCOLOGIA, ENFERMAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID362_27102021220256.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE SOUZA ALVES "
    "autor_nome_curto" => "BIA "
    "autor_email" => "anabeatrizsouzaalves15@gm"
    "autor_ies" => "UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO INTRODUÇÃO: A INFÂNCIA É O ESTÁGIO DA VIDA ONDE SE TEM COMO PRINCIPAL AFAZER BRINCAR, SONHAR E CRIAR EM SUA IMAGINAÇÃO AS MAIS EMOCIONANTES AVENTURAS, ISSO É ESSENCIAL PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DAS CRIANÇAS. QUANDO A CRIANÇA PRATICA A ARTE DO BRINCAR ELA ESTÁ ESTIMULANDO SEU DESENVOLVIMENTO, TANTO MOTOR QUANTO SENSORIAL, INTELECTUAL E EMOCIONAL, ISSO PROPORCIONA A INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE EM QUE SE VIVE PARA QUE ELA POSSA CONSTRUIR SEUS IDEAIS. TUDO ISSO POSSIBILITA QUE A CRIANÇA EXPRESSE COM MAIS FACILIDADE SEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, JÁ QUE EM VÁRIOS MOMENTOS ELA USA O BRINQUEDO PARA DEMONSTRAR O QUE ESTÁ SENTINDO E PENSANDO. QUANDO A CRIANÇA ADOECE E LOGO EM SEGUIDA VEM À HOSPITALIZAÇÃO HÁ UMA QUEBRA NO VÍNCULO CRIADO ENTRE O BRINCAR E A CRIANÇA, ISSO PREJUDICA O SEU DESENVOLVIMENTO SADIO JÁ QUE O ADOECIMENTO COBRA UM AMADURECIMENTO PRECOCE. A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA EXIGE DO PROFISSIONAL CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TÉCNICO, ATRAVÉS DESTE DOMÍNIO PODERÁ TRATAR SEU PACIENTE CONFORME A PATOLOGIA E NECESSIDADE, CRIANDO VÍNCULO E A COMPREENDENDO. UMA MANEIRA DE MANTER ESSE VÍNCULO É ATRAVÉS DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO (BT), QUE ESTIMULA A INTEGRAÇÃO, A IMAGINAÇÃO E ATÉ MESMO A RECUPERAÇÃO DAS CRIANÇAS. A HOSPITALIZAÇÃO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS É UMA ETAPA DEFINIDA POR MUDANÇAS FÍSICAS E PRINCIPALMENTE EMOCIONAIS, TANTO PARA A CRIANÇA QUANTO PELA FAMÍLIA QUE SE DEPARA COM UM CENÁRIO RESUMIDO EM EXAMES E PROCEDIMENTOS. ISSO SE TORNA MAIS DOLOROSO AINDA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS ONCOLÓGICOS. OBJETIVO: DESENVOLVER UM BRINQUEDO TERAPÊUTICO PARA A ÁREA DE ONCOLOGIA, PARA SER APLICADO PELA ENFERMAGEM, COM A FINALIDADE DE ALIVIAR ESTRESSE, MEDO E A CRIANÇA COMPREENDA O TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA. METODOLOGIA: A PROPOSTA DESTE BRINQUEDO TERAPÊUTICO É AJUDAR AS CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA A PASSAR PELOS PROCEDIMENTOS DE UMA MANEIRA COM MENOS TENSÃO, ESTRESSE E MEDO. O NOSSO BT É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUE FOI DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE COMPUTADOR PIXTON, ATRAVÉS DESTE FOI CRIADO O HQ E O DESENHO QUE CONTÉM OS PROCEDIMENTOS PARA A CRIANÇA COLORIR. RESULTADOS: ALMEJAMOS QUE ESTE BRINQUEDO TERAPÊUTICO CRIE UM VÍNCULO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E A CRIANÇA. SALIENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE A ENFERMEIRA PREPARAR SUA EQUIPE E ORIENTAR SOBRE O BT, POIS ATRAVÉS DESTE TEREMOS UM VÍNCULO COM A CRIANÇA, ASSIM PODENDO OFERECER UM CUIDADO MELHOR E AJUDÁ-LA A PASSAR POR ESTE MOMENTO DIFÍCIL DE UMA MANEIRA MAIS TRANQUILA. CONCLUSÃO: O BRINQUEDO TERAPÊUTICO PROPORCIONA QUE A CRIANÇA ALIVIE O ESTRESSE E ANSIEDADE CAUSADOS PELA HOSPITALIZAÇÃO, PERMITINDO QUE O ENFERMEIRO COMPREENDA O QUE ESSA CRIANÇA PRECISA, AUXILIANDO NA ORGANIZAÇÃO DE SUAS EMOÇÕES E BEM-ESTAR. O BRINQUEDO TAMBÉM POSSIBILITA QUE A CRIANÇA SE SINTA O MAIS PERTO POSSÍVEL DE SUA INFÂNCIA AO MESMO TEMPO EM QUE A AUXILIA A LIDAR COM A REALIDADE DA DOENÇA, PARA QUE ELA POSSA ENTENDER O SEU ESTADO E TENHA CONTROLE SOBRE ELE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.