Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REALITY SHOW: CORROBORADOR NA CONSTITUIÇÃO E PROPAGAÇÃO DE VALORES SOBRE O GÊNERO FEMININO

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A pesquisa traz uma discussão sobre as implicações que os reality shows trazem em relação às questões de gênero, principalmente as que estão ligadas ao campo da sexualidade e educação. Justifica-se a importância dos estudos sobre esse modelo de programa pela massiva audiência e conotação que é aferia pelas redes sóciovirtuais. Quando se inicia uma temporada do reality show, em questão, muitas considerações são recorrentemente levantadas. Como esse programa veicula a imagem da mulher através das charges? Qual o papel da mulher? Como a sexualidade feminina é referenciada? Que implicações educacionais podem trazer? São questionamentos indutores da pesquisa. Partindo do pressuposto de que estes programas têm uma dimensão educativa e que são verdadeiros espetáculos da vida alheia desnudados na TV, onde a censura dos “excessos” não é tão severa em relação às outras programações, é de grande importância uma análise crítica sobre o que é exposto e naturalizado nas charges que o reality show apresenta. Enquanto um espaço educativo massivo, por estar presente em milhões de residências, o que é perpassado ao público na tentativa de interiorização sobre as imagens femininas a partir da construção e reprodução dos corpos continuamente é foco da análise. O Big Brother Brasil é um verdadeiro complexo de possibilidades humanas que fervilha em sensações que encantam, aprisionam os teventes em episódios diários de sensualidade e cenas que especulam a vida do outro como direito inalienável do espectador. Obtiveram-se resultados que remetem a importância dos estudos sobre essa modalidade de entretenimento, que veicula na imagem da mulher brasileira tanto sensualidade quanto repressão na expressão de sua sexualidade ideologicamente sacramentados. Com objetivo de trazer contribuições à sociedade e aos estudos de gênero e comunicação acerca da temática, foi analisado o Big Brother Brasil, especialmente as charges veiculadas no programa, que são excelentes recursos pedagógicos emblemáticos, que suscitam entretenimento e problematizações.

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