Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS NO PENSAMENTO DE FOUCAULT

Palavra-chaves: FOUCAULT, EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE Comunicação Oral (CO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Resumo

O objetivo desse trabalho é refletir a escola como instituição disciplinar que exerce poder sobre o aluno e as influências de alguns organismos internacionais nos planos educacionais. A literatura utilizada tem como referencial teórico Michel Foucault e outros autores que avaliam a questão do poder disciplinar na formação da instituição escolar moderna e a ação e formação das políticas educacionais. E, assim, são apresentadas reflexões sobre os resultados desta pesquisa que visam a melhor compreensão dos mecanismos de exercício do poder disciplinar utilizados na escola e permitem inferir como esses mecanismos exercem o controle social através dos planos educacionais que são atravessados por interesses diversos e, assim, superar essa realidade complexa e trabalhar na construção de novos saberes para o crescimento da sociedade.

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