PROBLEMAS NO APROVEITAMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO SÍTIO GRILO EM RIACHÃO DO BACAMARTE-PB
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Após o exílio de Freire, em 1964, vários programas foram surgindo para esta modalidade de ensino, porém priorizando apenas técnicas elementares de leitura, escrita e cálculo. A Educação Quilombola é vista como prioridade pelo Governo Federal. O presente artigo objetiva identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Cândido Tenório, localizada na Comunidade Quilombola do Grilo, em Riachão do Bacamarte-PB que estudam na EJA. Nossa fundamentação teórica está baseada nos estudos de Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Paiva, Machado e Ireland (2007) e Durante (1998). Foi realizada uma pesquisa com seis membros da equipe pedagógica (professora, coordenadores e a atual Secretária Municipal de Educação), onde os mesmos relataram em suas opiniões quais os maiores problemas enfrentados para o maior aproveitamento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 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