Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRATANDO AS DIFERENÇAS COM A ANIMAÇÃO SHEREK: UM DIÁLOGO SOBRE O BULLYNG

Palavra-chaves: BULLYING, GEOGRAFIA, DESENHO ANIMADO Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7990
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 2083
    "titulo" => "TRATANDO AS DIFERENÇAS COM A ANIMAÇÃO SHEREK: UM DIÁLOGO SOBRE O BULLYNG"
    "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a dificuldade que o jovem, aluno da educação básica, tem em conviver pacificamente com as diferenças. O fato atualmente tratado como bullying tem sido causa de graves conflitos na escola e no cotidiano desses adolescentes, gerando agressões verbais e até físicas. Diante da gravidade do assunto propusemos a metodologia visando trazer a tona a discussão sobre os motivos da intolerância em relação ao assunto, no intuito de minimizar seus efeitos e criar um ambiente favorável ao convívio social. A proposta de trabalho surgiu do Eixo Mídias no Ensino da Geografia vinculado ao do Subprojeto Construções Geográficas: Cartografia, Mídias e Educação para Promoção da Saúde do PIBID -Programa de Bolsas de Incentivo a Docência. O presente trabalho  tem por objetivo a introdução das diversas mídias no ensino da Geografia como ferramenta de apoio para a melhoria do ensino e aprendizagem da disciplina, considerando que as mídias se fazem presente no cotidiano dos jovens e inserí-las nas aulas irá despertar no aluno o interesse pelas mesmas. A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica sobre o tema, através de exibição do desenho animado “Sherek”, discussão sobre os pontos relevantes mostrados no filme. Como instrumento de avaliação os docentes foram motivados a produzir  cartilhas,  documentários e um jornal falado sobre o bullying. Os objetivos propostos para este trabalho foram alcançados, pois os alunos opinaram sobre o tema tratado com desenvoltura e naturalidade e as tarefas a eles delegadas foram cumpridas com êxito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "BULLYING, GEOGRAFIA, DESENHO ANIMADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_19_39_36_idinscrito_2083_30903d68c266466c64f5dd1dfeb24fe2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN CÁSSIA VELLOSO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÁRMEN"
    "autor_email" => "carmen.velloso@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7990
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 2083
    "titulo" => "TRATANDO AS DIFERENÇAS COM A ANIMAÇÃO SHEREK: UM DIÁLOGO SOBRE O BULLYNG"
    "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a dificuldade que o jovem, aluno da educação básica, tem em conviver pacificamente com as diferenças. O fato atualmente tratado como bullying tem sido causa de graves conflitos na escola e no cotidiano desses adolescentes, gerando agressões verbais e até físicas. Diante da gravidade do assunto propusemos a metodologia visando trazer a tona a discussão sobre os motivos da intolerância em relação ao assunto, no intuito de minimizar seus efeitos e criar um ambiente favorável ao convívio social. A proposta de trabalho surgiu do Eixo Mídias no Ensino da Geografia vinculado ao do Subprojeto Construções Geográficas: Cartografia, Mídias e Educação para Promoção da Saúde do PIBID -Programa de Bolsas de Incentivo a Docência. O presente trabalho  tem por objetivo a introdução das diversas mídias no ensino da Geografia como ferramenta de apoio para a melhoria do ensino e aprendizagem da disciplina, considerando que as mídias se fazem presente no cotidiano dos jovens e inserí-las nas aulas irá despertar no aluno o interesse pelas mesmas. A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica sobre o tema, através de exibição do desenho animado “Sherek”, discussão sobre os pontos relevantes mostrados no filme. Como instrumento de avaliação os docentes foram motivados a produzir  cartilhas,  documentários e um jornal falado sobre o bullying. Os objetivos propostos para este trabalho foram alcançados, pois os alunos opinaram sobre o tema tratado com desenvoltura e naturalidade e as tarefas a eles delegadas foram cumpridas com êxito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "BULLYING, GEOGRAFIA, DESENHO ANIMADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_19_39_36_idinscrito_2083_30903d68c266466c64f5dd1dfeb24fe2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN CÁSSIA VELLOSO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÁRMEN"
    "autor_email" => "carmen.velloso@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho visa discutir a dificuldade que o jovem, aluno da educação básica, tem em conviver pacificamente com as diferenças. O fato atualmente tratado como bullying tem sido causa de graves conflitos na escola e no cotidiano desses adolescentes, gerando agressões verbais e até físicas. Diante da gravidade do assunto propusemos a metodologia visando trazer a tona a discussão sobre os motivos da intolerância em relação ao assunto, no intuito de minimizar seus efeitos e criar um ambiente favorável ao convívio social. A proposta de trabalho surgiu do Eixo Mídias no Ensino da Geografia vinculado ao do Subprojeto Construções Geográficas: Cartografia, Mídias e Educação para Promoção da Saúde do PIBID -Programa de Bolsas de Incentivo a Docência. O presente trabalho tem por objetivo a introdução das diversas mídias no ensino da Geografia como ferramenta de apoio para a melhoria do ensino e aprendizagem da disciplina, considerando que as mídias se fazem presente no cotidiano dos jovens e inserí-las nas aulas irá despertar no aluno o interesse pelas mesmas. A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica sobre o tema, através de exibição do desenho animado “Sherek”, discussão sobre os pontos relevantes mostrados no filme. Como instrumento de avaliação os docentes foram motivados a produzir cartilhas, documentários e um jornal falado sobre o bullying. Os objetivos propostos para este trabalho foram alcançados, pois os alunos opinaram sobre o tema tratado com desenvoltura e naturalidade e as tarefas a eles delegadas foram cumpridas com êxito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.