O JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7608 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 4260 "titulo" => "O JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS" "resumo" => "O ato de ensinar sempre foi um desafio, principalmente quando leva-se em consideração a heterogeneidade dos aprendizes em torno do processo de ensino-aprendizagem. Hoje, com a ampla inserção das tecnologias no ambiente escolar, recursos como o quadro negro e o giz que até pouco tempo eram “sagrados” na sala de aula, passam a ficar em segundo plano, quando não são totalmente substituídos pelos recursos digitais. Tal realidade conduz professores a reverem suas metodologias e criarem novas situações de ensino e aprendizagem. No âmbito do ensino de geografia, sente-se a necessidade da criação de novas propostas metodológicas que ultrapassem a mera verbalização de conteúdos. Nesse sentido, a Oficina Geográfica III do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará constitui-se como uma disciplina que abre espaço para a leitura, discussão e produção de novos metodologias e recursos didáticos que possibilitem a dinamização e inovação do ensino de geografia. Com esse propósito foi criado o jogo “Geografia: imagens e conceitos”, sendo este constituído de cartas onde em cada verso encontra-se uma imagem com seu respectivo conceito e no anverso um layout padronizado. O recurso proporciona o desenvolvimento de inúmeras habilidades como capacidade de observação, análise, interpretação, agilidade, poder de generalização e síntese, além de trabalhar atitudes de sociabilidade, coletividade, cooperação e resolução de situações-problemas mediante o confronto de ideias geradas na construção de conceitos predefinidos pelo jogo. A proposta metodológica do jogo tem como objetivo a construção de conceitos geográficos a partir de situações de ensino e aprendizagem coletivas capazes de estruturar o conhecimento para uma leitura crítica do espaço mediante a mobilização de instrumentos cognitivos como a observação, análise e interpretação de imagens. Os procedimentos metodológicos utilizados para a aplicação do jogo iniciaram-se a partir do planejamento, o mesmo girou em torno da simulação de uma aula de revisão para uma turma do 6º ano em que utilizou-se livros didáticos para esse nível de ensino e autores que fundamentam o uso deste recurso em sala de aula. Após essa etapa, iniciou-se a atividade com o jogo, relacionada diretamente com os conceitos trabalhados no conteúdo revisado. Para a sua aplicabilidade, foram delineados alguns procedimentos: apresentação das finalidades e regras do jogo; divisão da turma em equipes; exposição da carta escolhida; tempo para construção dos conceitos; leituras, análise e escolha do melhor conceito estruturado para atribuição da pontuação. Os resultados giraram em torno da construção, discussão e reflexão dos conceitos, sendo estes, mediados pelo professor, com intuito de aprimorar a capacidade de generalização e sistematização dos conhecimentos observados, analisados e interpretados. Por meio do feedback, os alunos fizeram suas considerações a respeito da eficácia do jogo para a construção dos conhecimentos, ressaltando a importância da ludicidade e do trabalho coletivo. Pôde-se concluir que o jogo contribuiu para a dinamização da aula e fixação do conteúdo levando ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, atingindo assim os objetivos propostos. Após todo processo de pesquisa, produção, experimento e reflexões a cerca desse recurso didático, têm-se a proposta de aplicá-lo na rede de ensino da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO DE CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_16_19_06_idinscrito_4260_b4bcf4b5f8c5542000e4d20050f4847e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA KAROLINA" "autor_email" => "karoldsousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7608 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 4260 "titulo" => "O JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS" "resumo" => "O ato de ensinar sempre foi um desafio, principalmente quando leva-se em consideração a heterogeneidade dos aprendizes em torno do processo de ensino-aprendizagem. Hoje, com a ampla inserção das tecnologias no ambiente escolar, recursos como o quadro negro e o giz que até pouco tempo eram “sagrados” na sala de aula, passam a ficar em segundo plano, quando não são totalmente substituídos pelos recursos digitais. Tal realidade conduz professores a reverem suas metodologias e criarem novas situações de ensino e aprendizagem. No âmbito do ensino de geografia, sente-se a necessidade da criação de novas propostas metodológicas que ultrapassem a mera verbalização de conteúdos. Nesse sentido, a Oficina Geográfica III do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará constitui-se como uma disciplina que abre espaço para a leitura, discussão e produção de novos metodologias e recursos didáticos que possibilitem a dinamização e inovação do ensino de geografia. Com esse propósito foi criado o jogo “Geografia: imagens e conceitos”, sendo este constituído de cartas onde em cada verso encontra-se uma imagem com seu respectivo conceito e no anverso um layout padronizado. O recurso proporciona o desenvolvimento de inúmeras habilidades como capacidade de observação, análise, interpretação, agilidade, poder de generalização e síntese, além de trabalhar atitudes de sociabilidade, coletividade, cooperação e resolução de situações-problemas mediante o confronto de ideias geradas na construção de conceitos predefinidos pelo jogo. A proposta metodológica do jogo tem como objetivo a construção de conceitos geográficos a partir de situações de ensino e aprendizagem coletivas capazes de estruturar o conhecimento para uma leitura crítica do espaço mediante a mobilização de instrumentos cognitivos como a observação, análise e interpretação de imagens. Os procedimentos metodológicos utilizados para a aplicação do jogo iniciaram-se a partir do planejamento, o mesmo girou em torno da simulação de uma aula de revisão para uma turma do 6º ano em que utilizou-se livros didáticos para esse nível de ensino e autores que fundamentam o uso deste recurso em sala de aula. Após essa etapa, iniciou-se a atividade com o jogo, relacionada diretamente com os conceitos trabalhados no conteúdo revisado. Para a sua aplicabilidade, foram delineados alguns procedimentos: apresentação das finalidades e regras do jogo; divisão da turma em equipes; exposição da carta escolhida; tempo para construção dos conceitos; leituras, análise e escolha do melhor conceito estruturado para atribuição da pontuação. Os resultados giraram em torno da construção, discussão e reflexão dos conceitos, sendo estes, mediados pelo professor, com intuito de aprimorar a capacidade de generalização e sistematização dos conhecimentos observados, analisados e interpretados. Por meio do feedback, os alunos fizeram suas considerações a respeito da eficácia do jogo para a construção dos conhecimentos, ressaltando a importância da ludicidade e do trabalho coletivo. Pôde-se concluir que o jogo contribuiu para a dinamização da aula e fixação do conteúdo levando ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, atingindo assim os objetivos propostos. Após todo processo de pesquisa, produção, experimento e reflexões a cerca desse recurso didático, têm-se a proposta de aplicá-lo na rede de ensino da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSO DIDÁTICO, ELABORAÇÃO DE CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_16_19_06_idinscrito_4260_b4bcf4b5f8c5542000e4d20050f4847e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA KAROLINA" "autor_email" => "karoldsousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }