Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: MÍDIAS, GEOGRAFIA, FACEBOOK Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7798
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 2509
    "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Sabe-se que as mídias associadas a educação podem trazer bons resultados nas aulas de Geografia assim como nas demais disciplinas, quando bem trabalhadas, e que as mesmas nos últimos anos tem se tornado cada vez mais acessível para a população. Neste sentido o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID eixo Mídias na educação básica em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES tem como objetivo utilizar estes recursos nas aulas de Geografia na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro na cidade de Montes Claros- MG. É utilizado como metodologia os conhecimentos adquiridos no decorrer do programa. A rede social Facebook pode ser utilizada, como recurso, de forma lúdica dentro e fora das aulas potencializando o ensino, uma vez que este é bem manuseado e utilizado com freqüência pelos estudantes e professores da referida escola. Através do Facebook o professor estará trabalhar de uma forma que ira chamar mais a atenção dos estudantes, pois o mesmo estará contextualizar o cotidiano seu e dos seus alunos com os conteúdos trabalhados em sala de aula. O professor poderá trabalhar através de postagens ou compartilhamento de vídeos, fotos, geocharges, músicas e notícias relacionadas com os conteúdos discutidos em sala de aula, dentre outras possibilidades a exemplo o bate papo e os grupos que também podem ser trabalhados. Os mesmos possibilitam um contato maior entre professor e aluno dessa forma estreitando laços entre os mesmos e assim facilitando e potencializando o ensino-aprendizagem. O perfil do aluno também é um espaço onde o professor poderá conhecer mais um pouco sobre seus educandos como o que eles curtem, compartilham, seus amigos e o meio onde eles estão inseridos, porem sem invadir a privacidade dos mesmos, tendo a oportunidade de trabalhar de acordo com a realidade dos seus educandos. Concluímos que a utilização da rede social facebook, como as demais mídias bem trabalhadas, podem através de um ensino lúdico e diferenciado contribuir potencializando o ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "MÍDIAS, GEOGRAFIA, FACEBOOK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_15_12_34_idinscrito_2509_a7b22116278f5c854fe866e5ce158e28.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN YAGO VIEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN SOUZA"
    "autor_email" => "christianyagovs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7798
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 2509
    "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Sabe-se que as mídias associadas a educação podem trazer bons resultados nas aulas de Geografia assim como nas demais disciplinas, quando bem trabalhadas, e que as mesmas nos últimos anos tem se tornado cada vez mais acessível para a população. Neste sentido o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID eixo Mídias na educação básica em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES tem como objetivo utilizar estes recursos nas aulas de Geografia na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro na cidade de Montes Claros- MG. É utilizado como metodologia os conhecimentos adquiridos no decorrer do programa. A rede social Facebook pode ser utilizada, como recurso, de forma lúdica dentro e fora das aulas potencializando o ensino, uma vez que este é bem manuseado e utilizado com freqüência pelos estudantes e professores da referida escola. Através do Facebook o professor estará trabalhar de uma forma que ira chamar mais a atenção dos estudantes, pois o mesmo estará contextualizar o cotidiano seu e dos seus alunos com os conteúdos trabalhados em sala de aula. O professor poderá trabalhar através de postagens ou compartilhamento de vídeos, fotos, geocharges, músicas e notícias relacionadas com os conteúdos discutidos em sala de aula, dentre outras possibilidades a exemplo o bate papo e os grupos que também podem ser trabalhados. Os mesmos possibilitam um contato maior entre professor e aluno dessa forma estreitando laços entre os mesmos e assim facilitando e potencializando o ensino-aprendizagem. O perfil do aluno também é um espaço onde o professor poderá conhecer mais um pouco sobre seus educandos como o que eles curtem, compartilham, seus amigos e o meio onde eles estão inseridos, porem sem invadir a privacidade dos mesmos, tendo a oportunidade de trabalhar de acordo com a realidade dos seus educandos. Concluímos que a utilização da rede social facebook, como as demais mídias bem trabalhadas, podem através de um ensino lúdico e diferenciado contribuir potencializando o ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "MÍDIAS, GEOGRAFIA, FACEBOOK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_15_12_34_idinscrito_2509_a7b22116278f5c854fe866e5ce158e28.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN YAGO VIEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN SOUZA"
    "autor_email" => "christianyagovs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Sabe-se que as mídias associadas a educação podem trazer bons resultados nas aulas de Geografia assim como nas demais disciplinas, quando bem trabalhadas, e que as mesmas nos últimos anos tem se tornado cada vez mais acessível para a população. Neste sentido o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID eixo Mídias na educação básica em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES tem como objetivo utilizar estes recursos nas aulas de Geografia na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro na cidade de Montes Claros- MG. É utilizado como metodologia os conhecimentos adquiridos no decorrer do programa. A rede social Facebook pode ser utilizada, como recurso, de forma lúdica dentro e fora das aulas potencializando o ensino, uma vez que este é bem manuseado e utilizado com freqüência pelos estudantes e professores da referida escola. Através do Facebook o professor estará trabalhar de uma forma que ira chamar mais a atenção dos estudantes, pois o mesmo estará contextualizar o cotidiano seu e dos seus alunos com os conteúdos trabalhados em sala de aula. O professor poderá trabalhar através de postagens ou compartilhamento de vídeos, fotos, geocharges, músicas e notícias relacionadas com os conteúdos discutidos em sala de aula, dentre outras possibilidades a exemplo o bate papo e os grupos que também podem ser trabalhados. Os mesmos possibilitam um contato maior entre professor e aluno dessa forma estreitando laços entre os mesmos e assim facilitando e potencializando o ensino-aprendizagem. O perfil do aluno também é um espaço onde o professor poderá conhecer mais um pouco sobre seus educandos como o que eles curtem, compartilham, seus amigos e o meio onde eles estão inseridos, porem sem invadir a privacidade dos mesmos, tendo a oportunidade de trabalhar de acordo com a realidade dos seus educandos. Concluímos que a utilização da rede social facebook, como as demais mídias bem trabalhadas, podem através de um ensino lúdico e diferenciado contribuir potencializando o ensino de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.