Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LEITURA

Palavra-chaves: AULA DE LEITURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LETRAMENTO CRÍTICO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7256
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 3063
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LEITURA"
    "resumo" => "Resumo: A vivência em estágio supervisionado permite ao professor em formação observar as dificuldades existentes na sala de aula. Em vista disso, considerando o ensino-aprendizagem de leitura como um dos múltiplos desafios da escola, é relevante discutir acerca de sua aplicabilidade. Partindo dessas reflexões, o presente artigo pretende discutir sobre a prática do ensino de leitura, bem como o papel desta na formação do leitor no Ensino Médio. Neste sentido, enfatizaremos o letramento e sua contribuição no desenvolvimento da leitura enquanto prática social, partindo do pressuposto de que a escola transformou o letramento escolar em uma prática de memorização de conceitos. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa etnográfica, a partir da observação de uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, localizada em Campina Grande, no período de Outubro a Novembro de 2013. Para fundamentá-lo, dialogamos com as reflexões de Bunzen e Mendonça (2006), Koch (2006), Kleiman (2006), OCEM (2006), PCN (1998), dentre outros referenciais. Verificamos que o professor nem sempre age como um mediador em sala de aula e, muitas vezes, acaba não se preocupando com a utilização de estratégias de leitura que possam reduzir o distanciamento entre o aluno e o texto, contemplando a leitura enquanto experiência fundamental na formação crítica do aluno. Com base nessa observação, elaboramos uma proposta de intervenção didática que contempla a leitura crítica, tendo em vista atuar numa prática docente atentando para a função social de cada texto, objetivando desenvolver no aluno seu potencial crítico frente a uma sociedade midiatizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "AULA DE LEITURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LETRAMENTO CRÍTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_07_2014_00_54_05_idinscrito_3063_318a623417501e2c54778edae47561cf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEONICE GOMES PEQUENO"
    "autor_nome_curto" => "CLEONICE GOMES"
    "autor_email" => "cleodrummond@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7256
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 3063
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LEITURA"
    "resumo" => "Resumo: A vivência em estágio supervisionado permite ao professor em formação observar as dificuldades existentes na sala de aula. Em vista disso, considerando o ensino-aprendizagem de leitura como um dos múltiplos desafios da escola, é relevante discutir acerca de sua aplicabilidade. Partindo dessas reflexões, o presente artigo pretende discutir sobre a prática do ensino de leitura, bem como o papel desta na formação do leitor no Ensino Médio. Neste sentido, enfatizaremos o letramento e sua contribuição no desenvolvimento da leitura enquanto prática social, partindo do pressuposto de que a escola transformou o letramento escolar em uma prática de memorização de conceitos. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa etnográfica, a partir da observação de uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, localizada em Campina Grande, no período de Outubro a Novembro de 2013. Para fundamentá-lo, dialogamos com as reflexões de Bunzen e Mendonça (2006), Koch (2006), Kleiman (2006), OCEM (2006), PCN (1998), dentre outros referenciais. Verificamos que o professor nem sempre age como um mediador em sala de aula e, muitas vezes, acaba não se preocupando com a utilização de estratégias de leitura que possam reduzir o distanciamento entre o aluno e o texto, contemplando a leitura enquanto experiência fundamental na formação crítica do aluno. Com base nessa observação, elaboramos uma proposta de intervenção didática que contempla a leitura crítica, tendo em vista atuar numa prática docente atentando para a função social de cada texto, objetivando desenvolver no aluno seu potencial crítico frente a uma sociedade midiatizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "AULA DE LEITURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LETRAMENTO CRÍTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_07_2014_00_54_05_idinscrito_3063_318a623417501e2c54778edae47561cf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEONICE GOMES PEQUENO"
    "autor_nome_curto" => "CLEONICE GOMES"
    "autor_email" => "cleodrummond@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: A vivência em estágio supervisionado permite ao professor em formação observar as dificuldades existentes na sala de aula. Em vista disso, considerando o ensino-aprendizagem de leitura como um dos múltiplos desafios da escola, é relevante discutir acerca de sua aplicabilidade. Partindo dessas reflexões, o presente artigo pretende discutir sobre a prática do ensino de leitura, bem como o papel desta na formação do leitor no Ensino Médio. Neste sentido, enfatizaremos o letramento e sua contribuição no desenvolvimento da leitura enquanto prática social, partindo do pressuposto de que a escola transformou o letramento escolar em uma prática de memorização de conceitos. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa etnográfica, a partir da observação de uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, localizada em Campina Grande, no período de Outubro a Novembro de 2013. Para fundamentá-lo, dialogamos com as reflexões de Bunzen e Mendonça (2006), Koch (2006), Kleiman (2006), OCEM (2006), PCN (1998), dentre outros referenciais. Verificamos que o professor nem sempre age como um mediador em sala de aula e, muitas vezes, acaba não se preocupando com a utilização de estratégias de leitura que possam reduzir o distanciamento entre o aluno e o texto, contemplando a leitura enquanto experiência fundamental na formação crítica do aluno. Com base nessa observação, elaboramos uma proposta de intervenção didática que contempla a leitura crítica, tendo em vista atuar numa prática docente atentando para a função social de cada texto, objetivando desenvolver no aluno seu potencial crítico frente a uma sociedade midiatizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.