Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCONSTRUINDO O SENSO COMUM EM SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID SOCIOLOGIA/UFCG.

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA, SENSO COMUM Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7070
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 432
    "titulo" => "DESCONSTRUINDO O SENSO COMUM EM SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID SOCIOLOGIA/UFCG."
    "resumo" => "O seguinte trabalho é referente às nossas experiências em sala de aula, na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Doutor Elpídio de Almeida, através do Pibid/Sociologia-UFCG. A importância desse trabalho está na necessidade que temos, não somente de registrar, refletir e sistematizar a nossa ação educativa; mas também de transformá-la em instrumento de debate e troca de experiências com outras pessoas.  A nossa reflexão parte da premissa de que a sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que afetam o nosso dia a dia e que de alguma maneira busca promover entre os e as estudantes do Ensino Médio a problematização das opiniões do senso comum e o seu esclarecimento, através dos procedimentos metodológicos inerentes a imaginação sociológica: a desnaturalização e o estranhamento da realidade social. Assim, este artigo, destaca as dificuldades que o professor de Sociologia enfrenta, pelo menos no contexto de nossa atuação, não somente na sensibilização dos/as estudante para à importância da reflexão sobre a sua própria realidade local e a sociedade envolvente que a disciplina oferece; como também para levá-los a reflexão da própria noção de escola que permeia o senso comum: o sentido estreito e utilitário, de que ela é apenas um meio de concluir determinada escolarização, adquirir um certificado, e consequentemente, ser inserido no mercado de trabalho.  Diante de tal pragmatismo, temos observado que o ensino de sociologia na referida escola tende a tornar-se algo marginalizado, no sentido de que os estudantes/as não a compreendem como uma disciplina relevante para sua escolarização e formação profissional. Por mais que os Professores da disciplina façam grandes esforços, temos observado que os estudantes/as enxergam à Sociologia, como uma disciplina de pouca importância, inferior em relação às demais estudadas, e que serve apenas, para descrever fatos sociais, sem nenhum senso crítico, tampouco embasamento teórico. Em nossa trajetória em sala aula; identificamos que o exercício da reflexão teórica ou a imaginação sociológica dos temas e problemas da vida cotidiana, exigem que os educandos tenham atingido as capacidades cognitivas das operações concretas e do pensamento abstrato.    A partir de nossa experiência enquanto Bolsistas do Pibid/Sociologia, na referida Escola, tendo por base à psicologia cognitiva, temos observado que os alunos e as alunas, chegam à sala de aula, orientados por valores morais heterônimos e visões sobre os aspectos sociais que põem dificuldades para que se possa ultrapassar o senso comum."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA, SENSO COMUM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_13_45_17_idinscrito_432_cff6b9531a0e83030744a834fc34e832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA PATRÍCIA ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "valeriacsufcg@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7070
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 432
    "titulo" => "DESCONSTRUINDO O SENSO COMUM EM SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID SOCIOLOGIA/UFCG."
    "resumo" => "O seguinte trabalho é referente às nossas experiências em sala de aula, na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Doutor Elpídio de Almeida, através do Pibid/Sociologia-UFCG. A importância desse trabalho está na necessidade que temos, não somente de registrar, refletir e sistematizar a nossa ação educativa; mas também de transformá-la em instrumento de debate e troca de experiências com outras pessoas.  A nossa reflexão parte da premissa de que a sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que afetam o nosso dia a dia e que de alguma maneira busca promover entre os e as estudantes do Ensino Médio a problematização das opiniões do senso comum e o seu esclarecimento, através dos procedimentos metodológicos inerentes a imaginação sociológica: a desnaturalização e o estranhamento da realidade social. Assim, este artigo, destaca as dificuldades que o professor de Sociologia enfrenta, pelo menos no contexto de nossa atuação, não somente na sensibilização dos/as estudante para à importância da reflexão sobre a sua própria realidade local e a sociedade envolvente que a disciplina oferece; como também para levá-los a reflexão da própria noção de escola que permeia o senso comum: o sentido estreito e utilitário, de que ela é apenas um meio de concluir determinada escolarização, adquirir um certificado, e consequentemente, ser inserido no mercado de trabalho.  Diante de tal pragmatismo, temos observado que o ensino de sociologia na referida escola tende a tornar-se algo marginalizado, no sentido de que os estudantes/as não a compreendem como uma disciplina relevante para sua escolarização e formação profissional. Por mais que os Professores da disciplina façam grandes esforços, temos observado que os estudantes/as enxergam à Sociologia, como uma disciplina de pouca importância, inferior em relação às demais estudadas, e que serve apenas, para descrever fatos sociais, sem nenhum senso crítico, tampouco embasamento teórico. Em nossa trajetória em sala aula; identificamos que o exercício da reflexão teórica ou a imaginação sociológica dos temas e problemas da vida cotidiana, exigem que os educandos tenham atingido as capacidades cognitivas das operações concretas e do pensamento abstrato.    A partir de nossa experiência enquanto Bolsistas do Pibid/Sociologia, na referida Escola, tendo por base à psicologia cognitiva, temos observado que os alunos e as alunas, chegam à sala de aula, orientados por valores morais heterônimos e visões sobre os aspectos sociais que põem dificuldades para que se possa ultrapassar o senso comum."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA, SENSO COMUM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_13_45_17_idinscrito_432_cff6b9531a0e83030744a834fc34e832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA PATRÍCIA ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "valeriacsufcg@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O seguinte trabalho é referente às nossas experiências em sala de aula, na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Doutor Elpídio de Almeida, através do Pibid/Sociologia-UFCG. A importância desse trabalho está na necessidade que temos, não somente de registrar, refletir e sistematizar a nossa ação educativa; mas também de transformá-la em instrumento de debate e troca de experiências com outras pessoas. A nossa reflexão parte da premissa de que a sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que afetam o nosso dia a dia e que de alguma maneira busca promover entre os e as estudantes do Ensino Médio a problematização das opiniões do senso comum e o seu esclarecimento, através dos procedimentos metodológicos inerentes a imaginação sociológica: a desnaturalização e o estranhamento da realidade social. Assim, este artigo, destaca as dificuldades que o professor de Sociologia enfrenta, pelo menos no contexto de nossa atuação, não somente na sensibilização dos/as estudante para à importância da reflexão sobre a sua própria realidade local e a sociedade envolvente que a disciplina oferece; como também para levá-los a reflexão da própria noção de escola que permeia o senso comum: o sentido estreito e utilitário, de que ela é apenas um meio de concluir determinada escolarização, adquirir um certificado, e consequentemente, ser inserido no mercado de trabalho. Diante de tal pragmatismo, temos observado que o ensino de sociologia na referida escola tende a tornar-se algo marginalizado, no sentido de que os estudantes/as não a compreendem como uma disciplina relevante para sua escolarização e formação profissional. Por mais que os Professores da disciplina façam grandes esforços, temos observado que os estudantes/as enxergam à Sociologia, como uma disciplina de pouca importância, inferior em relação às demais estudadas, e que serve apenas, para descrever fatos sociais, sem nenhum senso crítico, tampouco embasamento teórico. Em nossa trajetória em sala aula; identificamos que o exercício da reflexão teórica ou a imaginação sociológica dos temas e problemas da vida cotidiana, exigem que os educandos tenham atingido as capacidades cognitivas das operações concretas e do pensamento abstrato. A partir de nossa experiência enquanto Bolsistas do Pibid/Sociologia, na referida Escola, tendo por base à psicologia cognitiva, temos observado que os alunos e as alunas, chegam à sala de aula, orientados por valores morais heterônimos e visões sobre os aspectos sociais que põem dificuldades para que se possa ultrapassar o senso comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.