ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6886 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 5387 "titulo" => "ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS" "resumo" => "O presente artigo trata-se de uma pesquisa que tem como objetivos analisar e compreender como os alunos de uma determinada escola, que oferece ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se encontram na sala de aula após um longo dia de trabalho. A EJA é uma modalidade que por muitos anos se tornou presente no meio educacional como forma de educar aqueles que muitas vezes não frequentaram o ensino regular na idade certa ou até mesmo foram impedidos de estarem em uma sala de aula. Este trabalho desenvolve-se por meio de uma pesquisa de campo a uma instituição pública de ensino da rede municipal da cidade, entretanto buscamos primeiramente por meio de levantamento bibliográfico obter informações sobre a EJA e sobre o seu contexto sócio-histórico-político através de autores que debatem o tema, utilizamos um questionário com perguntas fechadas e objetivas para análise quantitativa dos dados, contudo a pesquisa se torna mais precisa e objetiva a revelar a situação que os discentes chegam a sala de aula e assistem as aulas. As informações obtidas revelaram que a maior parcela dos alunos entrevistados não tem nenhum tipo de dificuldade após acabarem sua jornada de trabalho e se dirigirem a sala de aula para estudar, isso se torna um fator bom e positivo, que não condiz com o que esperávamos obter como resposta antes de analisar os dados, o que traz uma sensação de que a educação e as aulas no recinto da escola estão sendo bem desenvolvidas e com qualidade a atenderem as condições dos alunados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CANSAÇO PSICOLÓGICO, DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_16_54_13_idinscrito_5387_dc3d5a733d0b651ba2a2271af12ef594.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN VIEIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN" "autor_email" => "frankkkfalcon@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6886 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 5387 "titulo" => "ALUNOS DA MODALIDADE EJA: A DUPLA JORNADA E SUA CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA PARA OS ESTUDOS" "resumo" => "O presente artigo trata-se de uma pesquisa que tem como objetivos analisar e compreender como os alunos de uma determinada escola, que oferece ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se encontram na sala de aula após um longo dia de trabalho. A EJA é uma modalidade que por muitos anos se tornou presente no meio educacional como forma de educar aqueles que muitas vezes não frequentaram o ensino regular na idade certa ou até mesmo foram impedidos de estarem em uma sala de aula. Este trabalho desenvolve-se por meio de uma pesquisa de campo a uma instituição pública de ensino da rede municipal da cidade, entretanto buscamos primeiramente por meio de levantamento bibliográfico obter informações sobre a EJA e sobre o seu contexto sócio-histórico-político através de autores que debatem o tema, utilizamos um questionário com perguntas fechadas e objetivas para análise quantitativa dos dados, contudo a pesquisa se torna mais precisa e objetiva a revelar a situação que os discentes chegam a sala de aula e assistem as aulas. As informações obtidas revelaram que a maior parcela dos alunos entrevistados não tem nenhum tipo de dificuldade após acabarem sua jornada de trabalho e se dirigirem a sala de aula para estudar, isso se torna um fator bom e positivo, que não condiz com o que esperávamos obter como resposta antes de analisar os dados, o que traz uma sensação de que a educação e as aulas no recinto da escola estão sendo bem desenvolvidas e com qualidade a atenderem as condições dos alunados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CANSAÇO PSICOLÓGICO, DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_16_54_13_idinscrito_5387_dc3d5a733d0b651ba2a2271af12ef594.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN VIEIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN" "autor_email" => "frankkkfalcon@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }