PERFIL DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PATOS-PB: CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO CPEBIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7754 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 4205 "titulo" => "PERFIL DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PATOS-PB: CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO CPEBIO" "resumo" => "Introdução: Muitos profissionais que lecionam a disciplina de Biologia na rede estadual de ensino de Patos-PB, apesar de possuir formação na área das Ciências Biológicas, ainda adotam uma metodologia tradicional de ensino. O excesso de turmas/quantidade de alunos por professor torna as aulas tradicionais mais frequentes nessas escolas. Essa carga horária excessiva faz com que quase não sobre tempo para aperfeiçoamento e emprego de novas metodologias. A UFCG/Campus Patos-PB desenvolve, em parceria com a 6ª Gerência Regional de Educação da Paraíba (6ªGRE), um projeto de extensão denominado Capacitação de Professores do Ensino de Biologia - CPEBio. O referido projeto, desde 2012, visa capacitar professores de Biologia com o uso de propostas pedagógicas atuais e de fácil execução. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o perfil dos professores de Biologia da rede estadual de ensino do município de Patos-PB, bem como a contribuição proporcionada pelo projeto supra citado na didática dos docentes participantes. Metodologia: Para analisar o perfil desses professores e as contribuições do projeto CPEBio, foram utilizadas informações das fichas de inscrição e aplicados questionários estruturados durante a execução do projeto. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com um grupo de professores. As entrevistas foram gravadas. A participação foi voluntária e assegurada pela assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. Resultados: Foram inscritos no Projeto CPEBio um total de 36 professores de Biologia ao longo de 2 anos de execução do projeto (2012 e 2013). Foi observado que esses docentes ministravam aulas em 9 Escolas Estaduais da 6ªGRE. Apenas 11 professores responderam os questionários. Foi observado 6 que 15 anos foi o tempo médio de docência. A maioria destes professores são biólogos (8 docentes). Por outro lado, as entrevistas foram realizadas com apenas 5 professores. Foi observado que apenas 4 (quatro) professores são licenciados na área (Ciências Biológicas). A quantidade de turmas variou entre 3 (três) a 9 (nove) e a quantidade de alunos variou de 30 (trinta) a 250 (duzentos e cinquenta) alunos por professor. Todos os entrevistados possuíam conhecimento em informática, porém apenas 1 (um) deles afirmou aplicar esses conhecimentos em sala de aula. O tempo de docência variou de 3 (três) a 25 (vinte e cinco) anos. Em relação aos contribuições fornecidas pelo projeto, o acesso às novas metodologias/tecnologias, incluindo o auxílio no uso dos laboratórios de Biologia e de Informática, foram as respostas mais frequentes de todos os entrevistados. Quanto a aplicação das atividades elaboradas pelo projeto nas salas de aula, todos os professores afirmaram que a capacitação foi de grande valia, uma vez que permitiu a introdução de práticas mais atualizadas nas suas aulas.Conclusão: Os professores inscritos/participantes exibiram um perfil que foi compatível com a proposta do projeto CPEBio, acesso às práticas e técnicas de ensino de Biologia mais atualizadas. O aproveitamento por parte do público-alvo das atividades desenvolvidas no projeto proporcionou maior interação professor-aluno, além de melhoria do processo ensino-aprendizagem, através de conhecimentos mais dinâmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CAPACITAÇÃO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_53_19_idinscrito_4205_b12fcdc678c0b77a73d56c0e8572fe7e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ IORRANA NUNES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ NUNES" "autor_email" => "beatriz.i.n.oliveira@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7754 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 4205 "titulo" => "PERFIL DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PATOS-PB: CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO CPEBIO" "resumo" => "Introdução: Muitos profissionais que lecionam a disciplina de Biologia na rede estadual de ensino de Patos-PB, apesar de possuir formação na área das Ciências Biológicas, ainda adotam uma metodologia tradicional de ensino. O excesso de turmas/quantidade de alunos por professor torna as aulas tradicionais mais frequentes nessas escolas. Essa carga horária excessiva faz com que quase não sobre tempo para aperfeiçoamento e emprego de novas metodologias. A UFCG/Campus Patos-PB desenvolve, em parceria com a 6ª Gerência Regional de Educação da Paraíba (6ªGRE), um projeto de extensão denominado Capacitação de Professores do Ensino de Biologia - CPEBio. O referido projeto, desde 2012, visa capacitar professores de Biologia com o uso de propostas pedagógicas atuais e de fácil execução. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o perfil dos professores de Biologia da rede estadual de ensino do município de Patos-PB, bem como a contribuição proporcionada pelo projeto supra citado na didática dos docentes participantes. Metodologia: Para analisar o perfil desses professores e as contribuições do projeto CPEBio, foram utilizadas informações das fichas de inscrição e aplicados questionários estruturados durante a execução do projeto. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com um grupo de professores. As entrevistas foram gravadas. A participação foi voluntária e assegurada pela assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. Resultados: Foram inscritos no Projeto CPEBio um total de 36 professores de Biologia ao longo de 2 anos de execução do projeto (2012 e 2013). Foi observado que esses docentes ministravam aulas em 9 Escolas Estaduais da 6ªGRE. Apenas 11 professores responderam os questionários. Foi observado 6 que 15 anos foi o tempo médio de docência. A maioria destes professores são biólogos (8 docentes). Por outro lado, as entrevistas foram realizadas com apenas 5 professores. Foi observado que apenas 4 (quatro) professores são licenciados na área (Ciências Biológicas). A quantidade de turmas variou entre 3 (três) a 9 (nove) e a quantidade de alunos variou de 30 (trinta) a 250 (duzentos e cinquenta) alunos por professor. Todos os entrevistados possuíam conhecimento em informática, porém apenas 1 (um) deles afirmou aplicar esses conhecimentos em sala de aula. O tempo de docência variou de 3 (três) a 25 (vinte e cinco) anos. Em relação aos contribuições fornecidas pelo projeto, o acesso às novas metodologias/tecnologias, incluindo o auxílio no uso dos laboratórios de Biologia e de Informática, foram as respostas mais frequentes de todos os entrevistados. Quanto a aplicação das atividades elaboradas pelo projeto nas salas de aula, todos os professores afirmaram que a capacitação foi de grande valia, uma vez que permitiu a introdução de práticas mais atualizadas nas suas aulas.Conclusão: Os professores inscritos/participantes exibiram um perfil que foi compatível com a proposta do projeto CPEBio, acesso às práticas e técnicas de ensino de Biologia mais atualizadas. O aproveitamento por parte do público-alvo das atividades desenvolvidas no projeto proporcionou maior interação professor-aluno, além de melhoria do processo ensino-aprendizagem, através de conhecimentos mais dinâmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CAPACITAÇÃO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_53_19_idinscrito_4205_b12fcdc678c0b77a73d56c0e8572fe7e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ IORRANA NUNES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ NUNES" "autor_email" => "beatriz.i.n.oliveira@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }