LETRAMENTO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7462 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 3574 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O letramento digital origina novas formas de comunicação e veiculação de informação, a tecnologia, em especial, os computadores e a internet, permitem que os conhecimentos de uma área possam ser utilizados em outras, favorecendo, assim, uma visão interdisciplinar das áreas do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do letramento digital e a formação de professores, em que serão apresentadas algumas definições de letramento e refletiremos sobre os desafios da escola diante de novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet que na contemporaneidade se apresentam como um novo cenário de aprendizagem sendo relevantes estas tecnologias nas práticas pedagógicas do professor. Adotamos como referencial teórico e metodológico as proposições de: Giddens (1997) Soares (1998;2005); Freire(1996); PCNEM(2000);Kensky(2004);Levy(1999.A partir dos estudos acerca da temática podemos refletir os caminhos que a escola e os professores precisam trilhar para se adequarem as novas tecnologias e inserir em sua prática metodológica o letramento digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_07_2014_13_23_17_idinscrito_3574_985fdff3dba53f42021aeb24f2cc4459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA OLEGÁRIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaula.olega@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7462 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 3574 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O letramento digital origina novas formas de comunicação e veiculação de informação, a tecnologia, em especial, os computadores e a internet, permitem que os conhecimentos de uma área possam ser utilizados em outras, favorecendo, assim, uma visão interdisciplinar das áreas do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do letramento digital e a formação de professores, em que serão apresentadas algumas definições de letramento e refletiremos sobre os desafios da escola diante de novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet que na contemporaneidade se apresentam como um novo cenário de aprendizagem sendo relevantes estas tecnologias nas práticas pedagógicas do professor. Adotamos como referencial teórico e metodológico as proposições de: Giddens (1997) Soares (1998;2005); Freire(1996); PCNEM(2000);Kensky(2004);Levy(1999.A partir dos estudos acerca da temática podemos refletir os caminhos que a escola e os professores precisam trilhar para se adequarem as novas tecnologias e inserir em sua prática metodológica o letramento digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_07_2014_13_23_17_idinscrito_3574_985fdff3dba53f42021aeb24f2cc4459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA OLEGÁRIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaula.olega@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }