DIFICULDADES DE ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7088 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 4766 "titulo" => "DIFICULDADES DE ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?" "resumo" => "O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender quais as dificuldades que os alunos do 6º ano apresentam na resolução de questões problematizadas de adição e subtração na Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez localizada na cidade de Mamanguape/PB. Sabemos que a resolução de problemas há muito tempo é uma metodologia muito eficiente quando se trata na busca de resultados, um método que permite desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar matematicamente. Porém, infelizmente esse trabalho ainda não é uma prática muito comum em sala de aula. A resolução dessas questões trazem desafios para os alunos e permitem desenvolver capacidades de construção e de ampliar seus conhecimentos. No entanto, devemos saber que as dificuldades variam de aluno para aluno.Para muitos professores o fato de se trabalhar apenas com as operações básicas e o aluno ter domínio sobre elas já é o suficiente, como a aplicação de exercícios em sala de aula onde o aluno apenas lê o que está escrito, extrai as informações necessárias e pratica, ou seja, dessa forma para os professores o aluno está preparado para resolver qualquer situação no estudo da Matemática. Porém, sabemos que para resolver uma situação deste tipo o aluno além de saber as operações ele precisa principalmente pensar matematicamente para poder desenvolver seu raciocínio e por em prática na hora da resolução.Para a verificação deste estudo serão trabalhadas em sala de aula as duas operações as de adição e subtração nos conjuntos dos números naturais. Será elaborado um questionário com três questões problematizadas uma com a operação da adição, outra com a operação da subtração e a terceira será uma questão com as duas operações em uma única questão que permitirá identificar nos resultados apresentados pelos alunos onde e quais são as dificuldades que se pretende descobrir com esse projeto.Esta pesquisa tem como finalidade destacar a importância de se trabalhar resolução de problemas como estratégias de ensino onde o aluno aprenda a solucionar questões problematizadas e desenvolva as habilidades de raciocino, do pensar, do conhecer, identificar através do questionário aplicado aos alunos as dificuldades apresentadas com relação a essa problemática, analisar os resultados obtidos e compreender tendo em vista contribuir para a formação dos alunos nesse processo da aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "DIFICULDADES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_13_45_27_idinscrito_4766_afd7c3aeb3e4f9cf0f8d09072270a467.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA KARLA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA KARLA" "autor_email" => "renataufpb2010@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7088 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 4766 "titulo" => "DIFICULDADES DE ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?" "resumo" => "O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender quais as dificuldades que os alunos do 6º ano apresentam na resolução de questões problematizadas de adição e subtração na Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez localizada na cidade de Mamanguape/PB. Sabemos que a resolução de problemas há muito tempo é uma metodologia muito eficiente quando se trata na busca de resultados, um método que permite desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar matematicamente. Porém, infelizmente esse trabalho ainda não é uma prática muito comum em sala de aula. A resolução dessas questões trazem desafios para os alunos e permitem desenvolver capacidades de construção e de ampliar seus conhecimentos. No entanto, devemos saber que as dificuldades variam de aluno para aluno.Para muitos professores o fato de se trabalhar apenas com as operações básicas e o aluno ter domínio sobre elas já é o suficiente, como a aplicação de exercícios em sala de aula onde o aluno apenas lê o que está escrito, extrai as informações necessárias e pratica, ou seja, dessa forma para os professores o aluno está preparado para resolver qualquer situação no estudo da Matemática. Porém, sabemos que para resolver uma situação deste tipo o aluno além de saber as operações ele precisa principalmente pensar matematicamente para poder desenvolver seu raciocínio e por em prática na hora da resolução.Para a verificação deste estudo serão trabalhadas em sala de aula as duas operações as de adição e subtração nos conjuntos dos números naturais. Será elaborado um questionário com três questões problematizadas uma com a operação da adição, outra com a operação da subtração e a terceira será uma questão com as duas operações em uma única questão que permitirá identificar nos resultados apresentados pelos alunos onde e quais são as dificuldades que se pretende descobrir com esse projeto.Esta pesquisa tem como finalidade destacar a importância de se trabalhar resolução de problemas como estratégias de ensino onde o aluno aprenda a solucionar questões problematizadas e desenvolva as habilidades de raciocino, do pensar, do conhecer, identificar através do questionário aplicado aos alunos as dificuldades apresentadas com relação a essa problemática, analisar os resultados obtidos e compreender tendo em vista contribuir para a formação dos alunos nesse processo da aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "DIFICULDADES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_13_45_27_idinscrito_4766_afd7c3aeb3e4f9cf0f8d09072270a467.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA KARLA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA KARLA" "autor_email" => "renataufpb2010@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }