Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BINGO DAS FUNÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO

Palavra-chaves: JOGO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTUDO DE FUNÇÕES Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Neste trabalho trazemos um pouco da experiência vivida por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, que tem como foco principal o uso de jogos como recurso didático, a fim de ser um instrumento facilitador para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Utilizamos o recurso do Jogo Bingo das Funções, que foi criado, por nós, quando alunos do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Laboratório para o Ensino de Matemática II. Este jogo teve como objetivo auxiliar os alunos no desenvolvimento do cálculo mental, tornando mais rápido o raciocínio dos mesmos ao substituir o valor dos números na função e descobrir quais as possíveis imagens da função dada, além de estar trabalhando com algumas operações, também fixa o conceito de domínio e imagem de funções. Foram entregues aos alunos cartelas nas quais o título era uma função polinomial do 1º grau, cada aluno era convidado a substituirna função trazida em sua cartela o valor numérico chamado, e ao obter o resultado deveriam marcar o número na cartela, ganhava o aluno que primeiro completasse a cartela. Foi possível observar que a atividade estimulava o desenvolvimento do cálculo mental, percebemos ainda que muitas das vezes a aprendizagem ocorre quando o jogo termina, porque no momento do jogo muitos alunos se divertiam apenas com o intuito de preencher a tabela primeiro e ganhar o jogo, contudo ao término da atividade os alunos fizeram vários questionamentos e aproveitamos para também fazermos algumas considerações importantes acerca do tema estudado, durante estes questionamentos pudemos esclarecer várias dúvidas, expomos mais exemplos contextualizados, com situações encontradas no dia a dia deles, para que o jogo não se tornasse apenas uma forma divertida e mecânica de aprender. Concluímos por considerar que o aprendizado deve contribuir não só para o conhecimento técnico, mas também para uma cultura mais ampla, desenvolvendo meios para a interpretação de fatos naturais, a compreensão de procedimentos e equipamentos do cotidiano social e profissional.

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