PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7736 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1208 "inscrito_id" => 1525 "titulo" => "PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Introdução: O presente trabalho está inserido no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto “História, Ensino e Valores”. O Projeto intitulado de “Patrimônio Histórico Cultural e História Local” foi desenvolvido em Sobral-CE pelos bolsistas do PIBID na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Felipe, com os alunos do 2º Ano do ensino Médio. O mesmo utilizou os patrimônios locais ou nacionais como instrumentos para o ensino de história, valorizando as memórias e identidades locais através dos bens patrimoniais e fazendo com que os alunos se reconheçam como agentes ativos dos processos históricos. O projeto propôs uma discussão sobre os principais conceitos sobre o tema e preocupou-se em conscientizar os alunos sobre a importância de preservar e valorizar a memória local, bem como as identidades culturais locais, considerando-as seus patrimônios. Objetivos: Gerar uma discussão a cerca do patrimônio cultural e histórico local ou nacional, propiciando a compreensão das particularidades do tema em questão e, consecutivamente, a preservação e valorização desses patrimônios pelos alunos da rede pública de ensino médio. Metodologia: Palestras expositivas em que os bolsistas do PIBID de História socializaram com os alunos conceitos concernentes ao Patrimônio, Memória e História Local. Dinâmica da “Caixa de Memória” onde o público discente expressou e citou e/ou elencou alguns bens considerados, por eles, como patrimônio. Palestra com representantes da Casa do Capitão Mor , onde houve discussões sobre a importância da preservação e valorização dos patrimônios históricos e culturais. Exibição do filme “Narradores de Javé” para a discussão sobre algumas funções que os patrimônios tem de resguardar as memórias e identidades de um determinado lugar. Resultados: Interação do público discente com a dinâmica proposta tem que perceber como os bens materiais e imateriais têm valor afetivo e representativo para os mesmo em sua vida ou cotidiano, além de notar a participação em exposição sobre a temática Educação Patrimonial. Conclusão: Trabalhar com os alunos esta temática foi de suma importância, pois é uma forma de resgatar uma cultura já existente na sua comunidade ou cidade; valorizando a sua importância como bem Cultural e ajudando-os a praticar seu exercício de cidadão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO, HISTÓRIA LOCAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_55_36_idinscrito_1525_cd9bea736e7571797a3a5e380ac8b6db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GUSTAVO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS GUSTAVO" "autor_email" => "luisgustavo-ipu2011@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7736 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1208 "inscrito_id" => 1525 "titulo" => "PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Introdução: O presente trabalho está inserido no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto “História, Ensino e Valores”. O Projeto intitulado de “Patrimônio Histórico Cultural e História Local” foi desenvolvido em Sobral-CE pelos bolsistas do PIBID na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Felipe, com os alunos do 2º Ano do ensino Médio. O mesmo utilizou os patrimônios locais ou nacionais como instrumentos para o ensino de história, valorizando as memórias e identidades locais através dos bens patrimoniais e fazendo com que os alunos se reconheçam como agentes ativos dos processos históricos. O projeto propôs uma discussão sobre os principais conceitos sobre o tema e preocupou-se em conscientizar os alunos sobre a importância de preservar e valorizar a memória local, bem como as identidades culturais locais, considerando-as seus patrimônios. Objetivos: Gerar uma discussão a cerca do patrimônio cultural e histórico local ou nacional, propiciando a compreensão das particularidades do tema em questão e, consecutivamente, a preservação e valorização desses patrimônios pelos alunos da rede pública de ensino médio. Metodologia: Palestras expositivas em que os bolsistas do PIBID de História socializaram com os alunos conceitos concernentes ao Patrimônio, Memória e História Local. Dinâmica da “Caixa de Memória” onde o público discente expressou e citou e/ou elencou alguns bens considerados, por eles, como patrimônio. Palestra com representantes da Casa do Capitão Mor , onde houve discussões sobre a importância da preservação e valorização dos patrimônios históricos e culturais. Exibição do filme “Narradores de Javé” para a discussão sobre algumas funções que os patrimônios tem de resguardar as memórias e identidades de um determinado lugar. Resultados: Interação do público discente com a dinâmica proposta tem que perceber como os bens materiais e imateriais têm valor afetivo e representativo para os mesmo em sua vida ou cotidiano, além de notar a participação em exposição sobre a temática Educação Patrimonial. Conclusão: Trabalhar com os alunos esta temática foi de suma importância, pois é uma forma de resgatar uma cultura já existente na sua comunidade ou cidade; valorizando a sua importância como bem Cultural e ajudando-os a praticar seu exercício de cidadão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO, HISTÓRIA LOCAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_55_36_idinscrito_1525_cd9bea736e7571797a3a5e380ac8b6db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GUSTAVO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS GUSTAVO" "autor_email" => "luisgustavo-ipu2011@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }