Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO, HISTÓRIA LOCAL, ENSINO Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: O presente trabalho está inserido no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto “História, Ensino e Valores”. O Projeto intitulado de “Patrimônio Histórico Cultural e História Local” foi desenvolvido em Sobral-CE pelos bolsistas do PIBID na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Felipe, com os alunos do 2º Ano do ensino Médio. O mesmo utilizou os patrimônios locais ou nacionais como instrumentos para o ensino de história, valorizando as memórias e identidades locais através dos bens patrimoniais e fazendo com que os alunos se reconheçam como agentes ativos dos processos históricos. O projeto propôs uma discussão sobre os principais conceitos sobre o tema e preocupou-se em conscientizar os alunos sobre a importância de preservar e valorizar a memória local, bem como as identidades culturais locais, considerando-as seus patrimônios. Objetivos: Gerar uma discussão a cerca do patrimônio cultural e histórico local ou nacional, propiciando a compreensão das particularidades do tema em questão e, consecutivamente, a preservação e valorização desses patrimônios pelos alunos da rede pública de ensino médio. Metodologia: Palestras expositivas em que os bolsistas do PIBID de História socializaram com os alunos conceitos concernentes ao Patrimônio, Memória e História Local. Dinâmica da “Caixa de Memória” onde o público discente expressou e citou e/ou elencou alguns bens considerados, por eles, como patrimônio. Palestra com representantes da Casa do Capitão Mor , onde houve discussões sobre a importância da preservação e valorização dos patrimônios históricos e culturais. Exibição do filme “Narradores de Javé” para a discussão sobre algumas funções que os patrimônios tem de resguardar as memórias e identidades de um determinado lugar. Resultados: Interação do público discente com a dinâmica proposta tem que perceber como os bens materiais e imateriais têm valor afetivo e representativo para os mesmo em sua vida ou cotidiano, além de notar a participação em exposição sobre a temática Educação Patrimonial. Conclusão: Trabalhar com os alunos esta temática foi de suma importância, pois é uma forma de resgatar uma cultura já existente na sua comunidade ou cidade; valorizando a sua importância como bem Cultural e ajudando-os a praticar seu exercício de cidadão.

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