O USO DOS JOGOS E EXPERIMENTOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNICIAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7704 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 3648 "titulo" => "O USO DOS JOGOS E EXPERIMENTOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNICIAS" "resumo" => "Este projeto surge na perspectiva de compreender o discurso do professor sobre a importância dos jogos e dos experimentos didáticos como ferramentas no ensino de Ciências. Esta investigação se faz necessária para compreendermos o quanto se faz imprescindível o aprimoramento do ensino, visto que cada aluno aprende de modo diferente, e o professor enquanto mediador desse processo deve buscar novos meios que viabilizem a aprendizagem, em especial nas aulas de Ciências que contempla em suas bases conteúdos abstratos que se tornam por muitas vezes incompreensíveis para os alunos. Nesta perspectiva o uso dos jogos e dos experimentos didáticos viria como a ferramenta viável para dinamizar os aspectos metodológicos usados nas aulas de Ciências. Sua aplicação promoveria uma aprendizagem autônoma aos alunos, visto que os jogos e os experimentos didáticos admitem por seu intermédio o desenvolvimento diferente de assuntos complexos, permitindo aos alunos a construção de seus próprios conceitos, favorecendo seu desenvolvendo e enriquecendo seu raciocínio e percepção, por meio destes instrumentos pedagógicos que promovem a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Nesse sentido este projeto tem como objetivo investigar junto aos docentes da Rede Municipal de Santa Rita – Paraíba, a importância dos jogos e experimentos didáticos como ferramenta de intervenção na prática educativa, de modo que após a intervenção didática, pelo uso dos jogos e experimentos didático, espera-se encontrar resultados positivos no grau de participação e aprendizagem dos alunos. Vislumbrando encontrar nos jogos e experimentos didáticos um caminho que favoreça aos alunos um maior desenvolvimento de suas competências científicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "JOGOS E EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_14_34_28_idinscrito_3648_3109dd4dec076ccdaf40ef2cd11bb7b0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDEILMA FERNANDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDEILMA" "autor_email" => "andeilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7704 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 3648 "titulo" => "O USO DOS JOGOS E EXPERIMENTOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNICIAS" "resumo" => "Este projeto surge na perspectiva de compreender o discurso do professor sobre a importância dos jogos e dos experimentos didáticos como ferramentas no ensino de Ciências. Esta investigação se faz necessária para compreendermos o quanto se faz imprescindível o aprimoramento do ensino, visto que cada aluno aprende de modo diferente, e o professor enquanto mediador desse processo deve buscar novos meios que viabilizem a aprendizagem, em especial nas aulas de Ciências que contempla em suas bases conteúdos abstratos que se tornam por muitas vezes incompreensíveis para os alunos. Nesta perspectiva o uso dos jogos e dos experimentos didáticos viria como a ferramenta viável para dinamizar os aspectos metodológicos usados nas aulas de Ciências. Sua aplicação promoveria uma aprendizagem autônoma aos alunos, visto que os jogos e os experimentos didáticos admitem por seu intermédio o desenvolvimento diferente de assuntos complexos, permitindo aos alunos a construção de seus próprios conceitos, favorecendo seu desenvolvendo e enriquecendo seu raciocínio e percepção, por meio destes instrumentos pedagógicos que promovem a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Nesse sentido este projeto tem como objetivo investigar junto aos docentes da Rede Municipal de Santa Rita – Paraíba, a importância dos jogos e experimentos didáticos como ferramenta de intervenção na prática educativa, de modo que após a intervenção didática, pelo uso dos jogos e experimentos didático, espera-se encontrar resultados positivos no grau de participação e aprendizagem dos alunos. Vislumbrando encontrar nos jogos e experimentos didáticos um caminho que favoreça aos alunos um maior desenvolvimento de suas competências científicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "JOGOS E EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_14_34_28_idinscrito_3648_3109dd4dec076ccdaf40ef2cd11bb7b0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDEILMA FERNANDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDEILMA" "autor_email" => "andeilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }