ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS POPULARES À UNIVERSIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6874 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1242 "inscrito_id" => 3446 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS POPULARES À UNIVERSIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES" "resumo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS POPULARES À UNIVERSIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES Resumo: A educação formal é um dos meios de desenvolvimento do ser humano, e, para muitos, se faz o único instrumento de superação da condição socioeconômica. Já há algumas décadas no contexto brasileiro, o diploma de conclusão de ensino médio, somente, não é suficiente para possibilitar ao sujeito o crescimento, inserção social e empregabilidade. O que torna a educação superior um nível de educação almejado e, ao mesmo tempo, necessário para uma vida profissional mais promissora. Assim, ao refletir sobre a educação pública do nosso país, é necessário questionar a preparação dos estudantes das classes populares para enfrentarem o processo seletivo de ingresso a esse nível de ensino. O que passa pela análise da história da educação que aponta para a exclusão desse público. Com isso, esse estudo tem como objetivo conhecer a história dos estudantes das camadas populares quanto ao seu acesso ao ensino superior; assim, pretende-se: compreender o processo de entrada dos estudantes das camadas populares; os passos considerados importantes para o acesso e permanência na universidade, as suas reações quando conseguiram a vaga, como também, as dificuldades nesse percurso da vida acadêmica. A pesquisa se classifica como qualitativa, desenvolvida a partir de relatos de histórias de vida. Os relatos foram adquiridos a partir de diários distribuídos a 2 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos. Para embasar este estudo, alguns autores como Bourdieu (2002), Charlot (2011), Pavão (2002) e Zago (2006) foram consultados com o intuito de compreender as principais dificuldades encontradas por estes no processo de acesso e permanência no ensino superior. Com a análise dos dados, percebe-se que muitas são as dificuldades que esses jovens enfrentam, desde a luta pela vaga, a qual é vista como um “privilégio”, sendo que para alunos de escolas públicas ainda é um desafio devido ao baixo nível de ensino ao qual tiveram acesso em sua história de vida, até a permanência nesse meio, que se torna ainda mais complexa em decorrência das condições financeiras de suas famílias. Palavras-chave: Universidade, Acesso, Dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, ACESSO, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_48_27_idinscrito_3446_b38cfd52161921346a26df6c738d7f10.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH CRISTINA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "EDITH CRISTINA" "autor_email" => "cristinabrito@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6874 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1242 "inscrito_id" => 3446 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS POPULARES À UNIVERSIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES" "resumo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS POPULARES À UNIVERSIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES Resumo: A educação formal é um dos meios de desenvolvimento do ser humano, e, para muitos, se faz o único instrumento de superação da condição socioeconômica. Já há algumas décadas no contexto brasileiro, o diploma de conclusão de ensino médio, somente, não é suficiente para possibilitar ao sujeito o crescimento, inserção social e empregabilidade. O que torna a educação superior um nível de educação almejado e, ao mesmo tempo, necessário para uma vida profissional mais promissora. Assim, ao refletir sobre a educação pública do nosso país, é necessário questionar a preparação dos estudantes das classes populares para enfrentarem o processo seletivo de ingresso a esse nível de ensino. O que passa pela análise da história da educação que aponta para a exclusão desse público. Com isso, esse estudo tem como objetivo conhecer a história dos estudantes das camadas populares quanto ao seu acesso ao ensino superior; assim, pretende-se: compreender o processo de entrada dos estudantes das camadas populares; os passos considerados importantes para o acesso e permanência na universidade, as suas reações quando conseguiram a vaga, como também, as dificuldades nesse percurso da vida acadêmica. A pesquisa se classifica como qualitativa, desenvolvida a partir de relatos de histórias de vida. Os relatos foram adquiridos a partir de diários distribuídos a 2 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos. Para embasar este estudo, alguns autores como Bourdieu (2002), Charlot (2011), Pavão (2002) e Zago (2006) foram consultados com o intuito de compreender as principais dificuldades encontradas por estes no processo de acesso e permanência no ensino superior. Com a análise dos dados, percebe-se que muitas são as dificuldades que esses jovens enfrentam, desde a luta pela vaga, a qual é vista como um “privilégio”, sendo que para alunos de escolas públicas ainda é um desafio devido ao baixo nível de ensino ao qual tiveram acesso em sua história de vida, até a permanência nesse meio, que se torna ainda mais complexa em decorrência das condições financeiras de suas famílias. Palavras-chave: Universidade, Acesso, Dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, ACESSO, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_48_27_idinscrito_3446_b38cfd52161921346a26df6c738d7f10.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH CRISTINA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "EDITH CRISTINA" "autor_email" => "cristinabrito@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }