TRASTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7989 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 33096 "titulo" => "TRASTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE" "resumo" => "O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um dos transtornos mais comuns da infância, apontado como uma porcentagem de 3% a 5% em crianças em idade escolar. No Brasil, pesquisas indicam uma prevalência 3% a 6% (segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Nosso objetivo foi destacar seu conceito, suas características e suas implicações no processo educativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica; e a seleção dos artigos se deteve à abrangência do tema proposto. Para que as crianças recebam um diagnóstico de TDAH, elas devem apresentar comportamentos considerados inesperados para a idade e o desenvolvimento cognitivo. O TDAH é caracterizado por sinais marcantes de desatenção, inquietude e impulsividade. Dessa forma, para que uma criança seja diagnosticada com algum tipo de transtorno, precisam-se identificar ao menos seis dentre as possíveis características. O ambiente escolar é o local mais favorável para a percepção desses fatores, visto que a agitação ou a desatenção são vivenciadas pela maior parte dos estudantes em algum momento na infância, porém a falta de controle de suas ações e a repetição com frequência de atitudes como estas, pode originar além do desconforto do professor, a desconfiança de que possa existir um problema maior a desencadear nestas ações, do que simplesmente um mau comportamento. Conclui-se que as dificuldades no decorrer da aprendizagem escolar são manifestas de diversas maneiras e que algumas delas não caracterizam um transtorno ou déficit. Cabe ao professor e demais profissionais da educação se empenharem na compreensão de seus alunos e de cada indivíduo em particular; e assim perceber se os mesmos possuem alguma dificuldade além do convencional, para então encaminhá-los a uma equipe médica, para que haja a avaliação, e caso seja constatado um caso de TDAH, proporcionar os cuidados necessários." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TDAH, CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_00_56_idinscrito_33096_5d7693d8092602cfe2e5d60a31069460.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA SANNY MENDES DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "ANDREZA SANNY" "autor_email" => "andrezasanny@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7989 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 33096 "titulo" => "TRASTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE" "resumo" => "O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um dos transtornos mais comuns da infância, apontado como uma porcentagem de 3% a 5% em crianças em idade escolar. No Brasil, pesquisas indicam uma prevalência 3% a 6% (segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Nosso objetivo foi destacar seu conceito, suas características e suas implicações no processo educativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica; e a seleção dos artigos se deteve à abrangência do tema proposto. Para que as crianças recebam um diagnóstico de TDAH, elas devem apresentar comportamentos considerados inesperados para a idade e o desenvolvimento cognitivo. O TDAH é caracterizado por sinais marcantes de desatenção, inquietude e impulsividade. Dessa forma, para que uma criança seja diagnosticada com algum tipo de transtorno, precisam-se identificar ao menos seis dentre as possíveis características. O ambiente escolar é o local mais favorável para a percepção desses fatores, visto que a agitação ou a desatenção são vivenciadas pela maior parte dos estudantes em algum momento na infância, porém a falta de controle de suas ações e a repetição com frequência de atitudes como estas, pode originar além do desconforto do professor, a desconfiança de que possa existir um problema maior a desencadear nestas ações, do que simplesmente um mau comportamento. Conclui-se que as dificuldades no decorrer da aprendizagem escolar são manifestas de diversas maneiras e que algumas delas não caracterizam um transtorno ou déficit. Cabe ao professor e demais profissionais da educação se empenharem na compreensão de seus alunos e de cada indivíduo em particular; e assim perceber se os mesmos possuem alguma dificuldade além do convencional, para então encaminhá-los a uma equipe médica, para que haja a avaliação, e caso seja constatado um caso de TDAH, proporcionar os cuidados necessários." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TDAH, CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_00_56_idinscrito_33096_5d7693d8092602cfe2e5d60a31069460.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA SANNY MENDES DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "ANDREZA SANNY" "autor_email" => "andrezasanny@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }