QUESTÃO RACIAL E AFRICANIDADES NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7868 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 5489 "titulo" => "QUESTÃO RACIAL E AFRICANIDADES NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "A Lei N° 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas de todo o país. Mas a lei não se faz sozinha, ela não foi simplesmente posta no papel, foi uma grande conquista do movimento negro, uma luta que está presente há décadas na nossa história e cultura brasileira. O presente trabalho tem como objetivo norteador discutir o que atualmente está sendo trabalhado nas escolas de Mossoró. Sobre a questão da cultura afro-brasileira em relação ao conteúdo curricular de sociologia, de que maneira os currículos estão apontando métodos e conteúdos para tratar este tema? Como o currículo está sendo aplicado pelos professores visando a implementação da lei N° 10.639/03? Quais os maiores desafios dos docentes em relação à aplicação do conteúdo obrigatório? Vamos responder essas inquietações a partir de estudo bibliográfico acerca do tema, analisando propostas curriculares em diferentes estados do Brasil, bem como relatos de experiências na escola estadual Moreira Dias na cidade de Mossoró-RN, escola parceira do PIBID Ciências Sociais. Torna-se de fundamental importância que o currículo de Sociologia não seja restrito ao desenvolvimento de técnicas e competências inerentes ao instrumental curricular. Nesse sentido, o currículo precisa apresentar as concepções da sociedade e da política presentes na abordagem que o profissional irá seguir. Logo, uma discussão sobre o currículo da disciplina de Sociologia no ensino médio, que contemple também a formação prática do professor de Sociologia, exige contextualizar o desafio representado pela questão racial e pelo racismo. Observamos quão grande é a distância entre o discurso político da escola e a realidade vivenciada na prática. Fica visível pelo relato deste trabalho que a necessidade de se vivenciar a questão racial é urgente, deve-se também pensar a lei como uma medida coercitiva e que sem uma punição para o seu não cumprimento ela se torna inoperante. Orientar os alunos e esclarecê-los sobre as sua raízes e sua historia, contada a partir de uma visão cientifica não de forma eurocêntrica, é dar ao aluno o direito de conhecer a ele mesmo. Quanto à elaboração e construção de um currículo de sociologia, deve ocorrer no seio da escola, e com a participação de toda a comunidade escolar, e que tenham voz os representantes das diferentes, etnias, gêneros, comportamentos, religiões e movimentos sociais. O mediador dessa discussão sobre currículo deve ser o professor de sociologia, ele é incumbido de instigar a discussão, mobilizar a escola, e trabalhar com os alunos essa problemática. Visando sempre a diversidade de conteúdos. O professor de sociologia deve contribuir para que tenhamos um currículo democrático e participativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, RAÇA, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_23_45_idinscrito_5489_913aab0cabaac8700877a3c04c0f9f6c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDSON MANOEL DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDSON SOUZA" "autor_email" => "manoeljud@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7868 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 5489 "titulo" => "QUESTÃO RACIAL E AFRICANIDADES NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "A Lei N° 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas de todo o país. Mas a lei não se faz sozinha, ela não foi simplesmente posta no papel, foi uma grande conquista do movimento negro, uma luta que está presente há décadas na nossa história e cultura brasileira. O presente trabalho tem como objetivo norteador discutir o que atualmente está sendo trabalhado nas escolas de Mossoró. Sobre a questão da cultura afro-brasileira em relação ao conteúdo curricular de sociologia, de que maneira os currículos estão apontando métodos e conteúdos para tratar este tema? Como o currículo está sendo aplicado pelos professores visando a implementação da lei N° 10.639/03? Quais os maiores desafios dos docentes em relação à aplicação do conteúdo obrigatório? Vamos responder essas inquietações a partir de estudo bibliográfico acerca do tema, analisando propostas curriculares em diferentes estados do Brasil, bem como relatos de experiências na escola estadual Moreira Dias na cidade de Mossoró-RN, escola parceira do PIBID Ciências Sociais. Torna-se de fundamental importância que o currículo de Sociologia não seja restrito ao desenvolvimento de técnicas e competências inerentes ao instrumental curricular. Nesse sentido, o currículo precisa apresentar as concepções da sociedade e da política presentes na abordagem que o profissional irá seguir. Logo, uma discussão sobre o currículo da disciplina de Sociologia no ensino médio, que contemple também a formação prática do professor de Sociologia, exige contextualizar o desafio representado pela questão racial e pelo racismo. Observamos quão grande é a distância entre o discurso político da escola e a realidade vivenciada na prática. Fica visível pelo relato deste trabalho que a necessidade de se vivenciar a questão racial é urgente, deve-se também pensar a lei como uma medida coercitiva e que sem uma punição para o seu não cumprimento ela se torna inoperante. Orientar os alunos e esclarecê-los sobre as sua raízes e sua historia, contada a partir de uma visão cientifica não de forma eurocêntrica, é dar ao aluno o direito de conhecer a ele mesmo. Quanto à elaboração e construção de um currículo de sociologia, deve ocorrer no seio da escola, e com a participação de toda a comunidade escolar, e que tenham voz os representantes das diferentes, etnias, gêneros, comportamentos, religiões e movimentos sociais. O mediador dessa discussão sobre currículo deve ser o professor de sociologia, ele é incumbido de instigar a discussão, mobilizar a escola, e trabalhar com os alunos essa problemática. Visando sempre a diversidade de conteúdos. O professor de sociologia deve contribuir para que tenhamos um currículo democrático e participativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, RAÇA, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_23_45_idinscrito_5489_913aab0cabaac8700877a3c04c0f9f6c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDSON MANOEL DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDSON SOUZA" "autor_email" => "manoeljud@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }