Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA OFICINA DE CONFECÇÃO DE MATERIAIS

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7389
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 998
    "inscrito_id" => 3689
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA OFICINA DE CONFECÇÃO DE MATERIAIS"
    "resumo" => "O uso de materiais pedagógicos é uma valiosa ferramenta de trabalho, um auxílio no desenvolvimento das aulas, pois propicia maior eficiência na aprendizagem, através do uso dos diversos materiais e de recursos pedagógicos diferenciados, possibilitando o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, da reflexão, do comportamento crítico e de suas atitudes.  O presente trabalho apresenta o relato de experiência da autora em ministrar uma oficina para a produção de materiais pedagógicos voltados para o ensino de ciências e biologia que será de suma importância, pois essas disciplinas proporcionam aos alunos um interesse critico e cientifico relacionada às ciências da natureza fazendo uma analogia entre teoria e a pratica com aulas ministrado com matérias e experiências pedagógicas. A atividade foi desenvolvida no I Simpósio Paraibano de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Paraíba, no campus II, na cidade, Areia (PB), O objetivo foi estimular e incentivar docentes já experientes, futuros professores, e alunos de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia para produzir e utilizar materiais pedagógicos em aulas, através de realizações de experimentos pedagógicos envolvendo os órgãos do sentido, visão, olfato, paladar, audição e tato, que foram confeccionados com materiais de fácil acesso e de baixo custo tendo uma boa aceitação das pessoas envolvidas. Foi realizado um experimento para todos os órgãos do sentido onde os participantes da oficina interagiam entre si e trocavam informações. A oficina foi ministrada por alunos do curso de Biologia da instituição, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Através da observação percebeu-se um grande interesse e entusiasmo dos participantes em estar aprendendo novas metodologias para o auxílio no ensino dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos, por meio da observação direta, conclui-se que o uso de materiais pedagógicos e aulas praticam merece um olhar diferenciado na vida dos docentes, e deve ser estimulado nos cursos de licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_49_37_idinscrito_3689_0a3aa64e9208cf75cc312c1c7cb62fa9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JOSILENE AMEIDA"
    "autor_email" => "josysharle5@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB CAMPUS II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7389
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 998
    "inscrito_id" => 3689
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA OFICINA DE CONFECÇÃO DE MATERIAIS"
    "resumo" => "O uso de materiais pedagógicos é uma valiosa ferramenta de trabalho, um auxílio no desenvolvimento das aulas, pois propicia maior eficiência na aprendizagem, através do uso dos diversos materiais e de recursos pedagógicos diferenciados, possibilitando o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, da reflexão, do comportamento crítico e de suas atitudes.  O presente trabalho apresenta o relato de experiência da autora em ministrar uma oficina para a produção de materiais pedagógicos voltados para o ensino de ciências e biologia que será de suma importância, pois essas disciplinas proporcionam aos alunos um interesse critico e cientifico relacionada às ciências da natureza fazendo uma analogia entre teoria e a pratica com aulas ministrado com matérias e experiências pedagógicas. A atividade foi desenvolvida no I Simpósio Paraibano de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Paraíba, no campus II, na cidade, Areia (PB), O objetivo foi estimular e incentivar docentes já experientes, futuros professores, e alunos de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia para produzir e utilizar materiais pedagógicos em aulas, através de realizações de experimentos pedagógicos envolvendo os órgãos do sentido, visão, olfato, paladar, audição e tato, que foram confeccionados com materiais de fácil acesso e de baixo custo tendo uma boa aceitação das pessoas envolvidas. Foi realizado um experimento para todos os órgãos do sentido onde os participantes da oficina interagiam entre si e trocavam informações. A oficina foi ministrada por alunos do curso de Biologia da instituição, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Através da observação percebeu-se um grande interesse e entusiasmo dos participantes em estar aprendendo novas metodologias para o auxílio no ensino dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos, por meio da observação direta, conclui-se que o uso de materiais pedagógicos e aulas praticam merece um olhar diferenciado na vida dos docentes, e deve ser estimulado nos cursos de licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_49_37_idinscrito_3689_0a3aa64e9208cf75cc312c1c7cb62fa9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JOSILENE AMEIDA"
    "autor_email" => "josysharle5@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB CAMPUS II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O uso de materiais pedagógicos é uma valiosa ferramenta de trabalho, um auxílio no desenvolvimento das aulas, pois propicia maior eficiência na aprendizagem, através do uso dos diversos materiais e de recursos pedagógicos diferenciados, possibilitando o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, da reflexão, do comportamento crítico e de suas atitudes. O presente trabalho apresenta o relato de experiência da autora em ministrar uma oficina para a produção de materiais pedagógicos voltados para o ensino de ciências e biologia que será de suma importância, pois essas disciplinas proporcionam aos alunos um interesse critico e cientifico relacionada às ciências da natureza fazendo uma analogia entre teoria e a pratica com aulas ministrado com matérias e experiências pedagógicas. A atividade foi desenvolvida no I Simpósio Paraibano de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Paraíba, no campus II, na cidade, Areia (PB), O objetivo foi estimular e incentivar docentes já experientes, futuros professores, e alunos de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia para produzir e utilizar materiais pedagógicos em aulas, através de realizações de experimentos pedagógicos envolvendo os órgãos do sentido, visão, olfato, paladar, audição e tato, que foram confeccionados com materiais de fácil acesso e de baixo custo tendo uma boa aceitação das pessoas envolvidas. Foi realizado um experimento para todos os órgãos do sentido onde os participantes da oficina interagiam entre si e trocavam informações. A oficina foi ministrada por alunos do curso de Biologia da instituição, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Através da observação percebeu-se um grande interesse e entusiasmo dos participantes em estar aprendendo novas metodologias para o auxílio no ensino dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos, por meio da observação direta, conclui-se que o uso de materiais pedagógicos e aulas praticam merece um olhar diferenciado na vida dos docentes, e deve ser estimulado nos cursos de licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.