PERFIL DOS PROFESSORES DE EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB: RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COM O COTIDIANO DESSE PÚBLICO
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Diante desse cenário, mais especificamente em relação ao ensino das Ciências no município de Patos-PB, a EJA oferece a inúmeras pessoas a possibilidade de concluir os estudos básicos. Porém, o perfil do profissional docente do ensino das Ciências Naturais na EJA não é conhecido, o que pode dificultar a inserção de medidas que venham complementar ou suplementar sua formação, através de cursos de formação continuada, por exemplo.Objetivo: o presente estudo objetivou avaliar o perfil dos professores da EJA, o material didático e as dificuldades daqueles profissionais sobre ensino de Ciências na cidade de Patos-PB.Metodologia: a pesquisa foi desenvolvida por meio da avaliação do material didático, visitas às escolas e através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio e contendo perguntas sobre o uso daquele material. 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Quando confrontada a opinião dos professores sobre o uso desses livros, por unanimidade, todos defendem o uso do livro “Alcance EJA”, alegando maior proximidade de seu conteúdo com a realidade social dos alunos. Foi possível observar também durante as visitas às escolas um grande déficit de livros.Conclusão: através da avaliação do material didático, das observações feitas durante as visitas às escolas e das entrevistas com os professores que, mesmo o livro “Alcance EJA” sendo eleito pelos professores como o material mais adequado, o livro da editora Moderna, atende melhor as diretrizes nacionais. No que diz respeito ao perfil dos professores, apesar da experiência constatada, a falta de recursos didáticos e de apoio pedagógico intensivo prejudica o desenvolvimento de suas funções." 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