Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DO USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ABORDAGEM ÉTNICO-RACIAL, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Observamos as crescentes exigências em torno da formação docente, tendo em vista que no ambiente educacional as questões sociais se evidenciam desafiando as visões e práticas docentes. Notamos também, que os professores encontram dificuldades em desenvolver metodologias que estimulem os alunos a desenvolver um leitor que se apropria da linguagem para exercer sua cidadania. No contexto da sala de aula, os professores na formação superior encontram dificuldades em desenvolver metodologias que propiciam a aprendizagem da leitura e da escrita, que envolvam as discussões da temática étnico-racial. Diante destes aspectos: Como a abordagem da Histórias em Quadrinhos pode contribuir na discussão da temática étnico-racial no contexto da formação docente? Tendo o presente questionamento, o objetivo deste estudo é propor um estudo voltado para as práticas educativas representadas nas Histórias em Quadrinhos (HQ) sobre as questões étnico-racial voltadas para formação docente. Apresentamos como referencial teórico para este projeto: Luyten (1985), Vergueiro (2005, 2006), Candau (2011), Azevedo (2012), Gatti (2013), Chinen (2013), e documentos oficiais tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e outros. A abordagem metodológica da pesquisa será qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Portanto, espera-se que a partir da utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula possamos avançar ao que compete à função social da escola, como também, no papel enquanto educadores/as de realizar um trabalho em relação à diversidade étnico-racial.

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