Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVASÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/LICENCIATURA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UAB/UNIMONTES (2008/2011)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA/UAB-UNIMONTES, EVASÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6638
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1103
    "inscrito_id" => 3077
    "titulo" => "A  EVASÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/LICENCIATURA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UAB/UNIMONTES (2008/2011)"
    "resumo" => "O presente artigo tem intuito de definir e analisar as razões que levaram alunos evadirem do curso de Ciências Sociais / Licenciatura na modalidade a Distância – UAB/Unimontes (2008/2011). O processo de elaboração deste artigo consistiu de um levantamento com dados documentais obtidos da Secretaria Geral da UNIMONTES/UAB, quanto ao número de estudantes matriculados no 1º (primeiro) período em comparação com os do 6º período. Nos anos de 2008 a 2011. Foram feitos gráficos resultantes da elaboração das categorias resultantes das razões apresentadas pelos estudantes que evadiram do curso. Nesse sentido foram apresentadas explicações sobre a modalidade Educação a Distância (EAD), a Universidade Aberta do Brasil, o curso de Ciências Sociais/Licenciatura na UAB/Unimontes, a Evasão no Ensino Superior, bem como os resultados do estudo feito no período mencionado anteriormente, tendo por base os dados e a análise da evasão no curso de Ciências Sociais/ Licenciatura na UAB/Unimontes. Ademais foram apresentadas estratégias para evitar evasão que foram postas em prática pela equipe de tutores, professores e coordenação do curso de Ciências Sociais Licenciatura UAB/UNIMONTES, que vão do acompanhamento diário dos estudantes pelos tutores, com horários amplificados no próprio laboratório de informática do curso de Ciências Sociais/Bacharelado ao desenvolvimento de atividades extracurriculares/ motivadores, no caso o Projeto de Extensão – OIA: Olhar, Imaginar, Agir! Mostra audiovisual. Nesse sentido todos os aspectos que envolvem a formação de professores tem sido objeto de estudo de especialistas em educação, a fim de detectar eventuais lacunas que possam interferir na quantidade e qualidade dos profissionais que atuam na regência da Sociologia no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA/UAB-UNIMONTES, EVASÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_30_57_idinscrito_3077_eddb91151d08971cfa089782d9804193.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEILA RENATA SILVA PINA"
    "autor_nome_curto" => "NEILA PINA"
    "autor_email" => "neilapina@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIMONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6638
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1103
    "inscrito_id" => 3077
    "titulo" => "A  EVASÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/LICENCIATURA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UAB/UNIMONTES (2008/2011)"
    "resumo" => "O presente artigo tem intuito de definir e analisar as razões que levaram alunos evadirem do curso de Ciências Sociais / Licenciatura na modalidade a Distância – UAB/Unimontes (2008/2011). O processo de elaboração deste artigo consistiu de um levantamento com dados documentais obtidos da Secretaria Geral da UNIMONTES/UAB, quanto ao número de estudantes matriculados no 1º (primeiro) período em comparação com os do 6º período. Nos anos de 2008 a 2011. Foram feitos gráficos resultantes da elaboração das categorias resultantes das razões apresentadas pelos estudantes que evadiram do curso. Nesse sentido foram apresentadas explicações sobre a modalidade Educação a Distância (EAD), a Universidade Aberta do Brasil, o curso de Ciências Sociais/Licenciatura na UAB/Unimontes, a Evasão no Ensino Superior, bem como os resultados do estudo feito no período mencionado anteriormente, tendo por base os dados e a análise da evasão no curso de Ciências Sociais/ Licenciatura na UAB/Unimontes. Ademais foram apresentadas estratégias para evitar evasão que foram postas em prática pela equipe de tutores, professores e coordenação do curso de Ciências Sociais Licenciatura UAB/UNIMONTES, que vão do acompanhamento diário dos estudantes pelos tutores, com horários amplificados no próprio laboratório de informática do curso de Ciências Sociais/Bacharelado ao desenvolvimento de atividades extracurriculares/ motivadores, no caso o Projeto de Extensão – OIA: Olhar, Imaginar, Agir! Mostra audiovisual. Nesse sentido todos os aspectos que envolvem a formação de professores tem sido objeto de estudo de especialistas em educação, a fim de detectar eventuais lacunas que possam interferir na quantidade e qualidade dos profissionais que atuam na regência da Sociologia no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA/UAB-UNIMONTES, EVASÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_30_57_idinscrito_3077_eddb91151d08971cfa089782d9804193.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEILA RENATA SILVA PINA"
    "autor_nome_curto" => "NEILA PINA"
    "autor_email" => "neilapina@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIMONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem intuito de definir e analisar as razões que levaram alunos evadirem do curso de Ciências Sociais / Licenciatura na modalidade a Distância – UAB/Unimontes (2008/2011). O processo de elaboração deste artigo consistiu de um levantamento com dados documentais obtidos da Secretaria Geral da UNIMONTES/UAB, quanto ao número de estudantes matriculados no 1º (primeiro) período em comparação com os do 6º período. Nos anos de 2008 a 2011. Foram feitos gráficos resultantes da elaboração das categorias resultantes das razões apresentadas pelos estudantes que evadiram do curso. Nesse sentido foram apresentadas explicações sobre a modalidade Educação a Distância (EAD), a Universidade Aberta do Brasil, o curso de Ciências Sociais/Licenciatura na UAB/Unimontes, a Evasão no Ensino Superior, bem como os resultados do estudo feito no período mencionado anteriormente, tendo por base os dados e a análise da evasão no curso de Ciências Sociais/ Licenciatura na UAB/Unimontes. Ademais foram apresentadas estratégias para evitar evasão que foram postas em prática pela equipe de tutores, professores e coordenação do curso de Ciências Sociais Licenciatura UAB/UNIMONTES, que vão do acompanhamento diário dos estudantes pelos tutores, com horários amplificados no próprio laboratório de informática do curso de Ciências Sociais/Bacharelado ao desenvolvimento de atividades extracurriculares/ motivadores, no caso o Projeto de Extensão – OIA: Olhar, Imaginar, Agir! Mostra audiovisual. Nesse sentido todos os aspectos que envolvem a formação de professores tem sido objeto de estudo de especialistas em educação, a fim de detectar eventuais lacunas que possam interferir na quantidade e qualidade dos profissionais que atuam na regência da Sociologia no Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.