O ENSINO DE ESTILÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7573 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 5323 "titulo" => "O ENSINO DE ESTILÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO" "resumo" => "O objetivo de nosso artigo é apresentar o resultado de uma atividade teórico-prática disposta em sala de aula, para alunos do sétimo período do Curso de Letras, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estilística, no semestre 2014.1. A atividade em questão consistia na elaboração de uma proposta didática que contemplasse o estudo da Estilística nas turmas do ensino fundamental ou médio. A partir das orientações, elaboramos uma proposta para ser aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio, visando, como já assinalamos anteriormente, o desenvolvimento de conteúdos voltados para o campo estilístico, destacando-se, assim, os recursos de denotação e conotação; a diferença entre traço estilístico e erro gramatical e, claro, o estilo. A fim de contribuirmos para uma melhor compreensão desses assuntos, selecionamos os gêneros textuais poema, notícia, música e imagens. A escolha de tais gêneros deveu-se ao fato de acreditarmos que estes possuem forte grau de expressividade e significação, além de se fazerem presentes no cotidiano do aluno, o que poderá contribuir para as práticas de leitura em sala de aula, bem como para uma melhor compreensão dos conteúdos a serem trabalhados. Para a realização dessa atividade, num primeiro momento, fizemos uma revisão bibliográfica sobre os estudos da Estilística, para tanto, tomamos por base as pesquisas de Carvalho (2005), Parente (2008) e Rodrigues (2010). Num segundo momento, definimos a série, os gêneros e conteúdos a serem utilizados para, finalmente, elaborarmos a proposta didática. Acreditamos que este trabalho contribuirá para uma reflexão a respeito do modo como o professor poderá abordar os estudos estilísticos nas aulas de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PROPOSTA DIDÁTICA, ESTILÍSTICA, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_42_49_idinscrito_5323_a8a1b3790fc9cc48ba14903ae49ce41d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA" "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7573 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 5323 "titulo" => "O ENSINO DE ESTILÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO" "resumo" => "O objetivo de nosso artigo é apresentar o resultado de uma atividade teórico-prática disposta em sala de aula, para alunos do sétimo período do Curso de Letras, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estilística, no semestre 2014.1. A atividade em questão consistia na elaboração de uma proposta didática que contemplasse o estudo da Estilística nas turmas do ensino fundamental ou médio. A partir das orientações, elaboramos uma proposta para ser aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio, visando, como já assinalamos anteriormente, o desenvolvimento de conteúdos voltados para o campo estilístico, destacando-se, assim, os recursos de denotação e conotação; a diferença entre traço estilístico e erro gramatical e, claro, o estilo. A fim de contribuirmos para uma melhor compreensão desses assuntos, selecionamos os gêneros textuais poema, notícia, música e imagens. A escolha de tais gêneros deveu-se ao fato de acreditarmos que estes possuem forte grau de expressividade e significação, além de se fazerem presentes no cotidiano do aluno, o que poderá contribuir para as práticas de leitura em sala de aula, bem como para uma melhor compreensão dos conteúdos a serem trabalhados. Para a realização dessa atividade, num primeiro momento, fizemos uma revisão bibliográfica sobre os estudos da Estilística, para tanto, tomamos por base as pesquisas de Carvalho (2005), Parente (2008) e Rodrigues (2010). Num segundo momento, definimos a série, os gêneros e conteúdos a serem utilizados para, finalmente, elaborarmos a proposta didática. Acreditamos que este trabalho contribuirá para uma reflexão a respeito do modo como o professor poderá abordar os estudos estilísticos nas aulas de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PROPOSTA DIDÁTICA, ESTILÍSTICA, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_42_49_idinscrito_5323_a8a1b3790fc9cc48ba14903ae49ce41d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA" "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }