EXISTE PRAXIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES?
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7281 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 2693 "titulo" => "EXISTE PRAXIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES?" "resumo" => "O presente artigo aborda o desenvolvimento e resultados do projeto de pesquisa PIBIC intitulada Existe Práxis nos cursos de Formação de Professor?, no qual estudamos a relação teoria e prática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em duas Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, realizado no período de agosto de 2012 à julho de 2013. Nesse estudo a relação teoria e prática é analisada enquanto práxis, ou seja, como ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática (trabalho criativo), transformação do mundo. Essa ação consciente tem como condição a transformação dos sujeitos, aqui os alunos de graduação, que buscam mudar sua realidade profissional. É à luz da categoria da práxis que se devem abordar os problemas do conhecimento da história, da sociedade e do próprio ser. A pesquisa desenvolve-se numa perspectiva qualitativa e tem como caminho teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, buscando as contradições e lacunas nesse processo. A investigação atravessou três momentos: coleta dos documentos relativos à orientação do MEC para os Cursos de Formação de Professores das IES; coleta dos documentos relativos à orientação das Instituições para as Licenciaturas e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; e por fim, estudo das relações que esses documentos estabelecem entre a teoria e a prática. Os resultados apontam que a práxis é algo ainda distante nos Cursos de Licenciatura pesquisados, apesar dos esforços nesse sentido, assim como possibilitam constatar contradições e lacunas, entre teoria e prática, considerando, entre outros aspectos, a carência no acesso dos alunos às escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PRÁXIS;, MARXISMO;, FORMAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_07_54_idinscrito_2693_a24554f2a58e7f7f77ea841383501eeb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA" "autor_email" => "andrade_alcantara2011@liv" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7281 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 2693 "titulo" => "EXISTE PRAXIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES?" "resumo" => "O presente artigo aborda o desenvolvimento e resultados do projeto de pesquisa PIBIC intitulada Existe Práxis nos cursos de Formação de Professor?, no qual estudamos a relação teoria e prática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em duas Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, realizado no período de agosto de 2012 à julho de 2013. Nesse estudo a relação teoria e prática é analisada enquanto práxis, ou seja, como ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática (trabalho criativo), transformação do mundo. Essa ação consciente tem como condição a transformação dos sujeitos, aqui os alunos de graduação, que buscam mudar sua realidade profissional. É à luz da categoria da práxis que se devem abordar os problemas do conhecimento da história, da sociedade e do próprio ser. A pesquisa desenvolve-se numa perspectiva qualitativa e tem como caminho teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, buscando as contradições e lacunas nesse processo. A investigação atravessou três momentos: coleta dos documentos relativos à orientação do MEC para os Cursos de Formação de Professores das IES; coleta dos documentos relativos à orientação das Instituições para as Licenciaturas e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; e por fim, estudo das relações que esses documentos estabelecem entre a teoria e a prática. Os resultados apontam que a práxis é algo ainda distante nos Cursos de Licenciatura pesquisados, apesar dos esforços nesse sentido, assim como possibilitam constatar contradições e lacunas, entre teoria e prática, considerando, entre outros aspectos, a carência no acesso dos alunos às escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PRÁXIS;, MARXISMO;, FORMAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_07_54_idinscrito_2693_a24554f2a58e7f7f77ea841383501eeb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA" "autor_email" => "andrade_alcantara2011@liv" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }