O TEXTO PUBLICITÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DE UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL E SOCIODISCURSIVA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7681 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 361 "titulo" => "O TEXTO PUBLICITÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DE UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL E SOCIODISCURSIVA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo propor uma estratégia de ensino de Língua Portuguesa através do gênero textual publicitário, considerando a sua relação persuasiva com a forma comportamental nele sugerida ou o seu ethos – manifestado na identificação do contexto de produção. O corpus de análise será uma propaganda da Friboi (marca de carnes), manifestada na revista Veja (Ed. Abril. Ed. 2375. Ano 47. No 22. 28/maio/2014). Os processos argumentativos presentes na propaganda elaborados para causar adesão ao produto pelos leitores serão enumerados a partir do que recomenda a teoria de base da Análise de Discurso, ancorada em autores como Maria do Rosário Gregolin, Patrick Charaudeau, Dominique Maingueneau, Nelly de Carvalho e Ruth Amossy. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos a serem utilizados consideram o texto composicional da propaganda, em seus recursos linguísticos e extralinguísticos. A análise pretenderá colocar em relação o campo da língua (suscetível de ser estudada pela Linguística) e o campo da sociedade (apreendida pela história e pela ideologia) – fazendo com que o professor apreenda que os fenômenos através da língua podem ser analisados de forma contextual, pragmática. Tomar-se-á o conceito de ethos, um comportamento construído no processo de interação verbal e revelado de forma persuasiva pela marca. Ele é determinado no funcionamento da linguagem, nas diferentes escolhas lexicais realizadas pelos falantes – em uma situação comunicativa precisa. Na sociedade moderna e capitalista de consumo, a publicidade – não mais propaganda – tornou-se lugar de interesse para se trabalhar os conceitos de discurso, ao enfatizar a relação com seu interlocutor. Como toda interlocução se constitui em um panorama histórico-social situado, o texto publicitário se integra ao consumidor a partir de um posicionamento ideológico que faz os vários grupos sociais se identificarem com atitudes, maneiras de ser. Partindo dessas noções, a prática docente, em relação ao trabalho com o gênero textual em questão, poderá contribuir (além de outras ações pedagógicas também discursivas) para a propiciação de um aprendizado mais consciente e relevante socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ANÁLISE DO DISCURSO, PUBLICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_36_24_idinscrito_361_923c548e7abd55db8fc64b9d2675329b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO BULHÕES CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "HUGO BULHÕES" "autor_email" => "hbcordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7681 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 361 "titulo" => "O TEXTO PUBLICITÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DE UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL E SOCIODISCURSIVA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo propor uma estratégia de ensino de Língua Portuguesa através do gênero textual publicitário, considerando a sua relação persuasiva com a forma comportamental nele sugerida ou o seu ethos – manifestado na identificação do contexto de produção. O corpus de análise será uma propaganda da Friboi (marca de carnes), manifestada na revista Veja (Ed. Abril. Ed. 2375. Ano 47. No 22. 28/maio/2014). Os processos argumentativos presentes na propaganda elaborados para causar adesão ao produto pelos leitores serão enumerados a partir do que recomenda a teoria de base da Análise de Discurso, ancorada em autores como Maria do Rosário Gregolin, Patrick Charaudeau, Dominique Maingueneau, Nelly de Carvalho e Ruth Amossy. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos a serem utilizados consideram o texto composicional da propaganda, em seus recursos linguísticos e extralinguísticos. A análise pretenderá colocar em relação o campo da língua (suscetível de ser estudada pela Linguística) e o campo da sociedade (apreendida pela história e pela ideologia) – fazendo com que o professor apreenda que os fenômenos através da língua podem ser analisados de forma contextual, pragmática. Tomar-se-á o conceito de ethos, um comportamento construído no processo de interação verbal e revelado de forma persuasiva pela marca. Ele é determinado no funcionamento da linguagem, nas diferentes escolhas lexicais realizadas pelos falantes – em uma situação comunicativa precisa. Na sociedade moderna e capitalista de consumo, a publicidade – não mais propaganda – tornou-se lugar de interesse para se trabalhar os conceitos de discurso, ao enfatizar a relação com seu interlocutor. Como toda interlocução se constitui em um panorama histórico-social situado, o texto publicitário se integra ao consumidor a partir de um posicionamento ideológico que faz os vários grupos sociais se identificarem com atitudes, maneiras de ser. Partindo dessas noções, a prática docente, em relação ao trabalho com o gênero textual em questão, poderá contribuir (além de outras ações pedagógicas também discursivas) para a propiciação de um aprendizado mais consciente e relevante socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ANÁLISE DO DISCURSO, PUBLICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_36_24_idinscrito_361_923c548e7abd55db8fc64b9d2675329b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO BULHÕES CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "HUGO BULHÕES" "autor_email" => "hbcordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }