O PERCURSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO E FORA DO CONTEXTO EDUCACIONAL.
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Os resultados da pesquisa direcionam para uma reflexão criteriosa, destacando no questionário aos professores, que 79% aprovam a implantação da EA como disciplina obrigatória no currículo escolar e 21% salientam que devem ser trabalhados temas voltados aos recursos naturais, 63% afirma que os alunos não apresentam uma postura adequada em relação ao meio ambiente, 21% às vezes praticam medidas práticas de preservação e apenas 16% adotam cotidianamente alternativas que são consideradas ecologicamente corretas para manutenção do equilíbrio ambiental. No questionário aplicado aos agricultores nota-se que 42% utilizam de forma adequada os recursos naturais de suas propriedades, 46% afirmam que às vezes e apenas 12% descrevem que não usam corretamente os recursos disponíveis. Segundo os entrevistados algumas espécies de plantas estão desaparecendo da propriedade, sendo nativas e não nativas da região, aparecendo com 14% a catingueira, 13% o umbuzeiro, 13% o juazeiro, 17% a jurema preta, 19% o mandacaru, 9% a algaroba e 15% o pereiro, os agricultores ressaltam também que há muitas espécies de animais se extinguindo, sendo o caso do tatu-peba com 9%, o galo de campina com 14%, a rolinha com 15%, a cobra cascavel 8%, a cobra cipó 11%, a cobra verde com 10%, o preá 14%, o soim 10% e a ticaca 10%. Os resultados explicitam que os professores sentem a necessidade de uma maior abordagem acerca da educação ambiental dentro do contexto escolar, constatando também que os agricultores percebem que alguns tipos de espécies de plantas e animais estão desaparecendo rapidamente, sendo necessário rever as práticas diárias e estimular a vivência da educação ambiental." 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