Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERCURSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO E FORA DO CONTEXTO EDUCACIONAL.

Palavra-chaves: AMBIENTE ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7648
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "O PERCURSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO E FORA DO CONTEXTO EDUCACIONAL."
    "resumo" => "A educação ambiental necessita ser incorporada na vida cotidiana de cada cidadão, visando o comprometimento de cada indivíduo com o meio ambiente e simultaneamente buscando a sustentabilidade de forma consciente. Dessa forma objetivou-se analisar a importância da Educação Ambiental (EA) como disciplina no currículo, ressaltando a contribuição da escola como instituição que visa à formação da consciência ecológica dos alunos e também o trabalho diário dos agricultores em suas propriedades utilizando os recursos naturais, destacando a extinção de espécies de plantas e animais que anteriormente existiam. O presente estudo baseou-se em pesquisa de campo descritiva, onde foram entrevistados 19 professores de duas escolas municipais e 24 agricultores de duas comunidades rurais, ambas localizadas no município de Tuparetama-PE, utilizou-se também a revisão bibliográfica, consultando autores especialistas na área da educação ambiental dentro e fora do contexto escolar nos últimos anos no Brasil. Os resultados da pesquisa direcionam para uma reflexão criteriosa, destacando no questionário aos professores, que 79% aprovam a implantação da EA como disciplina obrigatória no currículo escolar e 21% salientam que devem ser trabalhados temas voltados aos recursos naturais, 63% afirma que os alunos não apresentam uma postura adequada em relação ao meio ambiente, 21% às vezes praticam medidas práticas de preservação e apenas 16% adotam cotidianamente alternativas que são consideradas ecologicamente corretas para manutenção do equilíbrio ambiental. No questionário aplicado aos agricultores nota-se que 42% utilizam de forma adequada os recursos naturais de suas propriedades, 46% afirmam que às vezes e apenas 12% descrevem que não usam corretamente os recursos disponíveis. Segundo os entrevistados algumas espécies de plantas estão desaparecendo da propriedade, sendo nativas e não nativas da região, aparecendo com 14% a catingueira, 13% o umbuzeiro, 13% o juazeiro, 17% a jurema preta, 19% o mandacaru, 9% a algaroba e 15% o pereiro, os agricultores ressaltam também que há muitas espécies de animais se extinguindo, sendo o caso do tatu-peba com 9%, o galo de campina com 14%, a rolinha com 15%, a cobra cascavel 8%, a cobra cipó 11%, a cobra verde com 10%, o preá 14%, o soim 10% e a ticaca 10%. Os resultados explicitam que os professores sentem a necessidade de uma maior abordagem acerca da educação ambiental dentro do contexto escolar, constatando também que os agricultores percebem que alguns tipos de espécies de plantas e animais estão desaparecendo rapidamente, sendo necessário rever as práticas diárias e estimular a vivência da educação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_15_50_35_idinscrito_2988_c593f3e246eb6bb44a277787ec9eba48.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADIENE SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ADIENE ARAÚJO"
    "autor_email" => "adienearaujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7648
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "O PERCURSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO E FORA DO CONTEXTO EDUCACIONAL."
    "resumo" => "A educação ambiental necessita ser incorporada na vida cotidiana de cada cidadão, visando o comprometimento de cada indivíduo com o meio ambiente e simultaneamente buscando a sustentabilidade de forma consciente. Dessa forma objetivou-se analisar a importância da Educação Ambiental (EA) como disciplina no currículo, ressaltando a contribuição da escola como instituição que visa à formação da consciência ecológica dos alunos e também o trabalho diário dos agricultores em suas propriedades utilizando os recursos naturais, destacando a extinção de espécies de plantas e animais que anteriormente existiam. O presente estudo baseou-se em pesquisa de campo descritiva, onde foram entrevistados 19 professores de duas escolas municipais e 24 agricultores de duas comunidades rurais, ambas localizadas no município de Tuparetama-PE, utilizou-se também a revisão bibliográfica, consultando autores especialistas na área da educação ambiental dentro e fora do contexto escolar nos últimos anos no Brasil. Os resultados da pesquisa direcionam para uma reflexão criteriosa, destacando no questionário aos professores, que 79% aprovam a implantação da EA como disciplina obrigatória no currículo escolar e 21% salientam que devem ser trabalhados temas voltados aos recursos naturais, 63% afirma que os alunos não apresentam uma postura adequada em relação ao meio ambiente, 21% às vezes praticam medidas práticas de preservação e apenas 16% adotam cotidianamente alternativas que são consideradas ecologicamente corretas para manutenção do equilíbrio ambiental. No questionário aplicado aos agricultores nota-se que 42% utilizam de forma adequada os recursos naturais de suas propriedades, 46% afirmam que às vezes e apenas 12% descrevem que não usam corretamente os recursos disponíveis. Segundo os entrevistados algumas espécies de plantas estão desaparecendo da propriedade, sendo nativas e não nativas da região, aparecendo com 14% a catingueira, 13% o umbuzeiro, 13% o juazeiro, 17% a jurema preta, 19% o mandacaru, 9% a algaroba e 15% o pereiro, os agricultores ressaltam também que há muitas espécies de animais se extinguindo, sendo o caso do tatu-peba com 9%, o galo de campina com 14%, a rolinha com 15%, a cobra cascavel 8%, a cobra cipó 11%, a cobra verde com 10%, o preá 14%, o soim 10% e a ticaca 10%. Os resultados explicitam que os professores sentem a necessidade de uma maior abordagem acerca da educação ambiental dentro do contexto escolar, constatando também que os agricultores percebem que alguns tipos de espécies de plantas e animais estão desaparecendo rapidamente, sendo necessário rever as práticas diárias e estimular a vivência da educação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_15_50_35_idinscrito_2988_c593f3e246eb6bb44a277787ec9eba48.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADIENE SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ADIENE ARAÚJO"
    "autor_email" => "adienearaujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A educação ambiental necessita ser incorporada na vida cotidiana de cada cidadão, visando o comprometimento de cada indivíduo com o meio ambiente e simultaneamente buscando a sustentabilidade de forma consciente. Dessa forma objetivou-se analisar a importância da Educação Ambiental (EA) como disciplina no currículo, ressaltando a contribuição da escola como instituição que visa à formação da consciência ecológica dos alunos e também o trabalho diário dos agricultores em suas propriedades utilizando os recursos naturais, destacando a extinção de espécies de plantas e animais que anteriormente existiam. O presente estudo baseou-se em pesquisa de campo descritiva, onde foram entrevistados 19 professores de duas escolas municipais e 24 agricultores de duas comunidades rurais, ambas localizadas no município de Tuparetama-PE, utilizou-se também a revisão bibliográfica, consultando autores especialistas na área da educação ambiental dentro e fora do contexto escolar nos últimos anos no Brasil. Os resultados da pesquisa direcionam para uma reflexão criteriosa, destacando no questionário aos professores, que 79% aprovam a implantação da EA como disciplina obrigatória no currículo escolar e 21% salientam que devem ser trabalhados temas voltados aos recursos naturais, 63% afirma que os alunos não apresentam uma postura adequada em relação ao meio ambiente, 21% às vezes praticam medidas práticas de preservação e apenas 16% adotam cotidianamente alternativas que são consideradas ecologicamente corretas para manutenção do equilíbrio ambiental. No questionário aplicado aos agricultores nota-se que 42% utilizam de forma adequada os recursos naturais de suas propriedades, 46% afirmam que às vezes e apenas 12% descrevem que não usam corretamente os recursos disponíveis. Segundo os entrevistados algumas espécies de plantas estão desaparecendo da propriedade, sendo nativas e não nativas da região, aparecendo com 14% a catingueira, 13% o umbuzeiro, 13% o juazeiro, 17% a jurema preta, 19% o mandacaru, 9% a algaroba e 15% o pereiro, os agricultores ressaltam também que há muitas espécies de animais se extinguindo, sendo o caso do tatu-peba com 9%, o galo de campina com 14%, a rolinha com 15%, a cobra cascavel 8%, a cobra cipó 11%, a cobra verde com 10%, o preá 14%, o soim 10% e a ticaca 10%. Os resultados explicitam que os professores sentem a necessidade de uma maior abordagem acerca da educação ambiental dentro do contexto escolar, constatando também que os agricultores percebem que alguns tipos de espécies de plantas e animais estão desaparecendo rapidamente, sendo necessário rever as práticas diárias e estimular a vivência da educação ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.