O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA (CE)
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7650 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1369 "inscrito_id" => 5312 "titulo" => "O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA (CE)" "resumo" => "O trabalho cujo título “O perfil dos professores de Sociologia da rede estadual de ensino em Fortaleza”. Sua finalidade propõe um levantamento dos aspectos da formação acadêmica inicial e continuada dos profissionais do ensino na disciplina Sociologia que atua nas escolas de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) – órgão agregado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Para tanto, fez-se uso de informações prestadas por uma amostra de 56 professores de Sociologia que atuam na área referida acima, tendo por base o ano letivo 2012. Foi encaminhado para o email de cada escola um questionário para ser respondido por 1 professor de Sociologia, contendo como elementos constitutivos: i) dados sobre a formação do professor; ii) dados sobre a condição profissional do professor; iii) ensino de sociologia. Associado a esta questão abordamos as especificidades da não formação de alguns desses professores na área das ciências sociais, além de questões que envolvem desde a experiência como professor aos aspectos ligados à formação continuada em serviço e/ou aos cursos de pós-graduação, visualizando os impactos desse contexto sobre o ensino da disciplina na educação básica. Esta é uma pesquisa de base empírica com abordagens qualitativa e quantitativa. Propõe uma reflexão sobre a formação de professores apoiada nas teorias que lhe dão suporte. Esta permitirá um mapeamento do perfil dos professores de Sociologia, possibilitando diagnosticar problemáticas sobre o Ensino da Sociologia tomando por base a formação dos professores em sua prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_55_23_idinscrito_5312_3844f0abd8d83cd950755e6cb4174509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANCHIETA DE SOUZA FILHO" "autor_nome_curto" => "ANCHIETA" "autor_email" => "josanchietas@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7650 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1369 "inscrito_id" => 5312 "titulo" => "O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA (CE)" "resumo" => "O trabalho cujo título “O perfil dos professores de Sociologia da rede estadual de ensino em Fortaleza”. Sua finalidade propõe um levantamento dos aspectos da formação acadêmica inicial e continuada dos profissionais do ensino na disciplina Sociologia que atua nas escolas de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) – órgão agregado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Para tanto, fez-se uso de informações prestadas por uma amostra de 56 professores de Sociologia que atuam na área referida acima, tendo por base o ano letivo 2012. Foi encaminhado para o email de cada escola um questionário para ser respondido por 1 professor de Sociologia, contendo como elementos constitutivos: i) dados sobre a formação do professor; ii) dados sobre a condição profissional do professor; iii) ensino de sociologia. Associado a esta questão abordamos as especificidades da não formação de alguns desses professores na área das ciências sociais, além de questões que envolvem desde a experiência como professor aos aspectos ligados à formação continuada em serviço e/ou aos cursos de pós-graduação, visualizando os impactos desse contexto sobre o ensino da disciplina na educação básica. Esta é uma pesquisa de base empírica com abordagens qualitativa e quantitativa. Propõe uma reflexão sobre a formação de professores apoiada nas teorias que lhe dão suporte. Esta permitirá um mapeamento do perfil dos professores de Sociologia, possibilitando diagnosticar problemáticas sobre o Ensino da Sociologia tomando por base a formação dos professores em sua prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_55_23_idinscrito_5312_3844f0abd8d83cd950755e6cb4174509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANCHIETA DE SOUZA FILHO" "autor_nome_curto" => "ANCHIETA" "autor_email" => "josanchietas@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }