Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA (CE)

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7650
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1369
    "inscrito_id" => 5312
    "titulo" => "O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA (CE)"
    "resumo" => "O trabalho cujo título “O perfil dos professores de Sociologia da rede estadual de ensino em Fortaleza”. Sua finalidade propõe um levantamento dos aspectos da formação acadêmica inicial e continuada dos profissionais do ensino na disciplina Sociologia que atua nas escolas de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) – órgão agregado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Para tanto, fez-se uso de informações prestadas por uma amostra de 56 professores de Sociologia que atuam na área referida acima, tendo por base o ano letivo 2012. Foi encaminhado para o email de cada escola um questionário para ser respondido por 1 professor de Sociologia, contendo como elementos constitutivos: i) dados sobre a formação do professor; ii) dados sobre a condição profissional do professor; iii) ensino de sociologia. Associado a esta questão abordamos as especificidades da não formação de alguns desses professores na área das ciências sociais, além de questões que envolvem desde a experiência como professor aos aspectos ligados à formação continuada em serviço e/ou aos cursos de pós-graduação, visualizando os impactos desse contexto sobre o ensino da disciplina na educação básica. Esta é uma pesquisa de base empírica com abordagens qualitativa e quantitativa. Propõe uma reflexão sobre a formação de professores apoiada nas teorias que lhe dão suporte. Esta permitirá um mapeamento do perfil dos professores de Sociologia, possibilitando diagnosticar problemáticas sobre o Ensino da Sociologia tomando por base a formação dos professores em sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_55_23_idinscrito_5312_3844f0abd8d83cd950755e6cb4174509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANCHIETA DE SOUZA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ANCHIETA"
    "autor_email" => "josanchietas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7650
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1369
    "inscrito_id" => 5312
    "titulo" => "O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA (CE)"
    "resumo" => "O trabalho cujo título “O perfil dos professores de Sociologia da rede estadual de ensino em Fortaleza”. Sua finalidade propõe um levantamento dos aspectos da formação acadêmica inicial e continuada dos profissionais do ensino na disciplina Sociologia que atua nas escolas de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) – órgão agregado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Para tanto, fez-se uso de informações prestadas por uma amostra de 56 professores de Sociologia que atuam na área referida acima, tendo por base o ano letivo 2012. Foi encaminhado para o email de cada escola um questionário para ser respondido por 1 professor de Sociologia, contendo como elementos constitutivos: i) dados sobre a formação do professor; ii) dados sobre a condição profissional do professor; iii) ensino de sociologia. Associado a esta questão abordamos as especificidades da não formação de alguns desses professores na área das ciências sociais, além de questões que envolvem desde a experiência como professor aos aspectos ligados à formação continuada em serviço e/ou aos cursos de pós-graduação, visualizando os impactos desse contexto sobre o ensino da disciplina na educação básica. Esta é uma pesquisa de base empírica com abordagens qualitativa e quantitativa. Propõe uma reflexão sobre a formação de professores apoiada nas teorias que lhe dão suporte. Esta permitirá um mapeamento do perfil dos professores de Sociologia, possibilitando diagnosticar problemáticas sobre o Ensino da Sociologia tomando por base a formação dos professores em sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_20_55_23_idinscrito_5312_3844f0abd8d83cd950755e6cb4174509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANCHIETA DE SOUZA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ANCHIETA"
    "autor_email" => "josanchietas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O trabalho cujo título “O perfil dos professores de Sociologia da rede estadual de ensino em Fortaleza”. Sua finalidade propõe um levantamento dos aspectos da formação acadêmica inicial e continuada dos profissionais do ensino na disciplina Sociologia que atua nas escolas de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) – órgão agregado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Para tanto, fez-se uso de informações prestadas por uma amostra de 56 professores de Sociologia que atuam na área referida acima, tendo por base o ano letivo 2012. Foi encaminhado para o email de cada escola um questionário para ser respondido por 1 professor de Sociologia, contendo como elementos constitutivos: i) dados sobre a formação do professor; ii) dados sobre a condição profissional do professor; iii) ensino de sociologia. Associado a esta questão abordamos as especificidades da não formação de alguns desses professores na área das ciências sociais, além de questões que envolvem desde a experiência como professor aos aspectos ligados à formação continuada em serviço e/ou aos cursos de pós-graduação, visualizando os impactos desse contexto sobre o ensino da disciplina na educação básica. Esta é uma pesquisa de base empírica com abordagens qualitativa e quantitativa. Propõe uma reflexão sobre a formação de professores apoiada nas teorias que lhe dão suporte. Esta permitirá um mapeamento do perfil dos professores de Sociologia, possibilitando diagnosticar problemáticas sobre o Ensino da Sociologia tomando por base a formação dos professores em sua prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.