Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM?

Palavra-chaves: :AULAS DE MATEMÁTICA, , CALCULADORA, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7977
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 4998
    "titulo" => "TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM?"
    "resumo" => "A calculadora pode ser considerada uma importante ferramenta tecnológica em sala de aula.  Tendo em vista que a mesma pode auxiliar na realização de tarefas, na verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de auto avaliação, enriquecendo assim as aulas de Matemática. Diante disso, o presente artigo aborda uma pesquisa envolvendo o uso da calculadora, como ferramenta tecnológica em sala de aula. Participaram do estudo 28 alunos de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca em Pernambuco. Na qual no primeiro momento foram realizadas algumas atividades com o objetivo de familiarizar esse recurso como material didático. Em seguida, os alunos responderam a um questionário contendo 3 questões, sendo que a primeira questão perguntávamos como eram as aulas de Matemática, a segunda se referia a se eles já havia tido aula com o uso da calculadora e a terceira, o que mudanças os mesmos perceberam nas aulas da disciplina. Diante disso, constatamos que a maioria dos alunos não fazia o uso da calculadora em sala de aula. Como justificativa alegaram que não era importante seu uso nas aulas de Matemática. Além disso, muitos afirmaram que o professor não usava tal recurso em aula. Já em relação a 2° questão, que exploram se eles gostavam de usar a calculadora nas aulas da disciplina, a maioria dos alunos gostou de usar tal recurso nas aulas de Matemática. E na 3° questão, a maioria dos alunos respondeu que as aulas de Matemática ficaram melhores e prendem a atenção deles quando utilizam esse recurso. Desse modo, podemos sugerir que é importante para o professor diversificar em suas aulas a incorporação de novas tecnologias no seu cotidiano escolar, possibilitando de mais instrumentos que dinamizem mudanças na aprendizagem. Por isso, se faz necessário uma melhor reflexão da comunidade escolar (pais, professores e gestores) para a calculadora seja mais uma ferramenta que contribua no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois a utilização da mesma através deste relato só vem a contribuir para se quebrar o preconceito do uso da mesma em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => ":AULAS DE MATEMÁTICA, , CALCULADORA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_06_26_15_idinscrito_4998_1ad23b8146d3e9ee6612c9ca29a0131f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "fabiprestativa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "EDUMATEC-UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7977
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 4998
    "titulo" => "TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM?"
    "resumo" => "A calculadora pode ser considerada uma importante ferramenta tecnológica em sala de aula.  Tendo em vista que a mesma pode auxiliar na realização de tarefas, na verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de auto avaliação, enriquecendo assim as aulas de Matemática. Diante disso, o presente artigo aborda uma pesquisa envolvendo o uso da calculadora, como ferramenta tecnológica em sala de aula. Participaram do estudo 28 alunos de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca em Pernambuco. Na qual no primeiro momento foram realizadas algumas atividades com o objetivo de familiarizar esse recurso como material didático. Em seguida, os alunos responderam a um questionário contendo 3 questões, sendo que a primeira questão perguntávamos como eram as aulas de Matemática, a segunda se referia a se eles já havia tido aula com o uso da calculadora e a terceira, o que mudanças os mesmos perceberam nas aulas da disciplina. Diante disso, constatamos que a maioria dos alunos não fazia o uso da calculadora em sala de aula. Como justificativa alegaram que não era importante seu uso nas aulas de Matemática. Além disso, muitos afirmaram que o professor não usava tal recurso em aula. Já em relação a 2° questão, que exploram se eles gostavam de usar a calculadora nas aulas da disciplina, a maioria dos alunos gostou de usar tal recurso nas aulas de Matemática. E na 3° questão, a maioria dos alunos respondeu que as aulas de Matemática ficaram melhores e prendem a atenção deles quando utilizam esse recurso. Desse modo, podemos sugerir que é importante para o professor diversificar em suas aulas a incorporação de novas tecnologias no seu cotidiano escolar, possibilitando de mais instrumentos que dinamizem mudanças na aprendizagem. Por isso, se faz necessário uma melhor reflexão da comunidade escolar (pais, professores e gestores) para a calculadora seja mais uma ferramenta que contribua no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois a utilização da mesma através deste relato só vem a contribuir para se quebrar o preconceito do uso da mesma em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => ":AULAS DE MATEMÁTICA, , CALCULADORA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_06_26_15_idinscrito_4998_1ad23b8146d3e9ee6612c9ca29a0131f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "fabiprestativa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "EDUMATEC-UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A calculadora pode ser considerada uma importante ferramenta tecnológica em sala de aula. Tendo em vista que a mesma pode auxiliar na realização de tarefas, na verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de auto avaliação, enriquecendo assim as aulas de Matemática. Diante disso, o presente artigo aborda uma pesquisa envolvendo o uso da calculadora, como ferramenta tecnológica em sala de aula. Participaram do estudo 28 alunos de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca em Pernambuco. Na qual no primeiro momento foram realizadas algumas atividades com o objetivo de familiarizar esse recurso como material didático. Em seguida, os alunos responderam a um questionário contendo 3 questões, sendo que a primeira questão perguntávamos como eram as aulas de Matemática, a segunda se referia a se eles já havia tido aula com o uso da calculadora e a terceira, o que mudanças os mesmos perceberam nas aulas da disciplina. Diante disso, constatamos que a maioria dos alunos não fazia o uso da calculadora em sala de aula. Como justificativa alegaram que não era importante seu uso nas aulas de Matemática. Além disso, muitos afirmaram que o professor não usava tal recurso em aula. Já em relação a 2° questão, que exploram se eles gostavam de usar a calculadora nas aulas da disciplina, a maioria dos alunos gostou de usar tal recurso nas aulas de Matemática. E na 3° questão, a maioria dos alunos respondeu que as aulas de Matemática ficaram melhores e prendem a atenção deles quando utilizam esse recurso. Desse modo, podemos sugerir que é importante para o professor diversificar em suas aulas a incorporação de novas tecnologias no seu cotidiano escolar, possibilitando de mais instrumentos que dinamizem mudanças na aprendizagem. Por isso, se faz necessário uma melhor reflexão da comunidade escolar (pais, professores e gestores) para a calculadora seja mais uma ferramenta que contribua no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois a utilização da mesma através deste relato só vem a contribuir para se quebrar o preconceito do uso da mesma em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.