TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM?
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7977 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 4998 "titulo" => "TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM?" "resumo" => "A calculadora pode ser considerada uma importante ferramenta tecnológica em sala de aula. Tendo em vista que a mesma pode auxiliar na realização de tarefas, na verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de auto avaliação, enriquecendo assim as aulas de Matemática. Diante disso, o presente artigo aborda uma pesquisa envolvendo o uso da calculadora, como ferramenta tecnológica em sala de aula. Participaram do estudo 28 alunos de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca em Pernambuco. Na qual no primeiro momento foram realizadas algumas atividades com o objetivo de familiarizar esse recurso como material didático. Em seguida, os alunos responderam a um questionário contendo 3 questões, sendo que a primeira questão perguntávamos como eram as aulas de Matemática, a segunda se referia a se eles já havia tido aula com o uso da calculadora e a terceira, o que mudanças os mesmos perceberam nas aulas da disciplina. Diante disso, constatamos que a maioria dos alunos não fazia o uso da calculadora em sala de aula. Como justificativa alegaram que não era importante seu uso nas aulas de Matemática. Além disso, muitos afirmaram que o professor não usava tal recurso em aula. Já em relação a 2° questão, que exploram se eles gostavam de usar a calculadora nas aulas da disciplina, a maioria dos alunos gostou de usar tal recurso nas aulas de Matemática. E na 3° questão, a maioria dos alunos respondeu que as aulas de Matemática ficaram melhores e prendem a atenção deles quando utilizam esse recurso. Desse modo, podemos sugerir que é importante para o professor diversificar em suas aulas a incorporação de novas tecnologias no seu cotidiano escolar, possibilitando de mais instrumentos que dinamizem mudanças na aprendizagem. Por isso, se faz necessário uma melhor reflexão da comunidade escolar (pais, professores e gestores) para a calculadora seja mais uma ferramenta que contribua no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois a utilização da mesma através deste relato só vem a contribuir para se quebrar o preconceito do uso da mesma em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => ":AULAS DE MATEMÁTICA, , CALCULADORA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_06_26_15_idinscrito_4998_1ad23b8146d3e9ee6612c9ca29a0131f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA OLIVEIRA" "autor_email" => "fabiprestativa@hotmail.co" "autor_ies" => "EDUMATEC-UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7977 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 4998 "titulo" => "TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM?" "resumo" => "A calculadora pode ser considerada uma importante ferramenta tecnológica em sala de aula. Tendo em vista que a mesma pode auxiliar na realização de tarefas, na verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de auto avaliação, enriquecendo assim as aulas de Matemática. Diante disso, o presente artigo aborda uma pesquisa envolvendo o uso da calculadora, como ferramenta tecnológica em sala de aula. Participaram do estudo 28 alunos de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca em Pernambuco. Na qual no primeiro momento foram realizadas algumas atividades com o objetivo de familiarizar esse recurso como material didático. Em seguida, os alunos responderam a um questionário contendo 3 questões, sendo que a primeira questão perguntávamos como eram as aulas de Matemática, a segunda se referia a se eles já havia tido aula com o uso da calculadora e a terceira, o que mudanças os mesmos perceberam nas aulas da disciplina. Diante disso, constatamos que a maioria dos alunos não fazia o uso da calculadora em sala de aula. Como justificativa alegaram que não era importante seu uso nas aulas de Matemática. Além disso, muitos afirmaram que o professor não usava tal recurso em aula. Já em relação a 2° questão, que exploram se eles gostavam de usar a calculadora nas aulas da disciplina, a maioria dos alunos gostou de usar tal recurso nas aulas de Matemática. E na 3° questão, a maioria dos alunos respondeu que as aulas de Matemática ficaram melhores e prendem a atenção deles quando utilizam esse recurso. Desse modo, podemos sugerir que é importante para o professor diversificar em suas aulas a incorporação de novas tecnologias no seu cotidiano escolar, possibilitando de mais instrumentos que dinamizem mudanças na aprendizagem. Por isso, se faz necessário uma melhor reflexão da comunidade escolar (pais, professores e gestores) para a calculadora seja mais uma ferramenta que contribua no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois a utilização da mesma através deste relato só vem a contribuir para se quebrar o preconceito do uso da mesma em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => ":AULAS DE MATEMÁTICA, , CALCULADORA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_06_26_15_idinscrito_4998_1ad23b8146d3e9ee6612c9ca29a0131f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA OLIVEIRA" "autor_email" => "fabiprestativa@hotmail.co" "autor_ies" => "EDUMATEC-UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }