Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MÍDIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: MÍDIAS, EDUCAÇÃO, ALUNOS Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7021
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 903
    "inscrito_id" => 1934
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MÍDIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: Nota-se que o papel do professor está muito além da simples transmissão de informações e conteúdos. O professor é o principal agente no processo educacional. JUSTIFICATIVA: Dessa forma o presente trabalho como enfoque principal, fornecer subsídios e ações nas pessoas envolvidas com a tarefa educativa, que busque caminhos no processo ensino aprendizagem, contextualizando sempre sua realidade e os novos meios tecnológicos, uma vez que os fatos geográficos mudam constantemente, e cabe também ao professor acompanhar detalhadamente tais fatos para a construção concreta do conhecimento. OBJETIVO: Diante de tal consideração o trabalho tem por objetivo apresentar técnicas relacionadas às mídias no processo educativo, realizada na Escola Estadual Américo Martins, localizada no bairro Jaraguá em Montes Claros - Minas Gerais, onde está sendo executado o projeto PIBID, pelos acadêmicos de Geografia da UNIMONTES do subprojeto –“Construções Geográficas: cartografia, mídias e educação para promoção da saúde”. Eixo Mídias para o ensino da Geografia. METODOLOGIA: Será trabalhado com os alunos dos 1° anos I, II e III e 2° anos I, II e III do ensino médio as mídias digitais e a influencia das tecnologias no processo ensino aprendizagem, pois, ficou clara a distância entre a escola e as mídias educativas sendo que a função do professor é fomentar uma postura crítica através de métodos que os levem a aprender, e uma das formas suscitadas é a aprendizagem aliada aos recursos tecnológicos, uma vez que a mídia é um dos instrumentos que norteia os nossos pensamentos e ações diárias. Outra questão alçada pelos alunos refere-se à negligência dos professores com sua prática educativa. Os alunos participantes descreveram que muitos improvisam suas atividades, e como alternativa válvula de escape que encontra é o livro didático, sendo o mesmo distante de sua realidade. RESULTADOS: No Grupo Focal desenvolvido na escola, a obtenção de dados comprova a necessidade de o professor promover a socialização e discussão de conhecimento, dentre eles, as mídias. CONCLUSÕES: Desta forma, a partir da aplicação de tal oficina, pode-se perceber que as metodologias de ensino devem ser aliadas com estratégias e técnicas que utilizem as diversas mídias, a fim de motivar e consolidar o conhecimento de professores e estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "MÍDIAS, EDUCAÇÃO, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_53_31_idinscrito_1934_ad14650eaa6c743da8491c08a2f9e06c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEREZA ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA"
    "autor_email" => "maalvespereira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7021
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 903
    "inscrito_id" => 1934
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MÍDIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: Nota-se que o papel do professor está muito além da simples transmissão de informações e conteúdos. O professor é o principal agente no processo educacional. JUSTIFICATIVA: Dessa forma o presente trabalho como enfoque principal, fornecer subsídios e ações nas pessoas envolvidas com a tarefa educativa, que busque caminhos no processo ensino aprendizagem, contextualizando sempre sua realidade e os novos meios tecnológicos, uma vez que os fatos geográficos mudam constantemente, e cabe também ao professor acompanhar detalhadamente tais fatos para a construção concreta do conhecimento. OBJETIVO: Diante de tal consideração o trabalho tem por objetivo apresentar técnicas relacionadas às mídias no processo educativo, realizada na Escola Estadual Américo Martins, localizada no bairro Jaraguá em Montes Claros - Minas Gerais, onde está sendo executado o projeto PIBID, pelos acadêmicos de Geografia da UNIMONTES do subprojeto –“Construções Geográficas: cartografia, mídias e educação para promoção da saúde”. Eixo Mídias para o ensino da Geografia. METODOLOGIA: Será trabalhado com os alunos dos 1° anos I, II e III e 2° anos I, II e III do ensino médio as mídias digitais e a influencia das tecnologias no processo ensino aprendizagem, pois, ficou clara a distância entre a escola e as mídias educativas sendo que a função do professor é fomentar uma postura crítica através de métodos que os levem a aprender, e uma das formas suscitadas é a aprendizagem aliada aos recursos tecnológicos, uma vez que a mídia é um dos instrumentos que norteia os nossos pensamentos e ações diárias. Outra questão alçada pelos alunos refere-se à negligência dos professores com sua prática educativa. Os alunos participantes descreveram que muitos improvisam suas atividades, e como alternativa válvula de escape que encontra é o livro didático, sendo o mesmo distante de sua realidade. RESULTADOS: No Grupo Focal desenvolvido na escola, a obtenção de dados comprova a necessidade de o professor promover a socialização e discussão de conhecimento, dentre eles, as mídias. CONCLUSÕES: Desta forma, a partir da aplicação de tal oficina, pode-se perceber que as metodologias de ensino devem ser aliadas com estratégias e técnicas que utilizem as diversas mídias, a fim de motivar e consolidar o conhecimento de professores e estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "MÍDIAS, EDUCAÇÃO, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_53_31_idinscrito_1934_ad14650eaa6c743da8491c08a2f9e06c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEREZA ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA"
    "autor_email" => "maalvespereira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: Nota-se que o papel do professor está muito além da simples transmissão de informações e conteúdos. O professor é o principal agente no processo educacional. JUSTIFICATIVA: Dessa forma o presente trabalho como enfoque principal, fornecer subsídios e ações nas pessoas envolvidas com a tarefa educativa, que busque caminhos no processo ensino aprendizagem, contextualizando sempre sua realidade e os novos meios tecnológicos, uma vez que os fatos geográficos mudam constantemente, e cabe também ao professor acompanhar detalhadamente tais fatos para a construção concreta do conhecimento. OBJETIVO: Diante de tal consideração o trabalho tem por objetivo apresentar técnicas relacionadas às mídias no processo educativo, realizada na Escola Estadual Américo Martins, localizada no bairro Jaraguá em Montes Claros - Minas Gerais, onde está sendo executado o projeto PIBID, pelos acadêmicos de Geografia da UNIMONTES do subprojeto –“Construções Geográficas: cartografia, mídias e educação para promoção da saúde”. Eixo Mídias para o ensino da Geografia. METODOLOGIA: Será trabalhado com os alunos dos 1° anos I, II e III e 2° anos I, II e III do ensino médio as mídias digitais e a influencia das tecnologias no processo ensino aprendizagem, pois, ficou clara a distância entre a escola e as mídias educativas sendo que a função do professor é fomentar uma postura crítica através de métodos que os levem a aprender, e uma das formas suscitadas é a aprendizagem aliada aos recursos tecnológicos, uma vez que a mídia é um dos instrumentos que norteia os nossos pensamentos e ações diárias. Outra questão alçada pelos alunos refere-se à negligência dos professores com sua prática educativa. Os alunos participantes descreveram que muitos improvisam suas atividades, e como alternativa válvula de escape que encontra é o livro didático, sendo o mesmo distante de sua realidade. RESULTADOS: No Grupo Focal desenvolvido na escola, a obtenção de dados comprova a necessidade de o professor promover a socialização e discussão de conhecimento, dentre eles, as mídias. CONCLUSÕES: Desta forma, a partir da aplicação de tal oficina, pode-se perceber que as metodologias de ensino devem ser aliadas com estratégias e técnicas que utilizem as diversas mídias, a fim de motivar e consolidar o conhecimento de professores e estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.