DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7082 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 4804 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo visa estabelecer um debate sobre o ensino de História da África e sua relação com a prática pedagógica docente. Identifica os inúmeros discursos estereotipados que contemplam o continente africano e que o visualizam apenas como um grande continente marcado pela fome, violência, doença e miséria. Esta pesquisa parte do desafio de compreender a África em sua diversidade e grandeza, reconhecendo-a como símbolo/marco da História da humanidade, analisando-a enquanto espaço de sociabilidades e lugar de memória. Dispõe-se a analisar, como o livro didático constitui-se em importante ferramenta para a construção do saber histórico africano, embora apresente um grande desequilíbrio no estudo da história da Europa e da África, concentrando suas abordagens em uma versão eurocêntrica da História. Propõe-se a mostrar alternativas para a prática pedagógica, identificando lugares que servem de base para o processo de ensino-aprendizado. Busca despertar um novo olhar acerca do ensino de História da África e dos africanos, cabendo ao professor a mudança de escala, pois é ele, o profissional responsável pela transformação desta visão negativa e preconceituosa. Deve internalizar a África em seus alunos e não negá-la com seu discurso ocidental, eurocêntrico e cristão. O continente africano necessita ser visibilizado, enfocado, e valorizado por sua própria diferença. A alteridade deve ser a chave mestre do ensino, a fim do aluno ser capaz de se colocar no lugar do outro, tendo como base uma relação de diálogo e de valorização das diferenças existentes. Sem, contudo, esquecer que enquanto brasileiros trazemos em nós as heranças africanas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA, LIVRO DIDÁTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_12_49_18_idinscrito_4804_e8ce596e29d88801a0a8ed4dec3a8643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEKELLY DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANEKELLY" "autor_email" => "jane-kely2011@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7082 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 4804 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo visa estabelecer um debate sobre o ensino de História da África e sua relação com a prática pedagógica docente. Identifica os inúmeros discursos estereotipados que contemplam o continente africano e que o visualizam apenas como um grande continente marcado pela fome, violência, doença e miséria. Esta pesquisa parte do desafio de compreender a África em sua diversidade e grandeza, reconhecendo-a como símbolo/marco da História da humanidade, analisando-a enquanto espaço de sociabilidades e lugar de memória. Dispõe-se a analisar, como o livro didático constitui-se em importante ferramenta para a construção do saber histórico africano, embora apresente um grande desequilíbrio no estudo da história da Europa e da África, concentrando suas abordagens em uma versão eurocêntrica da História. Propõe-se a mostrar alternativas para a prática pedagógica, identificando lugares que servem de base para o processo de ensino-aprendizado. Busca despertar um novo olhar acerca do ensino de História da África e dos africanos, cabendo ao professor a mudança de escala, pois é ele, o profissional responsável pela transformação desta visão negativa e preconceituosa. Deve internalizar a África em seus alunos e não negá-la com seu discurso ocidental, eurocêntrico e cristão. O continente africano necessita ser visibilizado, enfocado, e valorizado por sua própria diferença. A alteridade deve ser a chave mestre do ensino, a fim do aluno ser capaz de se colocar no lugar do outro, tendo como base uma relação de diálogo e de valorização das diferenças existentes. Sem, contudo, esquecer que enquanto brasileiros trazemos em nós as heranças africanas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA, LIVRO DIDÁTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_12_49_18_idinscrito_4804_e8ce596e29d88801a0a8ed4dec3a8643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEKELLY DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANEKELLY" "autor_email" => "jane-kely2011@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }