TEORIA DE JULGAMENTO MORAL DE KOHLBERG E BULLYING: INTERSEÇÕES POSSÍVEIS DE UM PROBLEMA PERTINENTE
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Diante disso, o bullying pode ser visto como um problema relacionado às questões de moralidade e justiça, implicadas nas relações presentes no contexto escolar. Situado nesse campo, o presente estudo ensaia pensar a temática referente ao bullying com base nos estudos de Lawrence Kohlberg acerca da ética e da educação moral, focalizando conceitos como o de “comunidade justa” e das técnicas de discussão de dilemas morais em grupo, pensando a aplicabilidade desta teoria ao contexto escolar, de modo a vislumbrar possibilidades de intervenção ao problema em questão. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica em bases de dados virtuais, a fim de selecionar artigos que embasassem a questão, sendo inclusos aqueles que aludem à temática do campo da educação moral. Observou-se, portanto, a partir do olhar lançado à questão do bullying e da violência no contexto escolar, que a literatura apresenta propostas de intervenção baseadas na teoria de Kohlberg. 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