ENSINO E APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7224 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 32278 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA" "resumo" => "As pesquisas acerca dos gêneros discursivos não são recentes, entretanto despertam interesses em variadas áreas disciplinares. E no tocante ao ensino e a aprendizagem desses tipos relativamente estáveis, a temática suscita questionamentos pertinentes para a construção de um trabalho docente que fortaleça ou que ponha em evidencia a relação entre as práticas sociais e os gêneros discursivos. Assim, esta pesquisa contribui para o trabalho desenvolvido na sala de aula. Para tal, foram utilizados como pressupostos teóricos autores como BAKTHIN (2003) e MARCUSCHI (2008), referentes a discussão acerca de gêneros e tipos textuais; e ZOZZOLI (no prelo) no tocante ao trabalho e as reflexões sobre gêneros na aula de língua portuguesa. E a partir da observação da prática do professor de uma turma do ensino médio buscou-se focalizar a utilização, ou o possível não uso, na sala de aula de diferentes gêneros do discurso. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, os dados foram coletados a partir das próprias produções escritas dos alunos, dos registros de aulas (gravações em áudio e notas de campo) e de entrevistas com o docente. Percebeu-se, inicialmente, que as práticas relacionadas aos textos apresentados em sala não possibilitarão uma articulação entre os gêneros inseridos no contexto das aulas e os gêneros que os alunos necessitarão para a lida com as práticas sociais. E nesse caso, esse contexto além de revelar uma fragmentação na qual o ensino da língua portuguesa encontra-se inserido no ensino básico; sugere certo distanciamento do saber vinculado na escola e a vida do aluno. Esse contexto acaba por enfraquecer a ligação entre os gêneros e a vida de que fala Bakhtin. Na análise dos dados, foram examinadas as categorias textuais T1, T2 e T3; observou-se que o docente demonstrou maior interesse na categoria T2 (textos/gêneros que neste caso se relacionaram ao ensino de literatura), mas na abordagem das atividades em sala constatou-se certa ênfase nos textos da categoria T3. E ainda que as atividades fundamentadas na escolha de um gênero que manteve ligações com as práticas sociais dos alunos, como verificado com a crônica, e a prática da leitura vocalizada desse gênero, realizada pelo professor, contribuíram decisivamente para uma recepção positiva da turma em relação ao ensino e aprendizagem dos gêneros. Assim, evidenciou-se a possibilidade de um trabalho em sala com os gêneros do discurso, no qual ocorra a articulação entre o gênero/texto, escolhido pelo professor com os temas e interesses presentes no cotidiano e na realidade dos próprios alunos; destacando-se que a formação do professor pode oferecer-lhe significativas contribuições para o aprofundamento de seus conhecimentos sobre os gêneros e de sua utilização no ensino da Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNEROS, PRÁTICAS SOCIAIS, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_38_31_idinscrito_32278_65b4928809ecd735b55c10d170290ced.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANSUELLY RAIMUNDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANSUELLY" "autor_email" => "fransuellymontecchio@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7224 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 32278 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA" "resumo" => "As pesquisas acerca dos gêneros discursivos não são recentes, entretanto despertam interesses em variadas áreas disciplinares. E no tocante ao ensino e a aprendizagem desses tipos relativamente estáveis, a temática suscita questionamentos pertinentes para a construção de um trabalho docente que fortaleça ou que ponha em evidencia a relação entre as práticas sociais e os gêneros discursivos. Assim, esta pesquisa contribui para o trabalho desenvolvido na sala de aula. Para tal, foram utilizados como pressupostos teóricos autores como BAKTHIN (2003) e MARCUSCHI (2008), referentes a discussão acerca de gêneros e tipos textuais; e ZOZZOLI (no prelo) no tocante ao trabalho e as reflexões sobre gêneros na aula de língua portuguesa. E a partir da observação da prática do professor de uma turma do ensino médio buscou-se focalizar a utilização, ou o possível não uso, na sala de aula de diferentes gêneros do discurso. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, os dados foram coletados a partir das próprias produções escritas dos alunos, dos registros de aulas (gravações em áudio e notas de campo) e de entrevistas com o docente. Percebeu-se, inicialmente, que as práticas relacionadas aos textos apresentados em sala não possibilitarão uma articulação entre os gêneros inseridos no contexto das aulas e os gêneros que os alunos necessitarão para a lida com as práticas sociais. E nesse caso, esse contexto além de revelar uma fragmentação na qual o ensino da língua portuguesa encontra-se inserido no ensino básico; sugere certo distanciamento do saber vinculado na escola e a vida do aluno. Esse contexto acaba por enfraquecer a ligação entre os gêneros e a vida de que fala Bakhtin. Na análise dos dados, foram examinadas as categorias textuais T1, T2 e T3; observou-se que o docente demonstrou maior interesse na categoria T2 (textos/gêneros que neste caso se relacionaram ao ensino de literatura), mas na abordagem das atividades em sala constatou-se certa ênfase nos textos da categoria T3. E ainda que as atividades fundamentadas na escolha de um gênero que manteve ligações com as práticas sociais dos alunos, como verificado com a crônica, e a prática da leitura vocalizada desse gênero, realizada pelo professor, contribuíram decisivamente para uma recepção positiva da turma em relação ao ensino e aprendizagem dos gêneros. Assim, evidenciou-se a possibilidade de um trabalho em sala com os gêneros do discurso, no qual ocorra a articulação entre o gênero/texto, escolhido pelo professor com os temas e interesses presentes no cotidiano e na realidade dos próprios alunos; destacando-se que a formação do professor pode oferecer-lhe significativas contribuições para o aprofundamento de seus conhecimentos sobre os gêneros e de sua utilização no ensino da Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNEROS, PRÁTICAS SOCIAIS, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_38_31_idinscrito_32278_65b4928809ecd735b55c10d170290ced.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANSUELLY RAIMUNDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANSUELLY" "autor_email" => "fransuellymontecchio@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }