O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7680 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1259 "inscrito_id" => 2299 "titulo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHO" "resumo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHOOLIVEIRA, Gabriela Santana de (UFCG)gabrielasantana.118@hotmail.com SILVA, Elisângela Araújo(UFCG) eliaraujjo@hotmail.comOrientador: José Hélder Pinheiro Alves(UFCG)RESUMO:No âmbito da sala de aula o trabalho com o teatro na maior parte das vezes restringe-se a encenações sobre temas sócias como a violência, as drogas e a gravidez na adolescência nos eventos especiais como: apresentações em feiras de ciências e amostras pedagógicas. O trabalho com o teatro na escola raramente parte de uma experiência de leitura, o que é bastante preocupante, pois a formação de leitores desse gênero não é incentivada como deveria. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva elaborar uma proposta que privilegie a vivência com o texto dramático, a partir da leitura da peça: O Trovador Encantado, de Lourdes Ramalho. Além desse aspecto, tencionamos também mostrar características internas da obra como fatores que podem fomentar o incentivo à formação de leitores desse gênero ainda marginalizado das aulas de literatura. Dessa forma, norteamos teoricamente essas discussões em: Nuñez e Pereira (1999), Silva e Reis (2013) e Ramalho (2011).Palavras-chave: Ensino de literatura, texto dramático, e o Trovador encantado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, TEXTO DRAMÁTICO, O TROVADOR ENCANTADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_14_38_idinscrito_2299_12a9eed5a572bca6d0cefb5472a71f7e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA SILVA" "autor_email" => "eliaraujjo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7680 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1259 "inscrito_id" => 2299 "titulo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHO" "resumo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHOOLIVEIRA, Gabriela Santana de (UFCG)gabrielasantana.118@hotmail.com SILVA, Elisângela Araújo(UFCG) eliaraujjo@hotmail.comOrientador: José Hélder Pinheiro Alves(UFCG)RESUMO:No âmbito da sala de aula o trabalho com o teatro na maior parte das vezes restringe-se a encenações sobre temas sócias como a violência, as drogas e a gravidez na adolescência nos eventos especiais como: apresentações em feiras de ciências e amostras pedagógicas. O trabalho com o teatro na escola raramente parte de uma experiência de leitura, o que é bastante preocupante, pois a formação de leitores desse gênero não é incentivada como deveria. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva elaborar uma proposta que privilegie a vivência com o texto dramático, a partir da leitura da peça: O Trovador Encantado, de Lourdes Ramalho. Além desse aspecto, tencionamos também mostrar características internas da obra como fatores que podem fomentar o incentivo à formação de leitores desse gênero ainda marginalizado das aulas de literatura. Dessa forma, norteamos teoricamente essas discussões em: Nuñez e Pereira (1999), Silva e Reis (2013) e Ramalho (2011).Palavras-chave: Ensino de literatura, texto dramático, e o Trovador encantado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, TEXTO DRAMÁTICO, O TROVADOR ENCANTADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_14_38_idinscrito_2299_12a9eed5a572bca6d0cefb5472a71f7e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA SILVA" "autor_email" => "eliaraujjo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }