ESTE TRABALHO TEVE, COMO OBJETIVO, ANALISAR A METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL E OS SEUS ELEMENTOS PRESENTES EM MEMES DE LÍNGUA INGLESA E É FUNDAMENTADO NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL - GDV DE KRESS E VAN LEEUWEN (2006) EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO VISUAL. O ESTUDO TEM ÊNFASE NA METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL: INFORMATION VALUE (VALOR DA INFORMAÇÃO), SALIENCE (SALIÊNCIA) E FRAMING (ENQUADRAMENTO). A PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E DOCUMENTAL PORQUE INVESTIGA EXTRATOS DE IMAGENS RETIRADOS DA INTERNET. É TAMBÉM UMA PESQUISA DE CAMPO, POIS PARTE DOS DADOS FORAM COLHIDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM TERESINA-PI, ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DE AULAS; É ANALÍTICA, POIS AS INFORMAÇÕES COLHIDAS FORAM INTENSAMENTE DEBATIDAS PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA. A ABORDAGEM É DE NATUREZA QUALITATIVA, TENDO EM VISTA QUE ENVOLVEU OBSERVAÇÃO E EXPOSIÇÃO DOS DADOS DE MANEIRA MINUCIOSA E APROFUNDADA. O CORPUS É CONSTITUÍDO DE CINCO MEMES DE SITES DIVERSOS, COM AMOSTRA DE DOIS MEMES PARA ESTE TRABALHO. O RESULTADO DAS ANÁLISES MOSTROU QUE A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O LETRAMENTO VISUAL FOI AMPLIADA, CONFIRMANDO, DESSA FORMA, AS HIPÓTESES. OBSERVOU-SE QUE, A IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS COMPOSICIONAIS, PROPOSTOS PELA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO MEME.