APESAR DE MUITO DISCUSSÃO E TEORIA SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, NOS ÚLTIMOS TEMPOS TEM SE DISCUTIDO AINDA A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO DE GRAMÁTICA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA, TENDO EM VISTA QUE NA ESCOLA AO MESMO TEMPO EM QUE TRATA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DISSOCIADA DO ENSINO GRAMATICAL, EXIGE DO ALUNO CONHECIMENTOS DA NORMA PADRÃO, EXIGINDO DESTES UMA REFLEXÃO PAUTADA NO USO ESCORREITO DE NORMA. NESTA ABORDAGEM, CONSIDERAMOS QUE TANTO A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA QUANTO O ENSINO DE GRAMÁTICA EXERCEM PAPEIS BASILARES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO E AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES COGNITIVOS. PARA ISSO, O PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA DEVE ESTAR ATENTO ÀS MODALIDADES EXISTENTES NA BASE LINGUÍSTICA, RESPEITANDO O CONTEXTO DE VIDA DO ALUNO E O SEU PAPEL COMO CIDADÃO. O TRABALHO SE APOIA EM AUTORES QUE DISCUTEM QUESTÕES RELACIONADAS À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE GRAMÁTICA, DENTRE ELES CITEMOS BAGNO (2001, 2003, 2010), LABOV (2008), FIORIN (2007), KOCH (2005), DENTRE OUTROS. A PESQUISA MOLDA-SE NA TÉCNICA DE PESQUISA DOCUMENTAL, NA QUAL ADOTAMOS AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA, VISTO SEREM CONSIDERADAS FONTES SECUNDARIAS, QUE ABRANGEM TODA A BIBLIOGRAFIA JÁ TORNADA PUBLICADA EM RELAÇÃO AO TEMA EM ANÁLISE, AGREGANDO A ESTA, A PESQUISA QUALITATIVA, CUJO OBJETIVO É ANALISAR E INTERPRETAR AS INFORMAÇÕES, DANDO-LHES UM TRATAMENTO CONSENSUAL.