Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

EDUCAR OU INSTRUIR ? COMO A NOÇÃO DE PRÁXIS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E AMÍLCAR CABRAL PODE CONTRIBUIR PARA A PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA.

Palavra-chaves: PESQUISA, ENSINO, EDUCAçãO, PRáXIS, Comunicação Oral (CO) GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75805
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "EDUCAR OU INSTRUIR ? COMO A NOÇÃO DE PRÁXIS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E AMÍLCAR CABRAL PODE CONTRIBUIR PARA A PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA."
    "resumo" => "O ATO DE ENSINAR É PERPASSADO PARA O CONFLITOS ENTRE O QUE SE COMPREENDE POR PRODUÇÃO DO SABER E REPRODUÇÃO DO SABER. VERIFICA-SE UM DISTANCIAMENTO ENTRE A “PRODUÇÃO DO SABER” E A “INSTRUÇÃO”, OU MELHOR, ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E OS SABERES EXPERIENCIAIS. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO? QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR? ESSES QUESTIONAMENTOS PODERIAM CONTRIBUIR PARA A PESQUISA DO ENSINO EM SOCIOLOGIA? PARTIMOS DESSES CONCEITOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS PARA ATUALIZAR ESSE DEBATE NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS À LUZ DAS REFLEXÕES PROVOCADAS COM BASE NOS ARTIGOS DE TARDIF (1991), SAVIANI (1996) EMBASADOS NAS IDEIAS DE PAULO FREIRE (2019; 2020) E AMÍLCAR CABRAL (1978),  BUSCAMOS CONSTRUIR UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE PERMITE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DA DICOTOMIA ENTRE A “PRODUÇÃO” E “REPRODUÇÃO” DO CONHECIMENTO, A SABER: A PESQUISA E O ENSINO. CONCLUÍMOS NESSE PROCESSO A POSSIBILIDADE NÃO APENAS DA VINCULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO COMO TAMBÉM A POSSIBILIDADE DA ATUALIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SECUNDÁRIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO, EDUCAçãO, PRáXIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID645_09042021120231.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLIANA ISABEL"
    "autor_email" => "carlianaisabel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75805
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "EDUCAR OU INSTRUIR ? COMO A NOÇÃO DE PRÁXIS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E AMÍLCAR CABRAL PODE CONTRIBUIR PARA A PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA."
    "resumo" => "O ATO DE ENSINAR É PERPASSADO PARA O CONFLITOS ENTRE O QUE SE COMPREENDE POR PRODUÇÃO DO SABER E REPRODUÇÃO DO SABER. VERIFICA-SE UM DISTANCIAMENTO ENTRE A “PRODUÇÃO DO SABER” E A “INSTRUÇÃO”, OU MELHOR, ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E OS SABERES EXPERIENCIAIS. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO? QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR? ESSES QUESTIONAMENTOS PODERIAM CONTRIBUIR PARA A PESQUISA DO ENSINO EM SOCIOLOGIA? PARTIMOS DESSES CONCEITOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS PARA ATUALIZAR ESSE DEBATE NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS À LUZ DAS REFLEXÕES PROVOCADAS COM BASE NOS ARTIGOS DE TARDIF (1991), SAVIANI (1996) EMBASADOS NAS IDEIAS DE PAULO FREIRE (2019; 2020) E AMÍLCAR CABRAL (1978),  BUSCAMOS CONSTRUIR UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE PERMITE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DA DICOTOMIA ENTRE A “PRODUÇÃO” E “REPRODUÇÃO” DO CONHECIMENTO, A SABER: A PESQUISA E O ENSINO. CONCLUÍMOS NESSE PROCESSO A POSSIBILIDADE NÃO APENAS DA VINCULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO COMO TAMBÉM A POSSIBILIDADE DA ATUALIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SECUNDÁRIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO, EDUCAçãO, PRáXIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID645_09042021120231.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLIANA ISABEL"
    "autor_email" => "carlianaisabel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ATO DE ENSINAR É PERPASSADO PARA O CONFLITOS ENTRE O QUE SE COMPREENDE POR PRODUÇÃO DO SABER E REPRODUÇÃO DO SABER. VERIFICA-SE UM DISTANCIAMENTO ENTRE A “PRODUÇÃO DO SABER” E A “INSTRUÇÃO”, OU MELHOR, ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E OS SABERES EXPERIENCIAIS. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO? QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR? ESSES QUESTIONAMENTOS PODERIAM CONTRIBUIR PARA A PESQUISA DO ENSINO EM SOCIOLOGIA? PARTIMOS DESSES CONCEITOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS PARA ATUALIZAR ESSE DEBATE NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS À LUZ DAS REFLEXÕES PROVOCADAS COM BASE NOS ARTIGOS DE TARDIF (1991), SAVIANI (1996) EMBASADOS NAS IDEIAS DE PAULO FREIRE (2019; 2020) E AMÍLCAR CABRAL (1978), BUSCAMOS CONSTRUIR UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE PERMITE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DA DICOTOMIA ENTRE A “PRODUÇÃO” E “REPRODUÇÃO” DO CONHECIMENTO, A SABER: A PESQUISA E O ENSINO. CONCLUÍMOS NESSE PROCESSO A POSSIBILIDADE NÃO APENAS DA VINCULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO COMO TAMBÉM A POSSIBILIDADE DA ATUALIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SECUNDÁRIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.