EDUCAR OU INSTRUIR ? COMO A NOÇÃO DE PRÁXIS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E AMÍLCAR CABRAL PODE CONTRIBUIR PARA A PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75805 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "EDUCAR OU INSTRUIR ? COMO A NOÇÃO DE PRÁXIS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E AMÍLCAR CABRAL PODE CONTRIBUIR PARA A PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA." "resumo" => "O ATO DE ENSINAR É PERPASSADO PARA O CONFLITOS ENTRE O QUE SE COMPREENDE POR PRODUÇÃO DO SABER E REPRODUÇÃO DO SABER. VERIFICA-SE UM DISTANCIAMENTO ENTRE A “PRODUÇÃO DO SABER” E A “INSTRUÇÃO”, OU MELHOR, ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E OS SABERES EXPERIENCIAIS. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO? QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR? ESSES QUESTIONAMENTOS PODERIAM CONTRIBUIR PARA A PESQUISA DO ENSINO EM SOCIOLOGIA? PARTIMOS DESSES CONCEITOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS PARA ATUALIZAR ESSE DEBATE NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS À LUZ DAS REFLEXÕES PROVOCADAS COM BASE NOS ARTIGOS DE TARDIF (1991), SAVIANI (1996) EMBASADOS NAS IDEIAS DE PAULO FREIRE (2019; 2020) E AMÍLCAR CABRAL (1978), BUSCAMOS CONSTRUIR UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE PERMITE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DA DICOTOMIA ENTRE A “PRODUÇÃO” E “REPRODUÇÃO” DO CONHECIMENTO, A SABER: A PESQUISA E O ENSINO. CONCLUÍMOS NESSE PROCESSO A POSSIBILIDADE NÃO APENAS DA VINCULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO COMO TAMBÉM A POSSIBILIDADE DA ATUALIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SECUNDÁRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?" "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO, EDUCAçãO, PRáXIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID645_09042021120231.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLIANA ISABEL" "autor_email" => "carlianaisabel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75805 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "EDUCAR OU INSTRUIR ? COMO A NOÇÃO DE PRÁXIS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E AMÍLCAR CABRAL PODE CONTRIBUIR PARA A PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA." "resumo" => "O ATO DE ENSINAR É PERPASSADO PARA O CONFLITOS ENTRE O QUE SE COMPREENDE POR PRODUÇÃO DO SABER E REPRODUÇÃO DO SABER. VERIFICA-SE UM DISTANCIAMENTO ENTRE A “PRODUÇÃO DO SABER” E A “INSTRUÇÃO”, OU MELHOR, ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E OS SABERES EXPERIENCIAIS. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO? QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR? ESSES QUESTIONAMENTOS PODERIAM CONTRIBUIR PARA A PESQUISA DO ENSINO EM SOCIOLOGIA? PARTIMOS DESSES CONCEITOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS PARA ATUALIZAR ESSE DEBATE NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS À LUZ DAS REFLEXÕES PROVOCADAS COM BASE NOS ARTIGOS DE TARDIF (1991), SAVIANI (1996) EMBASADOS NAS IDEIAS DE PAULO FREIRE (2019; 2020) E AMÍLCAR CABRAL (1978), BUSCAMOS CONSTRUIR UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE PERMITE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DA DICOTOMIA ENTRE A “PRODUÇÃO” E “REPRODUÇÃO” DO CONHECIMENTO, A SABER: A PESQUISA E O ENSINO. CONCLUÍMOS NESSE PROCESSO A POSSIBILIDADE NÃO APENAS DA VINCULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO COMO TAMBÉM A POSSIBILIDADE DA ATUALIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SECUNDÁRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?" "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO, EDUCAçãO, PRáXIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID645_09042021120231.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLIANA ISABEL" "autor_email" => "carlianaisabel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }