Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: POR UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA .

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, NEOLIBERALISMO., BNCC., ATORES SOCIAIS, SOCIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É PARTE DE UM PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA DE MESTRADO, QUE INVESTIGOU AS PERCEPÇÕES DOCENTES EM RELAÇÃO A TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS E COMO ESTA RESISTE AO CONTEXTO DE REFORMAS DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL. A TEMÁTICA MOSTRA-SE EMERGENTE E DEMANDA REFLEXÕES, TENDO EM VISTA A SIGNIFICATIVA PARTICIPAÇÃO DE ATORES NÃO ESTATAIS NAS REFORMAS, INFLUENCIANDO NO DESENHO DA NOVA POLÍTICA CURRICULAR, A PARTIR DE VALORES ORIUNDOS DO MUNDO E DAS LÓGICAS EM QUE SE INSEREM ESTES ATORES. CABE NESTE SENTIDO, UMA PROBLEMATIZAÇÃO DAS LÓGICAS E DAS RESISTÊNCIAS DE EDUCADORES EM RELAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS, QUE RESISTEM MESMO SOB REFORMAS DE CARÁTER NEOLIBERAL, EMPREENDIDOS A PARTIR DAS AÇÕES DOS ATORES QUE ESTÃO A FRENTE DA POLÍTICA EDUCACIONAL.

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