Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

JOVENS CONECTADOS E A ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: JUVENTUDES, ESCOLA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CELULAR, Comunicação Oral (CO) GT 03: Culturas juvenis na escola
0 of 0
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75788 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 1037 "titulo" => "JOVENS CONECTADOS E A ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS USOS DO CELULAR EM SALA DE AULA POR PARTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, A PARTIR DAS CONTROVÉRSIAS E DINÂMICAS ESCOLARES ESTABELECIDAS ENTRE O ALUNATO E O CORPO DOCENTE. PARA TANTO, MOBILIZAREMOS AUTORES QUE NOS PERMITEM INTERPRETAR A ESCOLA ENQUANTO UMA INSTITUIÇÃO, BEM COMO AUTORES QUE CONTRIBUAM PARA A COMPREENSÃO DA AÇÃO DOS JOVENS ESTUDANTES FRENTE À ROTINA INSTITUCIONAL ESCOLAR. O PRESENTE TRABALHO NÃO OBJETIVA UMA DEFESA INSTITUCIONAL A RESPEITO DA ESCOLA, TAMPOUCO PROPÕE AOS ESTUDANTES UMA REVOLUÇÃO QUE PONHA ABAIXO A RIGIDEZ INSTITUCIONAL SOBRE A QUAL AS ESCOLAS OCIDENTAIS SE CONSTRUÍRAM HISTORICAMENTE. O QUE OBJETIVAMOS É COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES JÁ ESTABELECIDAS ENTRE OS JOVENS CONTEMPORÂNEOS E A ESCOLA SE CONFIGURAM. SPOSITO (2003) DESTACOU A NECESSIDADE DE CONSIDERARMOS A ESCOLA PARA ALÉM DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOS ASPECTOS DA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, ADOTANDO PERSPECTIVAS NÃO ESCOLARES PARA O ESTUDO DA ESCOLA. AO LEVAR AS PRÁTICAS DIVERSAS DO COTIDIANO PARA A SALA DE AULA, OS JOVENS REIVINDICAM QUE A ESCOLA OS CONSIDERE ENQUANTO SUJEITOS SÓCIO-CULTURAIS, COM TRAJETÓRIAS QUE MERECEM SER CONSIDERADAS NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. DAR RELEVO ÀS PRÁTICAS JUVENIS NO INTERIOR DA ESCOLA É UM ATO SOCIOLÓGICO À MEDIDA EM QUE RECONHECE NOS SUJEITOS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS USOS DO CELULAR EM SALA DE AULA POR PARTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, A PARTIR D" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "JUVENTUDES, ESCOLA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CELULAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID1037_08042021232248.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA LOPES CORRÊA" "autor_nome_curto" => "FABI" "autor_email" => "c.lopesfabiana17@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75788 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 1037 "titulo" => "JOVENS CONECTADOS E A ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS USOS DO CELULAR EM SALA DE AULA POR PARTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, A PARTIR DAS CONTROVÉRSIAS E DINÂMICAS ESCOLARES ESTABELECIDAS ENTRE O ALUNATO E O CORPO DOCENTE. PARA TANTO, MOBILIZAREMOS AUTORES QUE NOS PERMITEM INTERPRETAR A ESCOLA ENQUANTO UMA INSTITUIÇÃO, BEM COMO AUTORES QUE CONTRIBUAM PARA A COMPREENSÃO DA AÇÃO DOS JOVENS ESTUDANTES FRENTE À ROTINA INSTITUCIONAL ESCOLAR. O PRESENTE TRABALHO NÃO OBJETIVA UMA DEFESA INSTITUCIONAL A RESPEITO DA ESCOLA, TAMPOUCO PROPÕE AOS ESTUDANTES UMA REVOLUÇÃO QUE PONHA ABAIXO A RIGIDEZ INSTITUCIONAL SOBRE A QUAL AS ESCOLAS OCIDENTAIS SE CONSTRUÍRAM HISTORICAMENTE. O QUE OBJETIVAMOS É COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES JÁ ESTABELECIDAS ENTRE OS JOVENS CONTEMPORÂNEOS E A ESCOLA SE CONFIGURAM. SPOSITO (2003) DESTACOU A NECESSIDADE DE CONSIDERARMOS A ESCOLA PARA ALÉM DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOS ASPECTOS DA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, ADOTANDO PERSPECTIVAS NÃO ESCOLARES PARA O ESTUDO DA ESCOLA. AO LEVAR AS PRÁTICAS DIVERSAS DO COTIDIANO PARA A SALA DE AULA, OS JOVENS REIVINDICAM QUE A ESCOLA OS CONSIDERE ENQUANTO SUJEITOS SÓCIO-CULTURAIS, COM TRAJETÓRIAS QUE MERECEM SER CONSIDERADAS NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. DAR RELEVO ÀS PRÁTICAS JUVENIS NO INTERIOR DA ESCOLA É UM ATO SOCIOLÓGICO À MEDIDA EM QUE RECONHECE NOS SUJEITOS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS USOS DO CELULAR EM SALA DE AULA POR PARTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, A PARTIR D" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "JUVENTUDES, ESCOLA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CELULAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID1037_08042021232248.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA LOPES CORRÊA" "autor_nome_curto" => "FABI" "autor_email" => "c.lopesfabiana17@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS USOS DO CELULAR EM SALA DE AULA POR PARTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, A PARTIR DAS CONTROVÉRSIAS E DINÂMICAS ESCOLARES ESTABELECIDAS ENTRE O ALUNATO E O CORPO DOCENTE. PARA TANTO, MOBILIZAREMOS AUTORES QUE NOS PERMITEM INTERPRETAR A ESCOLA ENQUANTO UMA INSTITUIÇÃO, BEM COMO AUTORES QUE CONTRIBUAM PARA A COMPREENSÃO DA AÇÃO DOS JOVENS ESTUDANTES FRENTE À ROTINA INSTITUCIONAL ESCOLAR. O PRESENTE TRABALHO NÃO OBJETIVA UMA DEFESA INSTITUCIONAL A RESPEITO DA ESCOLA, TAMPOUCO PROPÕE AOS ESTUDANTES UMA REVOLUÇÃO QUE PONHA ABAIXO A RIGIDEZ INSTITUCIONAL SOBRE A QUAL AS ESCOLAS OCIDENTAIS SE CONSTRUÍRAM HISTORICAMENTE. O QUE OBJETIVAMOS É COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES JÁ ESTABELECIDAS ENTRE OS JOVENS CONTEMPORÂNEOS E A ESCOLA SE CONFIGURAM. SPOSITO (2003) DESTACOU A NECESSIDADE DE CONSIDERARMOS A ESCOLA PARA ALÉM DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOS ASPECTOS DA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, ADOTANDO PERSPECTIVAS NÃO ESCOLARES PARA O ESTUDO DA ESCOLA. AO LEVAR AS PRÁTICAS DIVERSAS DO COTIDIANO PARA A SALA DE AULA, OS JOVENS REIVINDICAM QUE A ESCOLA OS CONSIDERE ENQUANTO SUJEITOS SÓCIO-CULTURAIS, COM TRAJETÓRIAS QUE MERECEM SER CONSIDERADAS NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. DAR RELEVO ÀS PRÁTICAS JUVENIS NO INTERIOR DA ESCOLA É UM ATO SOCIOLÓGICO À MEDIDA EM QUE RECONHECE NOS SUJEITOS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.