“O QUE FAZER NA SEGUNDA-FEIRA?”: A CENTRALIDADE DO PROFESSOR NA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75771 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "“O QUE FAZER NA SEGUNDA-FEIRA?”: A CENTRALIDADE DO PROFESSOR NA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "OS DEBATES SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM EVIDENCIADO QUE AINDA FALTA UM CONSENSO SOBRE QUAIS CONHECIMENTOS DEVEM FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA DISCIPLINA E TEM CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM SEIS PROFESSORES (COM DIFERENTES FORMAÇÕES) DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL E BUSCOU COMPREENDER A PARTIR DE QUE REFERENCIAIS OS PROFESSORES PLANEJAM AS SUAS AULAS. É NECESSÁRIO LEVAR EM CONTA QUE ESSAS DECISÕES NÃO SÃO TOMADAS NO VAZIO. A ANÁLISE RELACIONAL, PERSPECTIVA ADOTADA NESTE TRABALHO NOS PROVOCA A OLHAR ESSES SUJEITOS NÃO COMO ABSTRAÇÕES, MAS A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEXTOS MICRO E MACRO SOCIAL E O CURRÍCULO TAMBÉM PRECISA SER VISTO SOBRE ESTA ÓTICA, E NÃO COMO UM ELEMENTO NEUTRO NA TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS. ASSIM O PROFESSOR É VISTO COMO UM MEDIADOR ENTRE O CONHECIMENTO DISCIPLINAR E O CURRÍCULO. OU SEJA, UM PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO OCORRE NO MOMENTO QUE O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO É DESLOCADO DO SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO PARA OUTROS CONTEXTOS. NA PRESENTE PESQUISA, BUSCOU-SE COMPREENDER AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. ALÉM DISSO, TAMBÉM HÁ OUTROS ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NESSAS DECISÕES: A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, A FORMAÇÃO, E O FÁCIL ACESSO AO LIVRO DIDÁTICO. EVIDENCIANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DE APROFUNDARMOS OS ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES PARA PENSARMOS O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: O currículo da sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, PROFESSORES, RECONTEXTUALIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA113_ID688_08042021205239.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL SCHENKMANN ARNT" "autor_nome_curto" => "GABRIEL ARNT" "autor_email" => "gsarnt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75771 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "“O QUE FAZER NA SEGUNDA-FEIRA?”: A CENTRALIDADE DO PROFESSOR NA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "OS DEBATES SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM EVIDENCIADO QUE AINDA FALTA UM CONSENSO SOBRE QUAIS CONHECIMENTOS DEVEM FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA DISCIPLINA E TEM CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM SEIS PROFESSORES (COM DIFERENTES FORMAÇÕES) DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL E BUSCOU COMPREENDER A PARTIR DE QUE REFERENCIAIS OS PROFESSORES PLANEJAM AS SUAS AULAS. É NECESSÁRIO LEVAR EM CONTA QUE ESSAS DECISÕES NÃO SÃO TOMADAS NO VAZIO. A ANÁLISE RELACIONAL, PERSPECTIVA ADOTADA NESTE TRABALHO NOS PROVOCA A OLHAR ESSES SUJEITOS NÃO COMO ABSTRAÇÕES, MAS A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEXTOS MICRO E MACRO SOCIAL E O CURRÍCULO TAMBÉM PRECISA SER VISTO SOBRE ESTA ÓTICA, E NÃO COMO UM ELEMENTO NEUTRO NA TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS. ASSIM O PROFESSOR É VISTO COMO UM MEDIADOR ENTRE O CONHECIMENTO DISCIPLINAR E O CURRÍCULO. OU SEJA, UM PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO OCORRE NO MOMENTO QUE O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO É DESLOCADO DO SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO PARA OUTROS CONTEXTOS. NA PRESENTE PESQUISA, BUSCOU-SE COMPREENDER AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. ALÉM DISSO, TAMBÉM HÁ OUTROS ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NESSAS DECISÕES: A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, A FORMAÇÃO, E O FÁCIL ACESSO AO LIVRO DIDÁTICO. EVIDENCIANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DE APROFUNDARMOS OS ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES PARA PENSARMOS O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: O currículo da sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, PROFESSORES, RECONTEXTUALIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA113_ID688_08042021205239.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL SCHENKMANN ARNT" "autor_nome_curto" => "GABRIEL ARNT" "autor_email" => "gsarnt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }