O ENSINO DA SOCIOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75649 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "O ENSINO DA SOCIOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO DIRIGIU-SE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA JUSTIFICA-SE EM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SOLIDIFICAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZADO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO. POR ISSO, A RELEVÂNCIA DA PESQUISA ESTÁ VOLTADA SE O ESTUDANTE AO TER CONTATO COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA DESENVOLVE NOVAS CONCEPÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO E AS RELAÇÕES SOCIAIS DA SOCIEDADE. O OBJETIVO FOI VERIFICAR COMO A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. DESTE MODO, TRABALHAMOS POR MEIO DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. ESTE TRABALHO DEU-SE POR DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA QUE OCORREU EM JANEIRO/FEVEREIRO DE 2020 COM A SELEÇÃO DE ARTIGOS POR MEIO DOS RESUMOS. A SEGUNDO FOI A ANÁLISE DESSE CONTEÚDO QUE FOI EM FEVEREIRO/MARÇO DE 2021. APÓS A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL DESDE A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO EM 1920 NAS ESCOLAS NORMAIS (TOMAZI, 2000), ATÉ OS DIAS ATUAIS VIVE A INCERTEZA DA SUA PERMANÊNCIA COMO OBRIGATÓRIA NA GRANDE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, MESMO PROTOCOLADO A LEI Nº 11.684 FIRMANDO A OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO EM 2008, PARA SILVA (2007) E PICANÇO (2017) O DESFECHO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO BRASILEIRO DEPENDE DO PROJETO POLÍTICO E INTERESSE DO GOVERNO QUE ESTEJA À FRENTE DA NAÇÃO. POIS COMO AFIRMA MILLS (1982), A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM A IMPORTÂNCIA DE CONDUZIR OS ESTUDANTES A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA QUE PRODUZ UMA RAZÃO DO ENTENDIMENTO DA REALIDADE SOCIAL MAIS AMPLA. BARREIRA (2014) RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA, MESMO PARA OS QUE NÃO BUSCAM SER SOCIÓLOGOS, UMA VEZ QUE, A DISCIPLINA PROPORCIONA CONHECIMENTOS QUE POSSIBILITAM UMA COMPREENSÃO PARA OS MECANISMOS DA VIDA SOCIAL E SEUS FUNCIONAMENTOS. PORTANTO, A SOCIOLOGIA EXIGE O MANEJO DE CONCEITOS E TEORIAS QUE POSSAM EXPLICAR AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS OU COTIDIANAS. A SOCIOLOGIA TEM UM PAPEL CRUCIAL PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS E PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS (LAHIRE, 2014). NESSE SENTINDO, BARREIRA (2014) SALIENTAR QUE O ENSINO SÓ SERÁ PRAZEROSO PARA O ESTUDANTE, QUANDO O DOCENTE PROMOVER UMA METODOLOGIA QUE CHAME A ATENÇÃO DO ALUNO PARA A DISCUSSÃO NA AULA. CONTUDO, VERIFICAMOS QUE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PROPORCIONA UMA VISÃO MAIS AMPLA E RACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA. MEDIANTE ISSO, PERCEBEMOS QUE O ENSINO SE MOSTRA FALHO EM INCENTIVOS METODOLÓGICOS/PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE CIENTISTAS SOCIAIS NA DOCENCIA E QUE AINDA ENFRENTA INSTABILIDADE NA GRADE CURRICULAR, LOGO, FATORES LIGADOS AOS INTERESSES DE CADA GOVERNO. ADEMAIS, O ENSINO DE SOCIOLOGIA É MOTIVADOR DE EMANCIPAÇÃO DAS CLASSES MAIS BAIXAS, OU SEJA, INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA CONSTRUÇÃO DA VISÃO QUE OS ESTUDANTES TERÃO SOBRE O SEU PAPEL E O QUE COMO PODEM CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. \r\n \r\n REFERENCIAS\r\n \r\n BARREIRA, IRLYS ALENCAR FIRMO. O OFÍCIO DE ENSINAR PARA INICIANTES: CONTRIBUIÇÕES AO MODO SOCIOLÓGICO DE PENSAR. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, FORTALEZA, V. 45, N. 1, JAN/JUN, 2014, P. 63-85.\r\n LAHIRE, BERNARD. VIVER E INTERPRETAR O MUNDO SOCIAL: PARA QUE SERVE O ENSINO DA SOCIOLOGIA? REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, FORTALEZA, V. 45, N. 1, JAN/JUN, 2014, P.45-61.\r\n MILLS, C.WRIGHT. A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. 6ª. ED. RIO DE JANEIRO: ZAHAR EDITORES, 1982.\r\n PICANÇO, MIGUEL DE NAZARÉ BRITO. O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO. REIS, V. 1, N. 2, SET.-DEZ. 2017, P. 05-17.\r\n SILVA, ILEIZI FIORELLI. A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: OS DESAFIOS INSTITUCIONAIS E EPISTEMOLÓGICOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA DISCIPLINA. CRONOS, NATAL-RN, V.8, N.2, P.403-427, JUL./DEZ. 2007.\r\n TOMAZI, NELSON DACIO. INICIAÇÃO À SOCIOLOGIA/ NELSON DACIO TOMAZI [ET AL.]. 2. ED REV. E AMPL. SÃO PAULO: ATUAL, 2000. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, ESTUDANTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID80_08072021115439.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALINA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERREIRA" "autor_email" => "snatalina670@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75649 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "O ENSINO DA SOCIOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO DIRIGIU-SE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA JUSTIFICA-SE EM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SOLIDIFICAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZADO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO. POR ISSO, A RELEVÂNCIA DA PESQUISA ESTÁ VOLTADA SE O ESTUDANTE AO TER CONTATO COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA DESENVOLVE NOVAS CONCEPÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO E AS RELAÇÕES SOCIAIS DA SOCIEDADE. O OBJETIVO FOI VERIFICAR COMO A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. DESTE MODO, TRABALHAMOS POR MEIO DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. ESTE TRABALHO DEU-SE POR DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA QUE OCORREU EM JANEIRO/FEVEREIRO DE 2020 COM A SELEÇÃO DE ARTIGOS POR MEIO DOS RESUMOS. A SEGUNDO FOI A ANÁLISE DESSE CONTEÚDO QUE FOI EM FEVEREIRO/MARÇO DE 2021. APÓS A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL DESDE A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO EM 1920 NAS ESCOLAS NORMAIS (TOMAZI, 2000), ATÉ OS DIAS ATUAIS VIVE A INCERTEZA DA SUA PERMANÊNCIA COMO OBRIGATÓRIA NA GRANDE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, MESMO PROTOCOLADO A LEI Nº 11.684 FIRMANDO A OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO EM 2008, PARA SILVA (2007) E PICANÇO (2017) O DESFECHO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO BRASILEIRO DEPENDE DO PROJETO POLÍTICO E INTERESSE DO GOVERNO QUE ESTEJA À FRENTE DA NAÇÃO. POIS COMO AFIRMA MILLS (1982), A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM A IMPORTÂNCIA DE CONDUZIR OS ESTUDANTES A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA QUE PRODUZ UMA RAZÃO DO ENTENDIMENTO DA REALIDADE SOCIAL MAIS AMPLA. BARREIRA (2014) RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA, MESMO PARA OS QUE NÃO BUSCAM SER SOCIÓLOGOS, UMA VEZ QUE, A DISCIPLINA PROPORCIONA CONHECIMENTOS QUE POSSIBILITAM UMA COMPREENSÃO PARA OS MECANISMOS DA VIDA SOCIAL E SEUS FUNCIONAMENTOS. PORTANTO, A SOCIOLOGIA EXIGE O MANEJO DE CONCEITOS E TEORIAS QUE POSSAM EXPLICAR AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS OU COTIDIANAS. A SOCIOLOGIA TEM UM PAPEL CRUCIAL PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS E PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS (LAHIRE, 2014). NESSE SENTINDO, BARREIRA (2014) SALIENTAR QUE O ENSINO SÓ SERÁ PRAZEROSO PARA O ESTUDANTE, QUANDO O DOCENTE PROMOVER UMA METODOLOGIA QUE CHAME A ATENÇÃO DO ALUNO PARA A DISCUSSÃO NA AULA. CONTUDO, VERIFICAMOS QUE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PROPORCIONA UMA VISÃO MAIS AMPLA E RACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA. MEDIANTE ISSO, PERCEBEMOS QUE O ENSINO SE MOSTRA FALHO EM INCENTIVOS METODOLÓGICOS/PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE CIENTISTAS SOCIAIS NA DOCENCIA E QUE AINDA ENFRENTA INSTABILIDADE NA GRADE CURRICULAR, LOGO, FATORES LIGADOS AOS INTERESSES DE CADA GOVERNO. ADEMAIS, O ENSINO DE SOCIOLOGIA É MOTIVADOR DE EMANCIPAÇÃO DAS CLASSES MAIS BAIXAS, OU SEJA, INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA CONSTRUÇÃO DA VISÃO QUE OS ESTUDANTES TERÃO SOBRE O SEU PAPEL E O QUE COMO PODEM CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. \r\n \r\n REFERENCIAS\r\n \r\n BARREIRA, IRLYS ALENCAR FIRMO. O OFÍCIO DE ENSINAR PARA INICIANTES: CONTRIBUIÇÕES AO MODO SOCIOLÓGICO DE PENSAR. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, FORTALEZA, V. 45, N. 1, JAN/JUN, 2014, P. 63-85.\r\n LAHIRE, BERNARD. VIVER E INTERPRETAR O MUNDO SOCIAL: PARA QUE SERVE O ENSINO DA SOCIOLOGIA? REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, FORTALEZA, V. 45, N. 1, JAN/JUN, 2014, P.45-61.\r\n MILLS, C.WRIGHT. A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. 6ª. ED. RIO DE JANEIRO: ZAHAR EDITORES, 1982.\r\n PICANÇO, MIGUEL DE NAZARÉ BRITO. O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO. REIS, V. 1, N. 2, SET.-DEZ. 2017, P. 05-17.\r\n SILVA, ILEIZI FIORELLI. A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: OS DESAFIOS INSTITUCIONAIS E EPISTEMOLÓGICOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA DISCIPLINA. CRONOS, NATAL-RN, V.8, N.2, P.403-427, JUL./DEZ. 2007.\r\n TOMAZI, NELSON DACIO. INICIAÇÃO À SOCIOLOGIA/ NELSON DACIO TOMAZI [ET AL.]. 2. ED REV. E AMPL. SÃO PAULO: ATUAL, 2000. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, ESTUDANTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID80_08072021115439.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALINA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERREIRA" "autor_email" => "snatalina670@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }