Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75791
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 1291
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER UMA DISCUSSÃO ACERCA DA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE OBSERVANDO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. ESSE PROGRAMA FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS-CAMPO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018 A JANEIRO DE 2020. COM BASE NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM A PRETENSÃO DE  MOSTRAR TRÊS FASES: NO PRIMEIRO MOMENTO, TRATAREMOS SOBRE A CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA RESIDÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. NA SEGUNDA PARTE, DESCREVEREMOS AS ESCOLAS-CAMPO EM SUAS CLASSIFICAÇÕES E ATIVIDADES. NO TERCEIRO, APRESENTAREMOS PONTOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E DE PESQUISAS SOB À LUZ DA FORMAÇÃO DOCENTE E DA INTERDISCIPLINARIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID1291_08042021232911.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandalima_rj@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO- UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75791
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 1291
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER UMA DISCUSSÃO ACERCA DA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE OBSERVANDO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. ESSE PROGRAMA FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS-CAMPO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018 A JANEIRO DE 2020. COM BASE NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM A PRETENSÃO DE  MOSTRAR TRÊS FASES: NO PRIMEIRO MOMENTO, TRATAREMOS SOBRE A CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA RESIDÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. NA SEGUNDA PARTE, DESCREVEREMOS AS ESCOLAS-CAMPO EM SUAS CLASSIFICAÇÕES E ATIVIDADES. NO TERCEIRO, APRESENTAREMOS PONTOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E DE PESQUISAS SOB À LUZ DA FORMAÇÃO DOCENTE E DA INTERDISCIPLINARIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID1291_08042021232911.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandalima_rj@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO- UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER UMA DISCUSSÃO ACERCA DA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE OBSERVANDO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. ESSE PROGRAMA FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS-CAMPO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018 A JANEIRO DE 2020. COM BASE NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM A PRETENSÃO DE MOSTRAR TRÊS FASES: NO PRIMEIRO MOMENTO, TRATAREMOS SOBRE A CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA RESIDÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. NA SEGUNDA PARTE, DESCREVEREMOS AS ESCOLAS-CAMPO EM SUAS CLASSIFICAÇÕES E ATIVIDADES. NO TERCEIRO, APRESENTAREMOS PONTOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E DE PESQUISAS SOB À LUZ DA FORMAÇÃO DOCENTE E DA INTERDISCIPLINARIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.