O PAPEL DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75621 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 793 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EXPERIMENTOU, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAVAM A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO, A PERMANÊNCIA E, SOBRETUDO, A BUSCA PELA QUALIDADE DE ENSINO OFERTADO PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. NO ESTADO DO CEARÁ, HOUVE O INVESTIMENTO DE POLÍTICAS EM BUSCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA TODA A POPULAÇÃO E DA MELHORIA DOS INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA SURGE NESSE CONTEXTO, EM 2008, COMO AÇÃO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, DA EVASÃO E DO FLUXO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: 1. DISCUTIR O PAPEL DO DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2. DEBATER O PAPEL DO DT NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. PARA AUXILIAR A PESQUISA TEMOS COMO BASE TEÓRICA AS REFLEXÕES DE NOGUEIRA (2005) E SILVA (2010) SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS PARA A SOCIOLOGIA. OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO (2010) SOBRE OS DESAFIOS ENTRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. ALARCÃO (2011) QUANDO ABORDA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. LEITE (2015) QUANDO ANALISA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI NORTEADA POR PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DA LEITURA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DO PPDT, BEM COMO À TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE VIA FORMULÁRIO DO GOOGLE COM PERGUNTAS FECHADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE 56 PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CEARÁ QUE TRABALHAM COM O PPDT. VALE RESSALTAR QUE A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DO GOOGLE SE DEU POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA LEVARAM-NOS A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É DE QUE A PARTIR DO DOSSIÊ DE TURMA CRIOU-SE UMA CULTURA DE COBRANÇAS QUE TEM COMO FOCO O PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS E O CUMPRIMENTO DE PRAZOS. A SEGUNDA É DE QUE NÃO HÁ POR PARTE DOS DIRETORES DE TURMA UM ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DOS INSTRUMENTAIS. ESSA CULTURA DE PREENCHIMENTO DO DOSSIÊ DEU AO PPDT O JARGÃO DE “PROJETO BUROCRÁTICO”. A TERCEIRA É QUE COM A PANDEMIA OS DTS SENTEM QUE SEU TRABALHADO FOI REDUZIDO A UM “BUSCADOR”. OS EDUCADORES RECONHECEM A RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA O TRABALHO DA ESCOLA, MAS, QUASE EM SUA TOTALIDADE QUEIXAM-SE DA PARTE BUROCRÁTICA. PODEMOS CONCLUIR NO MOMENTO QUE, EMBORA O PPDT APRESENTE ESSAS DIFICULDADES, É FATO QUE ELE PODE SER UM ALIADO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL. MAS, PARA QUE ISSO OCORRA É NECESSÁRIO UM APROFUNDAMENTO MAIOR NOS ESTUDOS PARA COMPREENDER A “ESSÊNCIA” DO PROJETO E ASSIM APRIMORÁ-LO PARA QUE OS DISCENTES UTILIZEM ESSA FERRAMENTA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL SEM DESGASTES. AS CONSIDERAÇÕES ATÉ AQUI APRESENTADAS SE CONFIGURAM EM REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DIRETOR DE TURMA NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ E DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VOLTADO PARA OS PROFESSORES DTS. A ANÁLISE PODE SER CONSIDERADA E REVISTA EM RELAÇÃO A COMO ESSA POLÍTICA É TRADUZIDA PELOS PROFESSORES. A PESQUISA DE CAMPO FOI RETOMADA COM APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS VIA GOOGLE MEET COM O INTUITO DE SABER QUAIS OS DILEMAS DE SER PROFESSOR DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "DIRETOR DE TURMA, FORMAÇÃO, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID793_22032021135244.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula_rodrigues08@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75621 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 793 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EXPERIMENTOU, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAVAM A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO, A PERMANÊNCIA E, SOBRETUDO, A BUSCA PELA QUALIDADE DE ENSINO OFERTADO PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. NO ESTADO DO CEARÁ, HOUVE O INVESTIMENTO DE POLÍTICAS EM BUSCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA TODA A POPULAÇÃO E DA MELHORIA DOS INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA SURGE NESSE CONTEXTO, EM 2008, COMO AÇÃO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, DA EVASÃO E DO FLUXO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: 1. DISCUTIR O PAPEL DO DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2. DEBATER O PAPEL DO DT NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. PARA AUXILIAR A PESQUISA TEMOS COMO BASE TEÓRICA AS REFLEXÕES DE NOGUEIRA (2005) E SILVA (2010) SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS PARA A SOCIOLOGIA. OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO (2010) SOBRE OS DESAFIOS ENTRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. ALARCÃO (2011) QUANDO ABORDA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. LEITE (2015) QUANDO ANALISA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI NORTEADA POR PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DA LEITURA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DO PPDT, BEM COMO À TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE VIA FORMULÁRIO DO GOOGLE COM PERGUNTAS FECHADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE 56 PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CEARÁ QUE TRABALHAM COM O PPDT. VALE RESSALTAR QUE A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DO GOOGLE SE DEU POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA LEVARAM-NOS A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É DE QUE A PARTIR DO DOSSIÊ DE TURMA CRIOU-SE UMA CULTURA DE COBRANÇAS QUE TEM COMO FOCO O PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS E O CUMPRIMENTO DE PRAZOS. A SEGUNDA É DE QUE NÃO HÁ POR PARTE DOS DIRETORES DE TURMA UM ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DOS INSTRUMENTAIS. ESSA CULTURA DE PREENCHIMENTO DO DOSSIÊ DEU AO PPDT O JARGÃO DE “PROJETO BUROCRÁTICO”. A TERCEIRA É QUE COM A PANDEMIA OS DTS SENTEM QUE SEU TRABALHADO FOI REDUZIDO A UM “BUSCADOR”. OS EDUCADORES RECONHECEM A RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA O TRABALHO DA ESCOLA, MAS, QUASE EM SUA TOTALIDADE QUEIXAM-SE DA PARTE BUROCRÁTICA. PODEMOS CONCLUIR NO MOMENTO QUE, EMBORA O PPDT APRESENTE ESSAS DIFICULDADES, É FATO QUE ELE PODE SER UM ALIADO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL. MAS, PARA QUE ISSO OCORRA É NECESSÁRIO UM APROFUNDAMENTO MAIOR NOS ESTUDOS PARA COMPREENDER A “ESSÊNCIA” DO PROJETO E ASSIM APRIMORÁ-LO PARA QUE OS DISCENTES UTILIZEM ESSA FERRAMENTA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL SEM DESGASTES. AS CONSIDERAÇÕES ATÉ AQUI APRESENTADAS SE CONFIGURAM EM REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DIRETOR DE TURMA NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ E DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VOLTADO PARA OS PROFESSORES DTS. A ANÁLISE PODE SER CONSIDERADA E REVISTA EM RELAÇÃO A COMO ESSA POLÍTICA É TRADUZIDA PELOS PROFESSORES. A PESQUISA DE CAMPO FOI RETOMADA COM APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS VIA GOOGLE MEET COM O INTUITO DE SABER QUAIS OS DILEMAS DE SER PROFESSOR DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "DIRETOR DE TURMA, FORMAÇÃO, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID793_22032021135244.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula_rodrigues08@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }