RAP NACIONAL E CULTURA PERIFÉRIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75792 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 1265 "titulo" => "RAP NACIONAL E CULTURA PERIFÉRIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O RAP ENQUANTO ARTE APRESENTA UM CONJUNTO DE SÍMBOLOS E IDEIAS ASSOCIADOS À INFRAESTRUTURA DA SOCIEDADE, ENTÃO O QUE O SUJEITO FAZ COM O RAP E A FORMA QUE APROVEITA DISSO IRÁ DEPENDER MUITO DO SISTEMA SOCIAL AO QUAL ELE ESTÁ, ALÉM DISSO, ENQUANTO ELEMENTO CULTURAL O RAP PARTE DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO QUE RESULTA NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE ENTRE OS SEUS OUVINTES, ESPECIALMENTE OS JOVENS. PORTANTO, AO COMPREENDERMOS O RAP ENQUANTO FORMAÇÃO DE IDENTIDADES E SOCIALIZAÇÃO JUVENIL DEVE-SE PENSAR EM COMO ESSE GÊNERO MUSICAL PODE CONTRIBUIR COM ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, VISTO QUE, COMO CULTURA PERIFÉRICA O RAP FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, EXPRESSANDO EM SUAS LETRAS DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA COMO A VIDA NA PERIFERIA URBANA SE DÁ À MEDIDA QUE O JOVEM É COLOCADO EM UMA ZONA DE EXÍLIO NA PERIFERIA (MILTON SANTOS, 1990). DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENTENDER O RAP ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O OBJETIVO DA DISCIPLINA DE “CONSTRUIR INSTRUMENTOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA VIDA COTIDIANA, AMPLIANDO A “VISÃO DE MUNDO” E O “HORIZONTE DE EXPECTATIVAS” NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM OS VÁRIOS GRUPOS SOCIAIS” (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO – PCNEM), ANALISANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS E TRABALHOS JÁ EXISTENTES, FOI ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICO REALIZADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS NA ÁREA DE CULTURA E EDUCAÇÃO, ANÁLISES DE ATIVIDADES APLICADAS NA ESCOLA ADAILE MARIA LEITE LOCALIZADA NA PERIFERIA DE MARINGÁ, E POR FIM, FOI ATRIBUÍDO AO RAP UM CARÁTER DE RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ADAILE MARIA LEITE, REALIZADO POR DANIARA THOMAZ, UTILIZOU A BATALHA DE RIMA COMO UMA FORMA AVALIATIVA LIGADA AOS MATERIAIS TRABALHADOS EM SALA DE AULA PARA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI OBSERVADO QUE A ATIVIDADE FOI BEM RECEPCIONADA PELOS ALUNOS E PERMITIU QUE OS ESTUDANTES UTILIZASSEM SUA PRÓPRIA VIVÊNCIA PARA ENTRAREM EM CONTATO COM A TEMÁTICA, SENDO ALGO ESSENCIAL NO PROCESSO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA. DESTA FORMA, É EVIDENCIADA A EFETIVAÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NÃO TRADICIONAL, INDO ALÉM DA INSTAURAÇÃO DE CONTROLE E FORMANDO OS ALUNOS PARA SEREM SUJEITOS CRÍTICOS. UTILIZAR O RAP COMO RECURSO DIDÁTICO, A PARTIR DE UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, TEM MUITO COM O QUE CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, FAZENDO OS JOVENS REFLETIR SOBRE SUAS VIDAS, CRIME, POLÍTICA, LEITURA DO MUNDO E ENTRE OUTROS TEMAS PERTINENTES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA. SE PARA O RAP A EDUCAÇÃO É CHAVE DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICO-ECONÔMICA, ENTÃO PARA A EDUCAÇÃO O RAP É UMA FORMA DE AUXILIAR OS ESTUDANTES A ASSIMILAREM SEUS CONHECIMENTOS E DESENVOLVEREM CAPACIDADES QUE LHES PERMITAM COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "RAP, SOCIOLOGIA, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1265_08042021233121.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA LEITE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LE" "autor_email" => "letticia.2966@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP - CAMPUS MARÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75792 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 1265 "titulo" => "RAP NACIONAL E CULTURA PERIFÉRIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O RAP ENQUANTO ARTE APRESENTA UM CONJUNTO DE SÍMBOLOS E IDEIAS ASSOCIADOS À INFRAESTRUTURA DA SOCIEDADE, ENTÃO O QUE O SUJEITO FAZ COM O RAP E A FORMA QUE APROVEITA DISSO IRÁ DEPENDER MUITO DO SISTEMA SOCIAL AO QUAL ELE ESTÁ, ALÉM DISSO, ENQUANTO ELEMENTO CULTURAL O RAP PARTE DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO QUE RESULTA NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE ENTRE OS SEUS OUVINTES, ESPECIALMENTE OS JOVENS. PORTANTO, AO COMPREENDERMOS O RAP ENQUANTO FORMAÇÃO DE IDENTIDADES E SOCIALIZAÇÃO JUVENIL DEVE-SE PENSAR EM COMO ESSE GÊNERO MUSICAL PODE CONTRIBUIR COM ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, VISTO QUE, COMO CULTURA PERIFÉRICA O RAP FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, EXPRESSANDO EM SUAS LETRAS DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA COMO A VIDA NA PERIFERIA URBANA SE DÁ À MEDIDA QUE O JOVEM É COLOCADO EM UMA ZONA DE EXÍLIO NA PERIFERIA (MILTON SANTOS, 1990). DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENTENDER O RAP ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O OBJETIVO DA DISCIPLINA DE “CONSTRUIR INSTRUMENTOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA VIDA COTIDIANA, AMPLIANDO A “VISÃO DE MUNDO” E O “HORIZONTE DE EXPECTATIVAS” NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM OS VÁRIOS GRUPOS SOCIAIS” (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO – PCNEM), ANALISANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS E TRABALHOS JÁ EXISTENTES, FOI ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICO REALIZADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS NA ÁREA DE CULTURA E EDUCAÇÃO, ANÁLISES DE ATIVIDADES APLICADAS NA ESCOLA ADAILE MARIA LEITE LOCALIZADA NA PERIFERIA DE MARINGÁ, E POR FIM, FOI ATRIBUÍDO AO RAP UM CARÁTER DE RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ADAILE MARIA LEITE, REALIZADO POR DANIARA THOMAZ, UTILIZOU A BATALHA DE RIMA COMO UMA FORMA AVALIATIVA LIGADA AOS MATERIAIS TRABALHADOS EM SALA DE AULA PARA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI OBSERVADO QUE A ATIVIDADE FOI BEM RECEPCIONADA PELOS ALUNOS E PERMITIU QUE OS ESTUDANTES UTILIZASSEM SUA PRÓPRIA VIVÊNCIA PARA ENTRAREM EM CONTATO COM A TEMÁTICA, SENDO ALGO ESSENCIAL NO PROCESSO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA. DESTA FORMA, É EVIDENCIADA A EFETIVAÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NÃO TRADICIONAL, INDO ALÉM DA INSTAURAÇÃO DE CONTROLE E FORMANDO OS ALUNOS PARA SEREM SUJEITOS CRÍTICOS. UTILIZAR O RAP COMO RECURSO DIDÁTICO, A PARTIR DE UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, TEM MUITO COM O QUE CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, FAZENDO OS JOVENS REFLETIR SOBRE SUAS VIDAS, CRIME, POLÍTICA, LEITURA DO MUNDO E ENTRE OUTROS TEMAS PERTINENTES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA. SE PARA O RAP A EDUCAÇÃO É CHAVE DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICO-ECONÔMICA, ENTÃO PARA A EDUCAÇÃO O RAP É UMA FORMA DE AUXILIAR OS ESTUDANTES A ASSIMILAREM SEUS CONHECIMENTOS E DESENVOLVEREM CAPACIDADES QUE LHES PERMITAM COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "RAP, SOCIOLOGIA, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1265_08042021233121.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA LEITE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LE" "autor_email" => "letticia.2966@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP - CAMPUS MARÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }