PROCESSO DIALÓGICO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75747 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 1141 "titulo" => "PROCESSO DIALÓGICO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA" "resumo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA É O ALICERCE DE VIDA AOS ESTUDANTES. A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO, É NECESSÁRIO PENSAR NO QUE HÁ DE MELHOR ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. A APRENDIZAGEM DEPENDE DE TODAS AS INTERAÇÕES, DO AMBIENTE ESCOLAR E DOMICÍLIOS DOS ESTUDANTES. OBSERVANDO QUE UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PELAS QUAIS AS ESCOLAS DA ATUALIDADE NÃO ESTÃO RESPONDENDO ÀS NECESSIDADES REAIS DOS ALUNOS E AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE ATUAL É, PRECISAMENTE, O FATO QUE MUITAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NÃO SÃO CERTIFICADAS POR TEORIAS E AÇÕES RECONHECIDAS CIENTIFICAMENTE COMO EFICAZES E EQUITATIVAS (AUBERT ET AL, 2018). DIANTE DESTE CONTEXTO, UM DOS PROJETOS QUE TRAZ ESTE NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO É O PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM (CA). TRATA-SE DE UM PROJETO BASEADO EM ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) VOLTADAS PARA A TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL (MELLO, 2009). O PROJETO CRIA UM CLIMA DE ALTAS EXPECTATIVAS POR PARTE DE TODOS OS ENVOLVIDOS, TRANSFORMA O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E OBTÉM RESULTADOS COMO, MELHORA DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE UMA NOVA CONCEPÇÃO, QUE SUPERA O ENSINO APRENDIZAGEM TRADICIONAL, E TRAZ O DIÁLOGO QUE TRANSFORMA E INOVA COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA (MELLO, 2012; MELLO, 2014). AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS APOSTAM NA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO E DO DIÁLOGO (VALLS, 2000) E OBJETIVAM A ARTICULAÇÃO DOS DIFERENTES AGENTES EDUCATIVOS DE UMA ESCOLA (PROFESSORES/AS, FUNCIONÁRIOS/AS, FAMILIARES, ESTUDANTES, ENTORNO DA ESCOLA – VOLUNTÁRIOS/AS), NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E TODAS. AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS ARTÍSTICAS, LITERÁRIAS E MUSICAIS FORAM CONSIDERADAS UMA DAS ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) PELO PROJETO INCLUD-ED (2006-2011) E POR ISSO COMPÕEM O PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. ESTAS AEE’S SÃO EXERCÍCIOS DE RESPEITO E ESCUTA IGUALITÁRIA QUE TRANSFORMAM O CONTEXTO DAS PESSOAS NA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES E DE ACORDO COM O CADERNO TERTÚLIAS DIALÓGICAS (INSTITUTO NATURA, 2016, S/D): PROPORCIONAM A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SIGNIFICADO E CONHECIMENTO COM BASE NO DIÁLOGO IGUALITÁRIO SOBRE AS MELHORES CRIAÇÕES DA HUMANIDADE NO CAMPO DA ARTE, DA LITERATURA E DA MÚSICA; POSSIBILITAM A TODO E QUALQUER INDIVÍDUO SE APROXIMAR DE MANEIRA DIRETA DA CULTURA CLÁSSICA UNIVERSAL E AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACUMULADO PELA HUMANIDADE; GERAM UM INTERCÂMBIO ENRIQUECEDOR DE CONHECIMENTOS, PERMITINDO APROFUNDAMENTO NOS CONTEÚDOS E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES; PROMOVE O AUMENTO DO VOCABULÁRIO, MELHORA DA EXPRESSÃO ORAL E DA COMPREENSÃO DE TEXTOS. A APRENDIZAGEM DIALÓGICA É COMPOSTA POR SETE PRINCÍPIOS: DIÁLOGO IGUALITÁRIO, INTELIGÊNCIA CULTURAL, TRANSFORMAÇÃO, DIMENSÃO INSTRUMENTAL, CRIAÇÃO DE SENTIDO, SOLIDARIEDADE E IGUALDADE DE DIFERENÇAS. O OBJETIVO DESTE PROJETO É A IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S), ESPECIFICAMENTE TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS E GRUPOS INTERATIVOS, EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA, BRASIL. OS BENEFICIÁRIOS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO SERÃO COMUNIDADE ESCOLAR EM TORNO DAS ESCOLAS ELEGIDAS, ESPECIFICAMENTE ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, GESTORES, EQUIPE DE APOIO, PAIS E RESPONSÁVEIS. SABEMOS QUE, ATUALMENTE, UMA EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE JÁ NÃO ABRANGE APENAS O TRABALHO DO PROFESSORADO EM SALA, MAS DEPENDE, TAMBÉM, DA PARTICIPAÇÃO DE AGENTES EDUCATIVOS QUE CONVIVEM COM AS CRIANÇAS EM SEU CONTEXTO DIÁRIO, UMA VEZ QUE ESTAMOS A TODO MOMENTO EM CONTATO COM UM PROCESSO AMPLO E DIVERSOS DE APRENDIZAGEM (AUBERT ET AL, 2018). ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA PARTICIPAÇÃO EM QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM SER OUVIDAS E AS FORMAS DE DECISÃO SEJAM MAIS IGUALITÁRIAS ENTRE OS DIFERENTES AGENTES EDUCATIVOS EM TORNO DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDER (MARIGO, 2009; AUBERT ET AL, 2018). FAZ-SE NECESSÁRIO UM TIPO DE PARTICIPAÇÃO VOLTADO NÃO SOMENTE PARA TRANSFORMAÇÕES A SEREM FEITAS NA ESCOLA E VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES, MAS SIM PROCESSOS DE MUDANÇA QUE ENVOLVEM TODA A COMUNIDADE E O ENTORNO DA ESCOLA (MELLO, 2014). TAL PARTICIPAÇÃO PODE OCORRER EM VÁRIOS ESPAÇOS E DE DIVERSAS FORMAS: FAMILIARES E VOLUNTARIADO PERTENCENTE AO BAIRRO, A OUTRAS INSTITUIÇÕES E À UNIVERSIDADE APOIANDO EDUCATIVAMENTE A ESCOLA OU SE ENGAJANDO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PRÓPRIA, BEM COMO EM MOMENTOS DE PROJEÇÃO E DE CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS E PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODOS. A ESCOLA SE ABRE DE FORMA METÓDICA PARA ARTICULAR INTERAÇÕES E FONTES DE CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO, BEM COMO PARA COLABORAR COM A TRANSFORMAÇÃO DO ENTORNO (MELLO, 2012; MELLO, 2014). AS TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS, SÃO ATIVIDADES ONDE SE PROPÕE A LEITURA DIALÓGICA, QUE É UMA CONCEPÇÃO COMUNICATIVA DA PESSOA E DA APRENDIZAGEM, NA QUAL QUE A INTERAÇÃO E O DIÁLOGO ESTÃO NO CENTRO DA ATENÇÃO. TRATA-SE DE UM PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO COLETIVA, EM UM CONTEXTO NO QUAL SÃO VALORIZADOS OS ARGUMENTOS DOS PARTICIPANTES SOBRE OS TEXTOS LIDOS. ATRAVÉS DESSE PROCEDIMENTO DIALÓGICO, CADA PESSOA NO GRUPO DÁ UM NOVO SENTIDO À LEITURA DOS CLÁSSICOS E ALCANÇA COMPREENSÕES MUITO PROFUNDAS E CRÍTICAS, QUE, SOZINHA, ELA TERIA MAIS DIFICULDADE DE OBTER. ESTA LEITURA É REALIZADA COM LIVROS DE LITERATURA CLÁSSICA UNIVERSAL, EM QUE EXISTE A MEDIAÇÃO DE UMA PESSOA, CUJA FUNÇÃO É GARANTIR QUE AS RELAÇÕES SE ESTABELEÇAM COM BASE NA APRENDIZAGEM DIALÓGICA, ISTO É, PRÁTICA EM QUE PREDOMINA O DIÁLOGO IGUALITÁRIO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE VALORES COMO A CONVIVÊNCIA, O RESPEITO E A SOLIDARIEDADE. OUTRA PROPOSTA DE AEE SÃOS OS GRUPOS INTERATIVOS. TRATA-SE DE UMA ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA, COM A DURAÇÃO DE 1H30 EM MÉDIA, COORDENADA PELO (A) PROFESSOR (A), COM APOIO DE PESSOAS VOLUNTÁRIAS. O OBJETIVO É REFORÇAR O CONTEÚDO E ACELERAR A APRENDIZAGEM (RODRIGUES, 2009). GRUPOS INTERATIVOS SE APRESENTAM COMO UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITA AOS ALUNOS E ALUNAS MELHORAREM O CONVÍVIO SOCIAL ESCOLAR E TAMBÉM ACELERAR SUAS APRENDIZAGENS. POR MEIO DESTA PRÁTICA É POSSÍVEL SE CONCRETIZAR A APRENDIZAGEM DIALÓGICA, POIS ELA RESULTA DAS DIFERENTES INTERAÇÕES QUE PRODUZEM DIÁLOGO IGUALITÁRIO, UM DIÁLOGO ENTRE IGUAIS, CUJA INTENCIONALIDADE É CHEGAR A UM CONSENSO COM BASE NAS PRETENSÕES DE VALIDEZ. O AUMENTO DE INTERAÇÕES NA SALA FAVORECE TANTO A APRENDIZAGEM, QUANTO A SOLIDARIEDADE ENTRE TODOS(AS), POSSIBILITANDO AOS ALUNOS(AS) SUPERAREM A CONDIÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR. ESTE PLANO DE AÇÃO ESTÁ PROGRAMADO PARA SER EXECUTADO PÓS PANDEMIA COVID 19 NO RETORNO PRESENCIAL DAS ATIVIDADES DA RME DE BENEVIDES/PA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, APRENDIZAGEM DIALÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID1141_08042021165533.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE SODRÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCI SODRÉ" "autor_email" => "franci_sodre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75747 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 1141 "titulo" => "PROCESSO DIALÓGICO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA" "resumo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA É O ALICERCE DE VIDA AOS ESTUDANTES. A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO, É NECESSÁRIO PENSAR NO QUE HÁ DE MELHOR ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. A APRENDIZAGEM DEPENDE DE TODAS AS INTERAÇÕES, DO AMBIENTE ESCOLAR E DOMICÍLIOS DOS ESTUDANTES. OBSERVANDO QUE UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PELAS QUAIS AS ESCOLAS DA ATUALIDADE NÃO ESTÃO RESPONDENDO ÀS NECESSIDADES REAIS DOS ALUNOS E AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE ATUAL É, PRECISAMENTE, O FATO QUE MUITAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NÃO SÃO CERTIFICADAS POR TEORIAS E AÇÕES RECONHECIDAS CIENTIFICAMENTE COMO EFICAZES E EQUITATIVAS (AUBERT ET AL, 2018). DIANTE DESTE CONTEXTO, UM DOS PROJETOS QUE TRAZ ESTE NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO É O PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM (CA). TRATA-SE DE UM PROJETO BASEADO EM ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) VOLTADAS PARA A TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL (MELLO, 2009). O PROJETO CRIA UM CLIMA DE ALTAS EXPECTATIVAS POR PARTE DE TODOS OS ENVOLVIDOS, TRANSFORMA O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E OBTÉM RESULTADOS COMO, MELHORA DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE UMA NOVA CONCEPÇÃO, QUE SUPERA O ENSINO APRENDIZAGEM TRADICIONAL, E TRAZ O DIÁLOGO QUE TRANSFORMA E INOVA COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA (MELLO, 2012; MELLO, 2014). AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS APOSTAM NA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO E DO DIÁLOGO (VALLS, 2000) E OBJETIVAM A ARTICULAÇÃO DOS DIFERENTES AGENTES EDUCATIVOS DE UMA ESCOLA (PROFESSORES/AS, FUNCIONÁRIOS/AS, FAMILIARES, ESTUDANTES, ENTORNO DA ESCOLA – VOLUNTÁRIOS/AS), NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E TODAS. AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS ARTÍSTICAS, LITERÁRIAS E MUSICAIS FORAM CONSIDERADAS UMA DAS ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) PELO PROJETO INCLUD-ED (2006-2011) E POR ISSO COMPÕEM O PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. ESTAS AEE’S SÃO EXERCÍCIOS DE RESPEITO E ESCUTA IGUALITÁRIA QUE TRANSFORMAM O CONTEXTO DAS PESSOAS NA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES E DE ACORDO COM O CADERNO TERTÚLIAS DIALÓGICAS (INSTITUTO NATURA, 2016, S/D): PROPORCIONAM A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SIGNIFICADO E CONHECIMENTO COM BASE NO DIÁLOGO IGUALITÁRIO SOBRE AS MELHORES CRIAÇÕES DA HUMANIDADE NO CAMPO DA ARTE, DA LITERATURA E DA MÚSICA; POSSIBILITAM A TODO E QUALQUER INDIVÍDUO SE APROXIMAR DE MANEIRA DIRETA DA CULTURA CLÁSSICA UNIVERSAL E AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACUMULADO PELA HUMANIDADE; GERAM UM INTERCÂMBIO ENRIQUECEDOR DE CONHECIMENTOS, PERMITINDO APROFUNDAMENTO NOS CONTEÚDOS E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES; PROMOVE O AUMENTO DO VOCABULÁRIO, MELHORA DA EXPRESSÃO ORAL E DA COMPREENSÃO DE TEXTOS. A APRENDIZAGEM DIALÓGICA É COMPOSTA POR SETE PRINCÍPIOS: DIÁLOGO IGUALITÁRIO, INTELIGÊNCIA CULTURAL, TRANSFORMAÇÃO, DIMENSÃO INSTRUMENTAL, CRIAÇÃO DE SENTIDO, SOLIDARIEDADE E IGUALDADE DE DIFERENÇAS. O OBJETIVO DESTE PROJETO É A IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S), ESPECIFICAMENTE TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS E GRUPOS INTERATIVOS, EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA, BRASIL. OS BENEFICIÁRIOS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO SERÃO COMUNIDADE ESCOLAR EM TORNO DAS ESCOLAS ELEGIDAS, ESPECIFICAMENTE ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, GESTORES, EQUIPE DE APOIO, PAIS E RESPONSÁVEIS. SABEMOS QUE, ATUALMENTE, UMA EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE JÁ NÃO ABRANGE APENAS O TRABALHO DO PROFESSORADO EM SALA, MAS DEPENDE, TAMBÉM, DA PARTICIPAÇÃO DE AGENTES EDUCATIVOS QUE CONVIVEM COM AS CRIANÇAS EM SEU CONTEXTO DIÁRIO, UMA VEZ QUE ESTAMOS A TODO MOMENTO EM CONTATO COM UM PROCESSO AMPLO E DIVERSOS DE APRENDIZAGEM (AUBERT ET AL, 2018). ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA PARTICIPAÇÃO EM QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM SER OUVIDAS E AS FORMAS DE DECISÃO SEJAM MAIS IGUALITÁRIAS ENTRE OS DIFERENTES AGENTES EDUCATIVOS EM TORNO DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDER (MARIGO, 2009; AUBERT ET AL, 2018). FAZ-SE NECESSÁRIO UM TIPO DE PARTICIPAÇÃO VOLTADO NÃO SOMENTE PARA TRANSFORMAÇÕES A SEREM FEITAS NA ESCOLA E VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES, MAS SIM PROCESSOS DE MUDANÇA QUE ENVOLVEM TODA A COMUNIDADE E O ENTORNO DA ESCOLA (MELLO, 2014). TAL PARTICIPAÇÃO PODE OCORRER EM VÁRIOS ESPAÇOS E DE DIVERSAS FORMAS: FAMILIARES E VOLUNTARIADO PERTENCENTE AO BAIRRO, A OUTRAS INSTITUIÇÕES E À UNIVERSIDADE APOIANDO EDUCATIVAMENTE A ESCOLA OU SE ENGAJANDO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PRÓPRIA, BEM COMO EM MOMENTOS DE PROJEÇÃO E DE CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS E PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODOS. A ESCOLA SE ABRE DE FORMA METÓDICA PARA ARTICULAR INTERAÇÕES E FONTES DE CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO, BEM COMO PARA COLABORAR COM A TRANSFORMAÇÃO DO ENTORNO (MELLO, 2012; MELLO, 2014). AS TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS, SÃO ATIVIDADES ONDE SE PROPÕE A LEITURA DIALÓGICA, QUE É UMA CONCEPÇÃO COMUNICATIVA DA PESSOA E DA APRENDIZAGEM, NA QUAL QUE A INTERAÇÃO E O DIÁLOGO ESTÃO NO CENTRO DA ATENÇÃO. TRATA-SE DE UM PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO COLETIVA, EM UM CONTEXTO NO QUAL SÃO VALORIZADOS OS ARGUMENTOS DOS PARTICIPANTES SOBRE OS TEXTOS LIDOS. ATRAVÉS DESSE PROCEDIMENTO DIALÓGICO, CADA PESSOA NO GRUPO DÁ UM NOVO SENTIDO À LEITURA DOS CLÁSSICOS E ALCANÇA COMPREENSÕES MUITO PROFUNDAS E CRÍTICAS, QUE, SOZINHA, ELA TERIA MAIS DIFICULDADE DE OBTER. ESTA LEITURA É REALIZADA COM LIVROS DE LITERATURA CLÁSSICA UNIVERSAL, EM QUE EXISTE A MEDIAÇÃO DE UMA PESSOA, CUJA FUNÇÃO É GARANTIR QUE AS RELAÇÕES SE ESTABELEÇAM COM BASE NA APRENDIZAGEM DIALÓGICA, ISTO É, PRÁTICA EM QUE PREDOMINA O DIÁLOGO IGUALITÁRIO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE VALORES COMO A CONVIVÊNCIA, O RESPEITO E A SOLIDARIEDADE. OUTRA PROPOSTA DE AEE SÃOS OS GRUPOS INTERATIVOS. TRATA-SE DE UMA ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA, COM A DURAÇÃO DE 1H30 EM MÉDIA, COORDENADA PELO (A) PROFESSOR (A), COM APOIO DE PESSOAS VOLUNTÁRIAS. O OBJETIVO É REFORÇAR O CONTEÚDO E ACELERAR A APRENDIZAGEM (RODRIGUES, 2009). GRUPOS INTERATIVOS SE APRESENTAM COMO UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITA AOS ALUNOS E ALUNAS MELHORAREM O CONVÍVIO SOCIAL ESCOLAR E TAMBÉM ACELERAR SUAS APRENDIZAGENS. POR MEIO DESTA PRÁTICA É POSSÍVEL SE CONCRETIZAR A APRENDIZAGEM DIALÓGICA, POIS ELA RESULTA DAS DIFERENTES INTERAÇÕES QUE PRODUZEM DIÁLOGO IGUALITÁRIO, UM DIÁLOGO ENTRE IGUAIS, CUJA INTENCIONALIDADE É CHEGAR A UM CONSENSO COM BASE NAS PRETENSÕES DE VALIDEZ. O AUMENTO DE INTERAÇÕES NA SALA FAVORECE TANTO A APRENDIZAGEM, QUANTO A SOLIDARIEDADE ENTRE TODOS(AS), POSSIBILITANDO AOS ALUNOS(AS) SUPERAREM A CONDIÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR. ESTE PLANO DE AÇÃO ESTÁ PROGRAMADO PARA SER EXECUTADO PÓS PANDEMIA COVID 19 NO RETORNO PRESENCIAL DAS ATIVIDADES DA RME DE BENEVIDES/PA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, APRENDIZAGEM DIALÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID1141_08042021165533.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE SODRÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCI SODRÉ" "autor_email" => "franci_sodre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }