UMA ESTRATÉGIA DE “USO INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75666 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 885 "titulo" => "UMA ESTRATÉGIA DE “USO INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO, NA FORMA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, APRESENTA UMA ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O ENGAJAMENTO DISCENTE EM UMA ATIVIDADE QUE PARTE DO LIVRO DIDÁTICO PARA INTRODUZIR NOVOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NELA, O CONTATO DOS ESTUDANTES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES, POR MEIO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS, ANTECEDE A AULA EXPOSITIVA. DE FORMA GERAL, QUATRO ETAPAS COMPÕEM O PROCESSO: (1) O PLANEJAMENTO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE UM ARQUIVO EM APLICATIVO DE APRESENTAÇÃO ON-LINE DE EDIÇÃO COLABORATIVA DE SLIDES; (2) O ESTUDO DE CERTO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO, SENDO UM TÓPICO ESPECÍFICO PARA CADA DUPLA DE ESTUDANTES, E POSTERIOR SÍNTESE, RESULTANDO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TELA DO ARQUIVO DE SLIDES; (3) A AVALIAÇÃO POR PARES; E, FINALMENTE, (4) A APRESENTAÇÃO ORAL. DESSA FORMA, O ESTUDANTE LÊ, SINTETIZA, DIALOGA COM OS PARES E APRESENTA SEU ENTENDIMENTO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DO LIVRO, PARA MAIS TARDE A DOCENTE TOMAR A DIANTEIRA DA AULA, ESCLARECENDO DÚVIDAS, ESTABELECENDO CONEXÕES E PROPONDO APROFUNDAMENTOS SOBRE OS CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS ESTUDADOS. A ESTRATÉGIA FLERTA COM ALGUNS PRESSUPOSTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, COM DESTAQUE PARA A DA SALA DE AULA INVERTIDA. TRATA-SE DE UM USO “INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO QUE, ALÉM DE MODIFICAR A PRÓPRIA ESTRUTURA DA SALA DE AULA, INTENSIFICA A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTE-ESTUDANTE, ESTUDANTE-PROFESSORA, ESTUDANTE-CONHECIMENTO E ESTUDANTE-LIVRO DIDÁTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA115_ID885_30062021143543.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD" "autor_nome_curto" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD" "autor_email" => "roberta.neuhold@alumni.us" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75666 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 885 "titulo" => "UMA ESTRATÉGIA DE “USO INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO, NA FORMA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, APRESENTA UMA ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O ENGAJAMENTO DISCENTE EM UMA ATIVIDADE QUE PARTE DO LIVRO DIDÁTICO PARA INTRODUZIR NOVOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NELA, O CONTATO DOS ESTUDANTES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES, POR MEIO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS, ANTECEDE A AULA EXPOSITIVA. DE FORMA GERAL, QUATRO ETAPAS COMPÕEM O PROCESSO: (1) O PLANEJAMENTO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE UM ARQUIVO EM APLICATIVO DE APRESENTAÇÃO ON-LINE DE EDIÇÃO COLABORATIVA DE SLIDES; (2) O ESTUDO DE CERTO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO, SENDO UM TÓPICO ESPECÍFICO PARA CADA DUPLA DE ESTUDANTES, E POSTERIOR SÍNTESE, RESULTANDO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TELA DO ARQUIVO DE SLIDES; (3) A AVALIAÇÃO POR PARES; E, FINALMENTE, (4) A APRESENTAÇÃO ORAL. DESSA FORMA, O ESTUDANTE LÊ, SINTETIZA, DIALOGA COM OS PARES E APRESENTA SEU ENTENDIMENTO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DO LIVRO, PARA MAIS TARDE A DOCENTE TOMAR A DIANTEIRA DA AULA, ESCLARECENDO DÚVIDAS, ESTABELECENDO CONEXÕES E PROPONDO APROFUNDAMENTOS SOBRE OS CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS ESTUDADOS. A ESTRATÉGIA FLERTA COM ALGUNS PRESSUPOSTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, COM DESTAQUE PARA A DA SALA DE AULA INVERTIDA. TRATA-SE DE UM USO “INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO QUE, ALÉM DE MODIFICAR A PRÓPRIA ESTRUTURA DA SALA DE AULA, INTENSIFICA A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTE-ESTUDANTE, ESTUDANTE-PROFESSORA, ESTUDANTE-CONHECIMENTO E ESTUDANTE-LIVRO DIDÁTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA115_ID885_30062021143543.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD" "autor_nome_curto" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD" "autor_email" => "roberta.neuhold@alumni.us" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }