SINUOSIDADE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: ÁNALISE DA TRAJETÓRIA DE UM LICENCIANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75730 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 610 "titulo" => "SINUOSIDADE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: ÁNALISE DA TRAJETÓRIA DE UM LICENCIANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "resumo" => "ESTE TRABALHO É O RESULTADO PRELIMINAR DE MINHA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NA MODALIDADE MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. O MEU OBJETO DE INVESTIGAÇÃO É A MINHA TRAJETÓRIA COMO FUTURO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, ANALISADA A PARTIR DO CONCEITO DE TRAJETÓRIA DE PIERRE BOURDIEU. MINHAS PRINCIPAIS FONTES SÃO AS MINHAS MEMÓRIAS, DOCUMENTOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DE VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ESCOLAR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO MEU OBJETO EMPÍRICO, CONSTITUÍDO POR DADOS AUTOBIOGRÁFICOS, TRAGO, POR MEIO DA RECONSTITUIÇÃO DE MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MINHA BIOGRAFIA E A HISTÓRIA DE MINHA SOCIEDADE, COMO PROPOSTA POR WRIGTH MILLS, COM O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE MINHA TRAJETÓRIA E O CONTEXTO SOCIAL NO QUAL ESTOU INSERIDO, PROBLEMATIZO MINHAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. REFLETINDO SOBRE ELAS, É POSSÍVEL A TANTOS QUANTOS SABER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS SINUOSIDADES. PARA TANTO, PASSO PELA REFLEXÃO SOBRE A MINHA VIDA NA COMUNIDADE, AS ESCOLAS DAS QUAIS ESTUDEI, A MINHA FAMÍLIA, OS MEUS PARENTES E AMIGOS, CHEGANDO À UNIVERSIDADE, AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E À MINHA EXPERIÊNCIA COMO ESTAGIÁRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-CE. NESSE PONTO, DESTACO COMO ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACABAM POR MINISTRAR AULAS SEM ESTAREM FORMADOS PARA A DOCÊNCIA, ENCONTRANDO-SE AINDA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO, E, NEM SEMPRE, EM UM CURSO DE LICENCIATURA DESTINADO À FORMAR DOCENTES PARA A ÁREA E O NÍVEL DE ENSINO EM QUE FAZEM AS VEZES DE PROFESSOR. A PESQUISA, QUE JÁ ESTÁ EM CURSO, POSSUI CARÁTER DESCRITIVO, DE NATUREZA QUALITATIVA, E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS SÃO: ANÁLISE DE DADOS AUTOBIOGRÁFICOS PRODUZIDOS A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ANOTAÇÕES DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS, PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS, DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DOS EVENTOS DOS QUAIS PARTICIPEI, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM MEUS FAMILIARES E PESSOAS PRÓXIMOS (MÃE, TIOS, TIAS, PRIMOS, PRIMAS E AMIGOS) E COM PROFESSORES E SECRETÁRIA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MONTE, LOCALIZADA NO DISTRITO DE TAPERUABA, DA QUAL FUI ESTAGIÁRIO. ANALISO, A PARTIR DE MINHA VIDA, OS SENTIDOS QUE SÃO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA AO QUE CHAMO DE “PRÁTICA DOCENTE ARRANJADA”, EM QUE SE VIVE A EXPERIÊNCIA DE LECIONAR MATÉRIAS DE ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO PARA AS QUAIS NÃO FORMOS FORMADOS. ASSIM, PRETENDO SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DE DADOS E ANÁLISES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DOCENTE CONCOMITANTEMENTE COM A ATUAÇÃO EM ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO NÃO CORRESPONDENTES AO PROCESSO FORMATIVO EM CURSO, DANDO SEQUÊNCIA À PRODUÇÃO DE MEU MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID610_08042021095954.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ANTONIO FERNANDES ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ARAGÃO" "autor_email" => "daisyfortaleza01@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARÁU (UEVA-SOBRAL/CE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75730 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 610 "titulo" => "SINUOSIDADE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: ÁNALISE DA TRAJETÓRIA DE UM LICENCIANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "resumo" => "ESTE TRABALHO É O RESULTADO PRELIMINAR DE MINHA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NA MODALIDADE MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. O MEU OBJETO DE INVESTIGAÇÃO É A MINHA TRAJETÓRIA COMO FUTURO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, ANALISADA A PARTIR DO CONCEITO DE TRAJETÓRIA DE PIERRE BOURDIEU. MINHAS PRINCIPAIS FONTES SÃO AS MINHAS MEMÓRIAS, DOCUMENTOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DE VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ESCOLAR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO MEU OBJETO EMPÍRICO, CONSTITUÍDO POR DADOS AUTOBIOGRÁFICOS, TRAGO, POR MEIO DA RECONSTITUIÇÃO DE MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MINHA BIOGRAFIA E A HISTÓRIA DE MINHA SOCIEDADE, COMO PROPOSTA POR WRIGTH MILLS, COM O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE MINHA TRAJETÓRIA E O CONTEXTO SOCIAL NO QUAL ESTOU INSERIDO, PROBLEMATIZO MINHAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. REFLETINDO SOBRE ELAS, É POSSÍVEL A TANTOS QUANTOS SABER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS SINUOSIDADES. PARA TANTO, PASSO PELA REFLEXÃO SOBRE A MINHA VIDA NA COMUNIDADE, AS ESCOLAS DAS QUAIS ESTUDEI, A MINHA FAMÍLIA, OS MEUS PARENTES E AMIGOS, CHEGANDO À UNIVERSIDADE, AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E À MINHA EXPERIÊNCIA COMO ESTAGIÁRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-CE. NESSE PONTO, DESTACO COMO ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACABAM POR MINISTRAR AULAS SEM ESTAREM FORMADOS PARA A DOCÊNCIA, ENCONTRANDO-SE AINDA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO, E, NEM SEMPRE, EM UM CURSO DE LICENCIATURA DESTINADO À FORMAR DOCENTES PARA A ÁREA E O NÍVEL DE ENSINO EM QUE FAZEM AS VEZES DE PROFESSOR. A PESQUISA, QUE JÁ ESTÁ EM CURSO, POSSUI CARÁTER DESCRITIVO, DE NATUREZA QUALITATIVA, E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS SÃO: ANÁLISE DE DADOS AUTOBIOGRÁFICOS PRODUZIDOS A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ANOTAÇÕES DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS, PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS, DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DOS EVENTOS DOS QUAIS PARTICIPEI, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM MEUS FAMILIARES E PESSOAS PRÓXIMOS (MÃE, TIOS, TIAS, PRIMOS, PRIMAS E AMIGOS) E COM PROFESSORES E SECRETÁRIA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MONTE, LOCALIZADA NO DISTRITO DE TAPERUABA, DA QUAL FUI ESTAGIÁRIO. ANALISO, A PARTIR DE MINHA VIDA, OS SENTIDOS QUE SÃO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA AO QUE CHAMO DE “PRÁTICA DOCENTE ARRANJADA”, EM QUE SE VIVE A EXPERIÊNCIA DE LECIONAR MATÉRIAS DE ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO PARA AS QUAIS NÃO FORMOS FORMADOS. ASSIM, PRETENDO SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DE DADOS E ANÁLISES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DOCENTE CONCOMITANTEMENTE COM A ATUAÇÃO EM ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO NÃO CORRESPONDENTES AO PROCESSO FORMATIVO EM CURSO, DANDO SEQUÊNCIA À PRODUÇÃO DE MEU MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID610_08042021095954.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ANTONIO FERNANDES ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ARAGÃO" "autor_email" => "daisyfortaleza01@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARÁU (UEVA-SOBRAL/CE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }