Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

SINUOSIDADE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: ÁNALISE DA TRAJETÓRIA DE UM LICENCIANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Palavra-chaves: TRAJETÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75730
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 300
    "inscrito_id" => 610
    "titulo" => "SINUOSIDADE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: ÁNALISE DA TRAJETÓRIA DE UM LICENCIANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É O RESULTADO PRELIMINAR DE MINHA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NA MODALIDADE MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. O MEU OBJETO DE INVESTIGAÇÃO É A MINHA TRAJETÓRIA COMO FUTURO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, ANALISADA A PARTIR DO CONCEITO DE TRAJETÓRIA DE PIERRE BOURDIEU. MINHAS PRINCIPAIS FONTES SÃO AS MINHAS MEMÓRIAS, DOCUMENTOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DE VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ESCOLAR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO MEU OBJETO EMPÍRICO, CONSTITUÍDO POR DADOS AUTOBIOGRÁFICOS, TRAGO, POR MEIO DA RECONSTITUIÇÃO DE MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MINHA BIOGRAFIA E A HISTÓRIA DE MINHA SOCIEDADE, COMO PROPOSTA POR WRIGTH MILLS, COM O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE MINHA TRAJETÓRIA E O CONTEXTO SOCIAL NO QUAL ESTOU INSERIDO, PROBLEMATIZO MINHAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. REFLETINDO SOBRE ELAS, É POSSÍVEL A TANTOS QUANTOS SABER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS SINUOSIDADES. PARA TANTO, PASSO PELA REFLEXÃO SOBRE A MINHA VIDA NA COMUNIDADE, AS ESCOLAS DAS QUAIS ESTUDEI, A MINHA FAMÍLIA, OS MEUS PARENTES E AMIGOS, CHEGANDO À UNIVERSIDADE, AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E À MINHA EXPERIÊNCIA COMO ESTAGIÁRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-CE. NESSE PONTO, DESTACO COMO ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACABAM POR MINISTRAR AULAS SEM ESTAREM FORMADOS PARA A DOCÊNCIA, ENCONTRANDO-SE AINDA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO, E, NEM SEMPRE, EM UM CURSO DE LICENCIATURA DESTINADO À FORMAR DOCENTES PARA A ÁREA E O NÍVEL DE ENSINO EM QUE FAZEM AS VEZES DE PROFESSOR. A PESQUISA, QUE JÁ ESTÁ EM CURSO, POSSUI CARÁTER DESCRITIVO, DE NATUREZA QUALITATIVA, E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS SÃO: ANÁLISE DE DADOS AUTOBIOGRÁFICOS PRODUZIDOS A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ANOTAÇÕES DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS, PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS, DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DOS EVENTOS DOS QUAIS PARTICIPEI, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM MEUS FAMILIARES E PESSOAS PRÓXIMOS (MÃE, TIOS, TIAS, PRIMOS, PRIMAS E AMIGOS) E COM PROFESSORES E SECRETÁRIA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MONTE, LOCALIZADA NO DISTRITO DE TAPERUABA, DA QUAL FUI ESTAGIÁRIO. ANALISO, A PARTIR DE MINHA VIDA, OS SENTIDOS QUE SÃO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA AO QUE CHAMO DE “PRÁTICA DOCENTE ARRANJADA”, EM QUE SE VIVE A EXPERIÊNCIA DE LECIONAR MATÉRIAS DE ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO PARA AS QUAIS NÃO FORMOS FORMADOS. ASSIM, PRETENDO SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DE DADOS E ANÁLISES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DOCENTE CONCOMITANTEMENTE COM A ATUAÇÃO EM ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO NÃO CORRESPONDENTES AO PROCESSO FORMATIVO EM CURSO, DANDO SEQUÊNCIA À PRODUÇÃO DE MEU MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID610_08042021095954.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ANTONIO FERNANDES ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ARAGÃO"
    "autor_email" => "daisyfortaleza01@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARÁU (UEVA-SOBRAL/CE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75730
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 300
    "inscrito_id" => 610
    "titulo" => "SINUOSIDADE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: ÁNALISE DA TRAJETÓRIA DE UM LICENCIANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É O RESULTADO PRELIMINAR DE MINHA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NA MODALIDADE MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. O MEU OBJETO DE INVESTIGAÇÃO É A MINHA TRAJETÓRIA COMO FUTURO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, ANALISADA A PARTIR DO CONCEITO DE TRAJETÓRIA DE PIERRE BOURDIEU. MINHAS PRINCIPAIS FONTES SÃO AS MINHAS MEMÓRIAS, DOCUMENTOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DE VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ESCOLAR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO MEU OBJETO EMPÍRICO, CONSTITUÍDO POR DADOS AUTOBIOGRÁFICOS, TRAGO, POR MEIO DA RECONSTITUIÇÃO DE MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MINHA BIOGRAFIA E A HISTÓRIA DE MINHA SOCIEDADE, COMO PROPOSTA POR WRIGTH MILLS, COM O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE MINHA TRAJETÓRIA E O CONTEXTO SOCIAL NO QUAL ESTOU INSERIDO, PROBLEMATIZO MINHAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. REFLETINDO SOBRE ELAS, É POSSÍVEL A TANTOS QUANTOS SABER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS SINUOSIDADES. PARA TANTO, PASSO PELA REFLEXÃO SOBRE A MINHA VIDA NA COMUNIDADE, AS ESCOLAS DAS QUAIS ESTUDEI, A MINHA FAMÍLIA, OS MEUS PARENTES E AMIGOS, CHEGANDO À UNIVERSIDADE, AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E À MINHA EXPERIÊNCIA COMO ESTAGIÁRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-CE. NESSE PONTO, DESTACO COMO ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACABAM POR MINISTRAR AULAS SEM ESTAREM FORMADOS PARA A DOCÊNCIA, ENCONTRANDO-SE AINDA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO, E, NEM SEMPRE, EM UM CURSO DE LICENCIATURA DESTINADO À FORMAR DOCENTES PARA A ÁREA E O NÍVEL DE ENSINO EM QUE FAZEM AS VEZES DE PROFESSOR. A PESQUISA, QUE JÁ ESTÁ EM CURSO, POSSUI CARÁTER DESCRITIVO, DE NATUREZA QUALITATIVA, E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS SÃO: ANÁLISE DE DADOS AUTOBIOGRÁFICOS PRODUZIDOS A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ANOTAÇÕES DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS, PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS, DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DOS EVENTOS DOS QUAIS PARTICIPEI, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM MEUS FAMILIARES E PESSOAS PRÓXIMOS (MÃE, TIOS, TIAS, PRIMOS, PRIMAS E AMIGOS) E COM PROFESSORES E SECRETÁRIA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MONTE, LOCALIZADA NO DISTRITO DE TAPERUABA, DA QUAL FUI ESTAGIÁRIO. ANALISO, A PARTIR DE MINHA VIDA, OS SENTIDOS QUE SÃO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA AO QUE CHAMO DE “PRÁTICA DOCENTE ARRANJADA”, EM QUE SE VIVE A EXPERIÊNCIA DE LECIONAR MATÉRIAS DE ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO PARA AS QUAIS NÃO FORMOS FORMADOS. ASSIM, PRETENDO SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DE DADOS E ANÁLISES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DOCENTE CONCOMITANTEMENTE COM A ATUAÇÃO EM ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO NÃO CORRESPONDENTES AO PROCESSO FORMATIVO EM CURSO, DANDO SEQUÊNCIA À PRODUÇÃO DE MEU MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID610_08042021095954.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ANTONIO FERNANDES ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ARAGÃO"
    "autor_email" => "daisyfortaleza01@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARÁU (UEVA-SOBRAL/CE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO É O RESULTADO PRELIMINAR DE MINHA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NA MODALIDADE MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. O MEU OBJETO DE INVESTIGAÇÃO É A MINHA TRAJETÓRIA COMO FUTURO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, ANALISADA A PARTIR DO CONCEITO DE TRAJETÓRIA DE PIERRE BOURDIEU. MINHAS PRINCIPAIS FONTES SÃO AS MINHAS MEMÓRIAS, DOCUMENTOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DE VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ESCOLAR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO MEU OBJETO EMPÍRICO, CONSTITUÍDO POR DADOS AUTOBIOGRÁFICOS, TRAGO, POR MEIO DA RECONSTITUIÇÃO DE MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MINHA BIOGRAFIA E A HISTÓRIA DE MINHA SOCIEDADE, COMO PROPOSTA POR WRIGTH MILLS, COM O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE MINHA TRAJETÓRIA E O CONTEXTO SOCIAL NO QUAL ESTOU INSERIDO, PROBLEMATIZO MINHAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. REFLETINDO SOBRE ELAS, É POSSÍVEL A TANTOS QUANTOS SABER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS SINUOSIDADES. PARA TANTO, PASSO PELA REFLEXÃO SOBRE A MINHA VIDA NA COMUNIDADE, AS ESCOLAS DAS QUAIS ESTUDEI, A MINHA FAMÍLIA, OS MEUS PARENTES E AMIGOS, CHEGANDO À UNIVERSIDADE, AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E À MINHA EXPERIÊNCIA COMO ESTAGIÁRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-CE. NESSE PONTO, DESTACO COMO ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACABAM POR MINISTRAR AULAS SEM ESTAREM FORMADOS PARA A DOCÊNCIA, ENCONTRANDO-SE AINDA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO, E, NEM SEMPRE, EM UM CURSO DE LICENCIATURA DESTINADO À FORMAR DOCENTES PARA A ÁREA E O NÍVEL DE ENSINO EM QUE FAZEM AS VEZES DE PROFESSOR. A PESQUISA, QUE JÁ ESTÁ EM CURSO, POSSUI CARÁTER DESCRITIVO, DE NATUREZA QUALITATIVA, E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS SÃO: ANÁLISE DE DADOS AUTOBIOGRÁFICOS PRODUZIDOS A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ANOTAÇÕES DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS, PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS, DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DOS EVENTOS DOS QUAIS PARTICIPEI, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM MEUS FAMILIARES E PESSOAS PRÓXIMOS (MÃE, TIOS, TIAS, PRIMOS, PRIMAS E AMIGOS) E COM PROFESSORES E SECRETÁRIA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MONTE, LOCALIZADA NO DISTRITO DE TAPERUABA, DA QUAL FUI ESTAGIÁRIO. ANALISO, A PARTIR DE MINHA VIDA, OS SENTIDOS QUE SÃO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA AO QUE CHAMO DE “PRÁTICA DOCENTE ARRANJADA”, EM QUE SE VIVE A EXPERIÊNCIA DE LECIONAR MATÉRIAS DE ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO PARA AS QUAIS NÃO FORMOS FORMADOS. ASSIM, PRETENDO SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DE DADOS E ANÁLISES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DOCENTE CONCOMITANTEMENTE COM A ATUAÇÃO EM ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO NÃO CORRESPONDENTES AO PROCESSO FORMATIVO EM CURSO, DANDO SEQUÊNCIA À PRODUÇÃO DE MEU MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.