ESTE TRABALHO É O RESULTADO PRELIMINAR DE MINHA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NA MODALIDADE MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. O MEU OBJETO DE INVESTIGAÇÃO É A MINHA TRAJETÓRIA COMO FUTURO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, ANALISADA A PARTIR DO CONCEITO DE TRAJETÓRIA DE PIERRE BOURDIEU. MINHAS PRINCIPAIS FONTES SÃO AS MINHAS MEMÓRIAS, DOCUMENTOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DE VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ESCOLAR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO MEU OBJETO EMPÍRICO, CONSTITUÍDO POR DADOS AUTOBIOGRÁFICOS, TRAGO, POR MEIO DA RECONSTITUIÇÃO DE MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MINHA BIOGRAFIA E A HISTÓRIA DE MINHA SOCIEDADE, COMO PROPOSTA POR WRIGTH MILLS, COM O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE MINHA TRAJETÓRIA E O CONTEXTO SOCIAL NO QUAL ESTOU INSERIDO, PROBLEMATIZO MINHAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. REFLETINDO SOBRE ELAS, É POSSÍVEL A TANTOS QUANTOS SABER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS SINUOSIDADES. PARA TANTO, PASSO PELA REFLEXÃO SOBRE A MINHA VIDA NA COMUNIDADE, AS ESCOLAS DAS QUAIS ESTUDEI, A MINHA FAMÍLIA, OS MEUS PARENTES E AMIGOS, CHEGANDO À UNIVERSIDADE, AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E À MINHA EXPERIÊNCIA COMO ESTAGIÁRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-CE. NESSE PONTO, DESTACO COMO ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACABAM POR MINISTRAR AULAS SEM ESTAREM FORMADOS PARA A DOCÊNCIA, ENCONTRANDO-SE AINDA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO, E, NEM SEMPRE, EM UM CURSO DE LICENCIATURA DESTINADO À FORMAR DOCENTES PARA A ÁREA E O NÍVEL DE ENSINO EM QUE FAZEM AS VEZES DE PROFESSOR. A PESQUISA, QUE JÁ ESTÁ EM CURSO, POSSUI CARÁTER DESCRITIVO, DE NATUREZA QUALITATIVA, E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS SÃO: ANÁLISE DE DADOS AUTOBIOGRÁFICOS PRODUZIDOS A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ANOTAÇÕES DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS, PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS, DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DOS EVENTOS DOS QUAIS PARTICIPEI, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM MEUS FAMILIARES E PESSOAS PRÓXIMOS (MÃE, TIOS, TIAS, PRIMOS, PRIMAS E AMIGOS) E COM PROFESSORES E SECRETÁRIA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MONTE, LOCALIZADA NO DISTRITO DE TAPERUABA, DA QUAL FUI ESTAGIÁRIO. ANALISO, A PARTIR DE MINHA VIDA, OS SENTIDOS QUE SÃO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA AO QUE CHAMO DE “PRÁTICA DOCENTE ARRANJADA”, EM QUE SE VIVE A EXPERIÊNCIA DE LECIONAR MATÉRIAS DE ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO PARA AS QUAIS NÃO FORMOS FORMADOS. ASSIM, PRETENDO SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DE DADOS E ANÁLISES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DOCENTE CONCOMITANTEMENTE COM A ATUAÇÃO EM ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO NÃO CORRESPONDENTES AO PROCESSO FORMATIVO EM CURSO, DANDO SEQUÊNCIA À PRODUÇÃO DE MEU MEMORIAL DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.