CAPOEIRA E LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75633 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 882 "titulo" => "CAPOEIRA E LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO RELATA PROCESSOS EDUCACIONAIS OCORRIDOS ENTRE UMA PEDAGOGA COM GRANDE INTERESSE NA LITERATURA INFANTIL, UM SOCIÓLOGO FORMADO NAS PRÁTICAS DA CAPOEIRA ANGOLA E UM GRUPO HETEROGÊNEO DE CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS FREQUENTADORAS DE UMA ONG NA CIDADE DE ITIRAPINA, SP. NESSE PROCESSO FORAM COMBINADOS SABERES ACADÊMICOS COMO A PEDAGOGIA E A SOCIOLOGIA COM SABERES NÃO ACADÊMICOS COMO A CAPOEIRA ANGOLA E A LITERATURA. O RESULTADO FOI A CONSTRUÇÃO DE UMA SÉRIE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE, POR SUA VEZ, CONSTITUÍRAM UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO QUE TROUXE SEGURANÇA PSÍQUICA PARA AS CRIANÇAS EXPRESSAREM SUA SUBJETIVIDADE DE MANEIRA COOPERATIVA E NÃO VIOLENTA. NO QUE TANGE AO SABER SOCIOLÓGICO E PEDAGÓGICO, ESSES RITUAIS FORAM CONSTRUÍDOS A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, SOBRETUDO DA CATEGORIA DE PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO, DENTRO DOS QUAIS A CRIANÇA É CONSIDERADA UM AGENTE ATIVO EM SEU TORNAR-SE PESSOA. OS RESULTADOS APREENDIDOS A PARTIR DOS RELATOS DAS CRIANÇAS E DE OBSERVAÇÕES DIRETAS, MOSTRAM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO RELACIONAMENTO INTERSUBJETIVO BASEADO NA COOPERAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Diálogos de saberes tradicionais, populares e sociológicos na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, CAPOEIRA ANGOLA, LITERATURA INFANTIL NEGRA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA107_ID882_22032021171051.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYODELE FLORIANO SILVA" "autor_nome_curto" => "AYODELE" "autor_email" => "ayodelenina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75633 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 882 "titulo" => "CAPOEIRA E LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO RELATA PROCESSOS EDUCACIONAIS OCORRIDOS ENTRE UMA PEDAGOGA COM GRANDE INTERESSE NA LITERATURA INFANTIL, UM SOCIÓLOGO FORMADO NAS PRÁTICAS DA CAPOEIRA ANGOLA E UM GRUPO HETEROGÊNEO DE CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS FREQUENTADORAS DE UMA ONG NA CIDADE DE ITIRAPINA, SP. NESSE PROCESSO FORAM COMBINADOS SABERES ACADÊMICOS COMO A PEDAGOGIA E A SOCIOLOGIA COM SABERES NÃO ACADÊMICOS COMO A CAPOEIRA ANGOLA E A LITERATURA. O RESULTADO FOI A CONSTRUÇÃO DE UMA SÉRIE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE, POR SUA VEZ, CONSTITUÍRAM UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO QUE TROUXE SEGURANÇA PSÍQUICA PARA AS CRIANÇAS EXPRESSAREM SUA SUBJETIVIDADE DE MANEIRA COOPERATIVA E NÃO VIOLENTA. NO QUE TANGE AO SABER SOCIOLÓGICO E PEDAGÓGICO, ESSES RITUAIS FORAM CONSTRUÍDOS A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, SOBRETUDO DA CATEGORIA DE PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO, DENTRO DOS QUAIS A CRIANÇA É CONSIDERADA UM AGENTE ATIVO EM SEU TORNAR-SE PESSOA. OS RESULTADOS APREENDIDOS A PARTIR DOS RELATOS DAS CRIANÇAS E DE OBSERVAÇÕES DIRETAS, MOSTRAM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO RELACIONAMENTO INTERSUBJETIVO BASEADO NA COOPERAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Diálogos de saberes tradicionais, populares e sociológicos na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, CAPOEIRA ANGOLA, LITERATURA INFANTIL NEGRA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA107_ID882_22032021171051.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYODELE FLORIANO SILVA" "autor_nome_curto" => "AYODELE" "autor_email" => "ayodelenina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }