O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75744 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 992 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, ATRAVÉS DA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO ESTÁGIO III, DE ESTUDANTES DO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB – CE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 QUE VIVENCIAMOS, AS AÇÕES DE ENSINO SOFRERAM MUDANÇAS, SENDO SUSPENSAS AS AULAS PRESENCIAIS E INCLUÍDOS O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO. SENDO ASSIM, BUSCAMOS IDENTIFICAR OS EFEITOS SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM REGÊNCIA. A PESQUISA TEM COM OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR OS PROCESSOS DE ESTÁGIO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, COM O INTUITO DE ENTENDER OS PRINCIPAIS EFEITOS, DIFICULDADES E TRANSFORMAÇÕES PELO OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS COMO PROCEDIMENTO A ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E DAS EXPERIÊNCIAS DOS ENCONTROS FEITOS DE FORMA REMOTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA, COM O INTENTO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PONTOS DA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NESSE CONTEXTO, COMPREENDENDO A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR/ESTAGIÁRIO E ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO. NESTE PROCESSO, OBSERVAMOS QUE AS ESCOLAS TIVERAM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS. COMO TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR PROBLEMAS COMO DIFICULDADES DO ACESSO À INTERNET, MENOR PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E POUCA INTERAÇÃO NA AULA. ENTENDEMOS QUE CADA ESCOLA PARTE DE UM LUGAR E REALIDADE, CARACTERIZANDO DIFICULDADES E DESAFIOS PRÓPRIOS, MAS TAMBÉM QUESTÕES SEMELHANTES. POR OUTRO LADO, FORAM RELATADAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM QUE ENRIQUECERAM OS CONHECIMENTOS DOS ESTAGIÁRIOS EM TRABALHAR COM ALGUMAS FERRAMENTAS VIRTUAIS QUE FACILITARAM O CONTATO NAS SALAS VIRTUAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONTOU COM TRABALHOS RECENTES QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ELISÂNGELA COSTA (2020), DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM SOCIOLOGIA COM ZAN (2011), ASSIM COMO SOBRE O ENSINO EM TEMPOS PANDÊMICOS COM PALUDO (2020), E O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COM CIGALES E SOUZA (2021). OS DESAFIOS SÃO MUITOS, AS DIFICULDADES ESTÃO SEMPRE PRESENTES, COMO POR EXEMPLO, ACESSO A INTERNET, QUESTÕES EMOCIONAIS, ACESSO A MATERIAIS NECESSÁRIOS, ISSO NOS REMETE A REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO, METODOLÓGICO E AVALIATIVO DE TODOS/AS NESSA RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E ESCOLA, EM QUE AS PROVAS, ATIVIDADES E CONTEÚDOS ESTÃO SENDO CONDUZIDAS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO SE DIFERE DO ENSINO PRESENCIAL EM RELAÇÃO AS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES, DE ESTUDANTES ENTRE SI E COM OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, ESSA FORMA DE ENSINO FOI A POSSÍVEL NO MOMENTO ATUAL DA PANDEMIA. POR ISSO, É IMPORTANTE UMA REFLEXÃO COLETIVA E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA TENTAR QUALIFICAR AS AÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E NA UNIVERSIDADE, PENSANDO A CONTINUIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE POR MEIO DO ESTÁGIO DOCENTE EM MEIO REMOTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID992_08042021152442.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "DANI" "autor_email" => "danysylva2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75744 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 992 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, ATRAVÉS DA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO ESTÁGIO III, DE ESTUDANTES DO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB – CE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 QUE VIVENCIAMOS, AS AÇÕES DE ENSINO SOFRERAM MUDANÇAS, SENDO SUSPENSAS AS AULAS PRESENCIAIS E INCLUÍDOS O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO. SENDO ASSIM, BUSCAMOS IDENTIFICAR OS EFEITOS SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM REGÊNCIA. A PESQUISA TEM COM OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR OS PROCESSOS DE ESTÁGIO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, COM O INTUITO DE ENTENDER OS PRINCIPAIS EFEITOS, DIFICULDADES E TRANSFORMAÇÕES PELO OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS COMO PROCEDIMENTO A ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E DAS EXPERIÊNCIAS DOS ENCONTROS FEITOS DE FORMA REMOTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA, COM O INTENTO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PONTOS DA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NESSE CONTEXTO, COMPREENDENDO A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR/ESTAGIÁRIO E ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO. NESTE PROCESSO, OBSERVAMOS QUE AS ESCOLAS TIVERAM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS. COMO TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR PROBLEMAS COMO DIFICULDADES DO ACESSO À INTERNET, MENOR PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E POUCA INTERAÇÃO NA AULA. ENTENDEMOS QUE CADA ESCOLA PARTE DE UM LUGAR E REALIDADE, CARACTERIZANDO DIFICULDADES E DESAFIOS PRÓPRIOS, MAS TAMBÉM QUESTÕES SEMELHANTES. POR OUTRO LADO, FORAM RELATADAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM QUE ENRIQUECERAM OS CONHECIMENTOS DOS ESTAGIÁRIOS EM TRABALHAR COM ALGUMAS FERRAMENTAS VIRTUAIS QUE FACILITARAM O CONTATO NAS SALAS VIRTUAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONTOU COM TRABALHOS RECENTES QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ELISÂNGELA COSTA (2020), DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM SOCIOLOGIA COM ZAN (2011), ASSIM COMO SOBRE O ENSINO EM TEMPOS PANDÊMICOS COM PALUDO (2020), E O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COM CIGALES E SOUZA (2021). OS DESAFIOS SÃO MUITOS, AS DIFICULDADES ESTÃO SEMPRE PRESENTES, COMO POR EXEMPLO, ACESSO A INTERNET, QUESTÕES EMOCIONAIS, ACESSO A MATERIAIS NECESSÁRIOS, ISSO NOS REMETE A REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO, METODOLÓGICO E AVALIATIVO DE TODOS/AS NESSA RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E ESCOLA, EM QUE AS PROVAS, ATIVIDADES E CONTEÚDOS ESTÃO SENDO CONDUZIDAS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO SE DIFERE DO ENSINO PRESENCIAL EM RELAÇÃO AS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES, DE ESTUDANTES ENTRE SI E COM OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, ESSA FORMA DE ENSINO FOI A POSSÍVEL NO MOMENTO ATUAL DA PANDEMIA. POR ISSO, É IMPORTANTE UMA REFLEXÃO COLETIVA E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA TENTAR QUALIFICAR AS AÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E NA UNIVERSIDADE, PENSANDO A CONTINUIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE POR MEIO DO ESTÁGIO DOCENTE EM MEIO REMOTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID992_08042021152442.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "DANI" "autor_email" => "danysylva2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }