Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

Palavra-chaves: ESTÁGIO, ENSINO, PANDEMIA, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75744
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 992
    "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, ATRAVÉS DA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO ESTÁGIO III, DE ESTUDANTES DO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB – CE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 QUE VIVENCIAMOS, AS AÇÕES DE ENSINO SOFRERAM MUDANÇAS, SENDO SUSPENSAS AS AULAS PRESENCIAIS E INCLUÍDOS O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO. SENDO ASSIM, BUSCAMOS IDENTIFICAR OS EFEITOS SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM REGÊNCIA. A PESQUISA TEM COM OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR OS PROCESSOS DE ESTÁGIO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, COM O INTUITO DE ENTENDER OS PRINCIPAIS EFEITOS, DIFICULDADES E TRANSFORMAÇÕES PELO OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS COMO PROCEDIMENTO A ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E DAS EXPERIÊNCIAS DOS ENCONTROS FEITOS DE FORMA REMOTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA, COM O INTENTO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PONTOS DA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NESSE CONTEXTO, COMPREENDENDO A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR/ESTAGIÁRIO E ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO. NESTE PROCESSO, OBSERVAMOS QUE AS ESCOLAS TIVERAM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS. COMO TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR PROBLEMAS COMO DIFICULDADES DO ACESSO À INTERNET, MENOR PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E POUCA INTERAÇÃO NA AULA. ENTENDEMOS QUE CADA ESCOLA PARTE DE UM LUGAR E REALIDADE, CARACTERIZANDO DIFICULDADES E DESAFIOS PRÓPRIOS, MAS TAMBÉM QUESTÕES SEMELHANTES. POR OUTRO LADO, FORAM RELATADAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM QUE ENRIQUECERAM OS CONHECIMENTOS DOS ESTAGIÁRIOS EM TRABALHAR COM ALGUMAS FERRAMENTAS VIRTUAIS QUE FACILITARAM O CONTATO NAS SALAS VIRTUAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONTOU COM TRABALHOS RECENTES QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ELISÂNGELA COSTA (2020), DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM SOCIOLOGIA COM ZAN (2011), ASSIM COMO SOBRE O ENSINO EM TEMPOS PANDÊMICOS COM PALUDO (2020), E O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COM CIGALES E SOUZA (2021). OS DESAFIOS SÃO MUITOS, AS DIFICULDADES ESTÃO SEMPRE PRESENTES, COMO POR EXEMPLO, ACESSO A INTERNET, QUESTÕES EMOCIONAIS, ACESSO A MATERIAIS NECESSÁRIOS, ISSO NOS REMETE A REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO, METODOLÓGICO E AVALIATIVO DE TODOS/AS NESSA RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E ESCOLA, EM QUE AS PROVAS, ATIVIDADES E CONTEÚDOS ESTÃO SENDO CONDUZIDAS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO SE DIFERE DO ENSINO PRESENCIAL EM RELAÇÃO AS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES, DE ESTUDANTES ENTRE SI E COM OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, ESSA FORMA DE ENSINO FOI A POSSÍVEL NO MOMENTO ATUAL DA PANDEMIA. POR ISSO, É IMPORTANTE UMA REFLEXÃO COLETIVA E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA TENTAR QUALIFICAR AS AÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E NA UNIVERSIDADE, PENSANDO A CONTINUIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE POR MEIO DO ESTÁGIO DOCENTE EM MEIO REMOTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID992_08042021152442.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANI"
    "autor_email" => "danysylva2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75744
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 992
    "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, ATRAVÉS DA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO ESTÁGIO III, DE ESTUDANTES DO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB – CE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 QUE VIVENCIAMOS, AS AÇÕES DE ENSINO SOFRERAM MUDANÇAS, SENDO SUSPENSAS AS AULAS PRESENCIAIS E INCLUÍDOS O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO. SENDO ASSIM, BUSCAMOS IDENTIFICAR OS EFEITOS SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM REGÊNCIA. A PESQUISA TEM COM OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR OS PROCESSOS DE ESTÁGIO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, COM O INTUITO DE ENTENDER OS PRINCIPAIS EFEITOS, DIFICULDADES E TRANSFORMAÇÕES PELO OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS COMO PROCEDIMENTO A ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E DAS EXPERIÊNCIAS DOS ENCONTROS FEITOS DE FORMA REMOTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA, COM O INTENTO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PONTOS DA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NESSE CONTEXTO, COMPREENDENDO A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR/ESTAGIÁRIO E ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO. NESTE PROCESSO, OBSERVAMOS QUE AS ESCOLAS TIVERAM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS. COMO TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR PROBLEMAS COMO DIFICULDADES DO ACESSO À INTERNET, MENOR PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E POUCA INTERAÇÃO NA AULA. ENTENDEMOS QUE CADA ESCOLA PARTE DE UM LUGAR E REALIDADE, CARACTERIZANDO DIFICULDADES E DESAFIOS PRÓPRIOS, MAS TAMBÉM QUESTÕES SEMELHANTES. POR OUTRO LADO, FORAM RELATADAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM QUE ENRIQUECERAM OS CONHECIMENTOS DOS ESTAGIÁRIOS EM TRABALHAR COM ALGUMAS FERRAMENTAS VIRTUAIS QUE FACILITARAM O CONTATO NAS SALAS VIRTUAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONTOU COM TRABALHOS RECENTES QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ELISÂNGELA COSTA (2020), DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM SOCIOLOGIA COM ZAN (2011), ASSIM COMO SOBRE O ENSINO EM TEMPOS PANDÊMICOS COM PALUDO (2020), E O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COM CIGALES E SOUZA (2021). OS DESAFIOS SÃO MUITOS, AS DIFICULDADES ESTÃO SEMPRE PRESENTES, COMO POR EXEMPLO, ACESSO A INTERNET, QUESTÕES EMOCIONAIS, ACESSO A MATERIAIS NECESSÁRIOS, ISSO NOS REMETE A REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO, METODOLÓGICO E AVALIATIVO DE TODOS/AS NESSA RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E ESCOLA, EM QUE AS PROVAS, ATIVIDADES E CONTEÚDOS ESTÃO SENDO CONDUZIDAS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO SE DIFERE DO ENSINO PRESENCIAL EM RELAÇÃO AS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES, DE ESTUDANTES ENTRE SI E COM OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, ESSA FORMA DE ENSINO FOI A POSSÍVEL NO MOMENTO ATUAL DA PANDEMIA. POR ISSO, É IMPORTANTE UMA REFLEXÃO COLETIVA E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA TENTAR QUALIFICAR AS AÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E NA UNIVERSIDADE, PENSANDO A CONTINUIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE POR MEIO DO ESTÁGIO DOCENTE EM MEIO REMOTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID992_08042021152442.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANI"
    "autor_email" => "danysylva2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, ATRAVÉS DA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO ESTÁGIO III, DE ESTUDANTES DO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB – CE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 QUE VIVENCIAMOS, AS AÇÕES DE ENSINO SOFRERAM MUDANÇAS, SENDO SUSPENSAS AS AULAS PRESENCIAIS E INCLUÍDOS O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO. SENDO ASSIM, BUSCAMOS IDENTIFICAR OS EFEITOS SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM REGÊNCIA. A PESQUISA TEM COM OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR OS PROCESSOS DE ESTÁGIO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, COM O INTUITO DE ENTENDER OS PRINCIPAIS EFEITOS, DIFICULDADES E TRANSFORMAÇÕES PELO OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS COMO PROCEDIMENTO A ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E DAS EXPERIÊNCIAS DOS ENCONTROS FEITOS DE FORMA REMOTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA, COM O INTENTO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PONTOS DA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NESSE CONTEXTO, COMPREENDENDO A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR/ESTAGIÁRIO E ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO. NESTE PROCESSO, OBSERVAMOS QUE AS ESCOLAS TIVERAM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS. COMO TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR PROBLEMAS COMO DIFICULDADES DO ACESSO À INTERNET, MENOR PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E POUCA INTERAÇÃO NA AULA. ENTENDEMOS QUE CADA ESCOLA PARTE DE UM LUGAR E REALIDADE, CARACTERIZANDO DIFICULDADES E DESAFIOS PRÓPRIOS, MAS TAMBÉM QUESTÕES SEMELHANTES. POR OUTRO LADO, FORAM RELATADAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM QUE ENRIQUECERAM OS CONHECIMENTOS DOS ESTAGIÁRIOS EM TRABALHAR COM ALGUMAS FERRAMENTAS VIRTUAIS QUE FACILITARAM O CONTATO NAS SALAS VIRTUAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONTOU COM TRABALHOS RECENTES QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ELISÂNGELA COSTA (2020), DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM SOCIOLOGIA COM ZAN (2011), ASSIM COMO SOBRE O ENSINO EM TEMPOS PANDÊMICOS COM PALUDO (2020), E O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COM CIGALES E SOUZA (2021). OS DESAFIOS SÃO MUITOS, AS DIFICULDADES ESTÃO SEMPRE PRESENTES, COMO POR EXEMPLO, ACESSO A INTERNET, QUESTÕES EMOCIONAIS, ACESSO A MATERIAIS NECESSÁRIOS, ISSO NOS REMETE A REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO, METODOLÓGICO E AVALIATIVO DE TODOS/AS NESSA RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E ESCOLA, EM QUE AS PROVAS, ATIVIDADES E CONTEÚDOS ESTÃO SENDO CONDUZIDAS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO SE DIFERE DO ENSINO PRESENCIAL EM RELAÇÃO AS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES, DE ESTUDANTES ENTRE SI E COM OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, ESSA FORMA DE ENSINO FOI A POSSÍVEL NO MOMENTO ATUAL DA PANDEMIA. POR ISSO, É IMPORTANTE UMA REFLEXÃO COLETIVA E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA TENTAR QUALIFICAR AS AÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E NA UNIVERSIDADE, PENSANDO A CONTINUIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE POR MEIO DO ESTÁGIO DOCENTE EM MEIO REMOTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.