Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A INTENCIONALIDADE DE NOSSAS AÇÕES. UMA RELEITURA DAS ANÁLISES DE VIGOTSKI.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA, POLÍTICA EDUCACIONAL, TRABALHO DOCENTE, ENSINO DE SOCIOLOGIA, Comunicação Oral (CO) GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica
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DESSA MANEIRA, O LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NECESSITA QUE A SUA PRÁTICA TENHA UM SENTIDO PARA QUE POSSA TER MOTIVAÇÃO DE PROSSEGUIR E SE TORNAR PARTE INTEGRANTE DE UMA ROTINA DE ESTUDOS NA QUAL SEJA POSSÍVEL PENSAR EM POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO DOCENTE TRANSFORMADOR QUE IRÁ DESENVOLVER DENTRO DA SALA DE AULA. NESTE MOMENTO GRANDES QUESTIONAMENTOS E DÚVIDAS COMEÇAM A NORTEAR O SEU UNIVERSO INICIAL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ELUCIDAR UM DOS MAIS FREQUENTES QUESTIONAMENTO QUE FAZEMOS: QUAL A MELHOR PRÁTICA DE ENSINO A SER UTILIZADA E COMO OCORRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS? UM AUTOR QUE PODE CONTRIBUIR PARA PENSARMOS EM SOLUÇÕES PARA ESTAS QUESTÕES É VIGOTSKI. NESTE ARTIGO IREMOS ANALISAR O TEXTO “LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA IDADE ESCOLAR”, NO QUAL O AUTOR OBSERVA QUE AS TEORIAS MAIS IMPORTANTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA ESTÃO AGRUPADAS EM TRÊS CATEGORIAS PRINCIPAIS. A PRIMEIRA CATEGORIA PRESSUPÕE QUE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SÃO PROCESSOS INDEPENDENTES ENTRE SI E NESTE SENTIDO A APRENDIZAGEM É UM PROCESSO QUE OCORRE NA CRIANÇA, DE FORA PARA DENTRO. NESSA CATEGORIA, O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA ATINGE DIFERENTES ETAPAS COM A CONSEQUENTE PASSAGEM DE CRESCIMENTO A MATURIDADE DE DETERMINADAS FUNÇÕES ANTES DOS APRENDIZADOS QUE A CRIANÇA RECEBE NA ESCOLA. É NESSE SENTIDO QUE O DESENVOLVIMENTO E A MATURAÇÃO REPRESENTAM UM PRESSUPOSTO E NÃO UM RESULTADO DA APRENDIZAGEM, POIS PRECEDEM A ELA. A SEGUNDA CATEGORIA CONSIDERA QUE PROCESSO DE APRENDIZAGEM É DESENVOLVIMENTO. NESTE SENTIDO, NÃO CONSIDERA DEFINITIVAMENTE SE A APRENDIZAGEM OCUPA UMA POSIÇÃO QUE ANTECEDE O DESENVOLVIMENTO OU VICE-VERSA, MAS QUE CADA ETAPA DA APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA SE REFERE A UMA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO. JÁ A TERCEIRA CATEGORIA TENTA CONCILIAR OS EXTREMOS DESSAS DUAS PROPOSTAS. 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A VIVÊNCIA DA CRIANÇA QUE EXPRESSA O MODO DE COMO ELA TOMA CONSCIÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS QUE VÃO OCORRENDO EM SUA VIDA. NESSE CASO, SÃO OS ELEMENTOS INTERPRETADOS NA VIVÊNCIA DE UMA CRIANÇA QUE IRÁ INTERFERIR NO SEU DESENVOLVIMENTO FUTURO. ESSA TEORIA DA PEDOLOGIA VISA ENCONTRAR UMA RELAÇÃO ENTRE A CRIANÇA, O MEIO E A VIVÊNCIA, OU SEJA, DE QUE FORMA ELA TOMA CONSCIÊNCIA E REAGE AOS ACONTECIMENTOS DE FORMA AFETIVA É QUE IRÁ INFLUENCIAR NO SEU DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO.  O AUTOR ENFATIZA QUE TODAS AS PARTICULARIDADES DA PERSONALIDADE E DO MEIO ESTÃO REPRESENTADAS NA VIVÊNCIA E NESTE SENTIDO LIDAMOS COM A UNIÃO DAS PARTICULARIDADES DA PERSONALIDADE COM DETERMINADO ACONTECIMENTO.  É DESTA FORMA QUE O IMPORTANTE NÃO É SABER DE TODAS AS PARTICULARIDADES DA CRIANÇA, MAS AQUELA PARTICULARIDADE QUE DESEMPENHA UM PAPEL PREDOMINANTE E QUE IRÁ DEFINIR A ATITUDE DA CRIANÇA FRENTE A DETERMINADO ACONTECIMENTO. O MEIO SEMPRE SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO CONCRETA DE UM ACONTECIMENTO, DE UMA CERTA VIVÊNCIA DE UMA CRIANÇA E QUE VAI SE CONFIGURANDO NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. É POR ISSO QUE SE CONSIDERA A VIVÊNCIA COM UNIDADES DE ELEMENTOS DO MEIO E DA PERSONALIDADE NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DAS PESSOAS. É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE A CRIANÇA NÃO GENERALIZA A REALIDADE, NÃO VISUALIZA COM MAIOR AMPLITUDE DA MESMA FORMA QUE O ADULTO QUE PODE PASSAR A PLENITUDE DOS ACONTECIMENTOS E DE SEUS SIGNIFICADOS PARA UMA CRIANÇA. NESTE SENTIDO COMPREENDEMOS QUE O ADOLESCENTE E OS JOVENS, AINDA ESTARÃO EM FASE INTERMEDIÁRIA, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO PARTE DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS ESTÁ RELACIONADO COM O SEU PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NO ESPAÇO EDUCACIONAL, CABENDO AO PROFESSOR NÃO APENAS ENTENDER COM SE DESENCADEIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MAS PROPORCIONAR AOS ALUNOS EXPERIÊNCIAS QUE PERMITAM A ELES SE APROPRIAREM DE UM MEIO SOCIAL ENRIQUECIDO PELO DESVELAMENTO QUE O PROCESSO DE CONHECIMENTO, POR MEIO DA SOCIOLOGIA, LHES PROPORCIONA. POR FIM, PODEMOS OBSERVAR QUE OS LIMITES E O ALCANCE DESSAS TEORIAS SE TORNARAM DESAFIADORAS, POIS TODA PROPOSTA PEDAGÓGICA TEM UMA INTENCIONALIDADE NA ESCOLA COM OS ALUNOS E QUE NOS LEVA A PENSAR O ALCANCE A NOS PROPORCIONAR, QUANDO ESCOLHEMOS E ENSINAMOS POR MEIO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. ACREDITAMOS QUE NA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL SÃO DESENVOLVIDAS CAPACIDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES E QUE É NECESSÁRIO UM TIPO DE CONHECIMENTO QUE LEVE À FORMAÇÃO DO HOMEM, PENSANDO NOSSA FORMAÇÃO EDUCACIONAL, A MINHA FORMAÇÃO É A NOSSA ATUAÇÃO E DESTA FORMA SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE ORGANIZAR ESTE ESPAÇO PARA PROPORCIONAR UM DESENVOLVIMENTO HUMANO PLENO."
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A DISCUSSÃO CENTRAL DESTE ARTIGO TEM COMO PONTO DE PARTIDA A BUSCA POR COMPREENDEMOS QUE O CONHECIMENTO É PRODUTO DE UMA CONSTRUÇÃO CONJUNTA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO, ESTE ESTUDO É DE GRANDE RELEVÂNCIA POIS, PARA QUE UMA RELAÇÃO DE CONHECIMENTO SE ESTABELEÇA, É URGENTE E EXTREMAMENTE NECESSÁRIO OLHAR PARA A REALIDADE DESAFIADORA DA COMUNIDADE ESCOLAR. ISTO SE JUSTIFICA NA MEDIDA QUE SE CONSEGUE DAR LUGAR ÀS NECESSIDADES E REALIDADES VIVIDAS NAS ESCOLAS, OU SEJA, NÃO IGNORA AS CONDIÇÕES LIMITANTES EM QUE PORVENTURA SE ENCONTREM OS ESTUDANTES. POIS, ATRAVÉS DESSA AÇÃO ACREDITAMOS QUE POSSA SER CONSTRUÍDO UMA RELAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE ESCOLAR QUE FORNEÇA CONDIÇÕES PARA QUE O CONHECIMENTO OCORRA. UM DOS OBJETIVOS, DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – CIÊNCIAS SOCIAIS, É FORNECER AOS ALUNOS FERRAMENTAS DE PESQUISA PRÁTICAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DIRECIONADAS PARA UMA FORMAÇÃO MAIS COMPLETA. DESSA MANEIRA, O LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NECESSITA QUE A SUA PRÁTICA TENHA UM SENTIDO PARA QUE POSSA TER MOTIVAÇÃO DE PROSSEGUIR E SE TORNAR PARTE INTEGRANTE DE UMA ROTINA DE ESTUDOS NA QUAL SEJA POSSÍVEL PENSAR EM POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO DOCENTE TRANSFORMADOR QUE IRÁ DESENVOLVER DENTRO DA SALA DE AULA. NESTE MOMENTO GRANDES QUESTIONAMENTOS E DÚVIDAS COMEÇAM A NORTEAR O SEU UNIVERSO INICIAL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ELUCIDAR UM DOS MAIS FREQUENTES QUESTIONAMENTO QUE FAZEMOS: QUAL A MELHOR PRÁTICA DE ENSINO A SER UTILIZADA E COMO OCORRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS? UM AUTOR QUE PODE CONTRIBUIR PARA PENSARMOS EM SOLUÇÕES PARA ESTAS QUESTÕES É VIGOTSKI. NESTE ARTIGO IREMOS ANALISAR O TEXTO “LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA IDADE ESCOLAR”, NO QUAL O AUTOR OBSERVA QUE AS TEORIAS MAIS IMPORTANTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA ESTÃO AGRUPADAS EM TRÊS CATEGORIAS PRINCIPAIS. A PRIMEIRA CATEGORIA PRESSUPÕE QUE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SÃO PROCESSOS INDEPENDENTES ENTRE SI E NESTE SENTIDO A APRENDIZAGEM É UM PROCESSO QUE OCORRE NA CRIANÇA, DE FORA PARA DENTRO. NESSA CATEGORIA, O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA ATINGE DIFERENTES ETAPAS COM A CONSEQUENTE PASSAGEM DE CRESCIMENTO A MATURIDADE DE DETERMINADAS FUNÇÕES ANTES DOS APRENDIZADOS QUE A CRIANÇA RECEBE NA ESCOLA. É NESSE SENTIDO QUE O DESENVOLVIMENTO E A MATURAÇÃO REPRESENTAM UM PRESSUPOSTO E NÃO UM RESULTADO DA APRENDIZAGEM, POIS PRECEDEM A ELA. A SEGUNDA CATEGORIA CONSIDERA QUE PROCESSO DE APRENDIZAGEM É DESENVOLVIMENTO. NESTE SENTIDO, NÃO CONSIDERA DEFINITIVAMENTE SE A APRENDIZAGEM OCUPA UMA POSIÇÃO QUE ANTECEDE O DESENVOLVIMENTO OU VICE-VERSA, MAS QUE CADA ETAPA DA APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA SE REFERE A UMA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO. JÁ A TERCEIRA CATEGORIA TENTA CONCILIAR OS EXTREMOS DESSAS DUAS PROPOSTAS. 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A VIVÊNCIA DA CRIANÇA QUE EXPRESSA O MODO DE COMO ELA TOMA CONSCIÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS QUE VÃO OCORRENDO EM SUA VIDA. NESSE CASO, SÃO OS ELEMENTOS INTERPRETADOS NA VIVÊNCIA DE UMA CRIANÇA QUE IRÁ INTERFERIR NO SEU DESENVOLVIMENTO FUTURO. ESSA TEORIA DA PEDOLOGIA VISA ENCONTRAR UMA RELAÇÃO ENTRE A CRIANÇA, O MEIO E A VIVÊNCIA, OU SEJA, DE QUE FORMA ELA TOMA CONSCIÊNCIA E REAGE AOS ACONTECIMENTOS DE FORMA AFETIVA É QUE IRÁ INFLUENCIAR NO SEU DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO. O AUTOR ENFATIZA QUE TODAS AS PARTICULARIDADES DA PERSONALIDADE E DO MEIO ESTÃO REPRESENTADAS NA VIVÊNCIA E NESTE SENTIDO LIDAMOS COM A UNIÃO DAS PARTICULARIDADES DA PERSONALIDADE COM DETERMINADO ACONTECIMENTO. É DESTA FORMA QUE O IMPORTANTE NÃO É SABER DE TODAS AS PARTICULARIDADES DA CRIANÇA, MAS AQUELA PARTICULARIDADE QUE DESEMPENHA UM PAPEL PREDOMINANTE E QUE IRÁ DEFINIR A ATITUDE DA CRIANÇA FRENTE A DETERMINADO ACONTECIMENTO. O MEIO SEMPRE SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO CONCRETA DE UM ACONTECIMENTO, DE UMA CERTA VIVÊNCIA DE UMA CRIANÇA E QUE VAI SE CONFIGURANDO NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. É POR ISSO QUE SE CONSIDERA A VIVÊNCIA COM UNIDADES DE ELEMENTOS DO MEIO E DA PERSONALIDADE NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DAS PESSOAS. É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE A CRIANÇA NÃO GENERALIZA A REALIDADE, NÃO VISUALIZA COM MAIOR AMPLITUDE DA MESMA FORMA QUE O ADULTO QUE PODE PASSAR A PLENITUDE DOS ACONTECIMENTOS E DE SEUS SIGNIFICADOS PARA UMA CRIANÇA. NESTE SENTIDO COMPREENDEMOS QUE O ADOLESCENTE E OS JOVENS, AINDA ESTARÃO EM FASE INTERMEDIÁRIA, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO PARTE DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS ESTÁ RELACIONADO COM O SEU PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NO ESPAÇO EDUCACIONAL, CABENDO AO PROFESSOR NÃO APENAS ENTENDER COM SE DESENCADEIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MAS PROPORCIONAR AOS ALUNOS EXPERIÊNCIAS QUE PERMITAM A ELES SE APROPRIAREM DE UM MEIO SOCIAL ENRIQUECIDO PELO DESVELAMENTO QUE O PROCESSO DE CONHECIMENTO, POR MEIO DA SOCIOLOGIA, LHES PROPORCIONA. POR FIM, PODEMOS OBSERVAR QUE OS LIMITES E O ALCANCE DESSAS TEORIAS SE TORNARAM DESAFIADORAS, POIS TODA PROPOSTA PEDAGÓGICA TEM UMA INTENCIONALIDADE NA ESCOLA COM OS ALUNOS E QUE NOS LEVA A PENSAR O ALCANCE A NOS PROPORCIONAR, QUANDO ESCOLHEMOS E ENSINAMOS POR MEIO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. ACREDITAMOS QUE NA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL SÃO DESENVOLVIDAS CAPACIDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES E QUE É NECESSÁRIO UM TIPO DE CONHECIMENTO QUE LEVE À FORMAÇÃO DO HOMEM, PENSANDO NOSSA FORMAÇÃO EDUCACIONAL, A MINHA FORMAÇÃO É A NOSSA ATUAÇÃO E DESTA FORMA SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE ORGANIZAR ESTE ESPAÇO PARA PROPORCIONAR UM DESENVOLVIMENTO HUMANO PLENO.

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